Descubra sete momentos do filme que significam mais do que parecem a princípio

por Alexandre Baptista

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 1

 

O Ultimato do Bacon conferiu Shazam! nos cinemas e reparou em muitas cenas que podem ter passado despercebidas pelos espectadores – easter eggs, referências e citações – e elencamos na lista de hoje sete desses momentos. Será que você pegou todos?

Mas atenção, se você ainda não viu o filme, a lista de hoje tem spoilers do novo longa estrelado por Zachary Levi.

 

1 – A lagarta que está no “esconderijo” do Mago Shazam

Uma lagarta aprisionada sob uma redoma de vidro na antecâmara da Pedra da Eternidade (o esconderijo do Mago Shazam), aparece em diversas cenas e, nas cenas pós-créditos, se revela ao Dr. Thaddeus Silvana. Trata-se de ninguém menos que Sr. Cérebro (Mister Mind), clássico vilão que estreou em Captain Marvel Adventures # 26 (1943), criado por C.C. Beck e Otto Binder.  Vindo do planeta Vênus naquela origem e falando através de um rádio que carrega em seu pescoço, o diminuto vilão é o fundador da Sociedade de Monstros e possuía, além de um intelecto acima do normal, habilidades telepáticas. Ao que parece, sua parceria com Silvana vai dar bastante trabalho a Billy Batson nas possíveis continuações do longa.

 

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 2

Cena muito similar à do filme, direto das páginas de Shazam! Com Uma Palavra Mágica…

 

2 – A importância do tigre de pelúcia e as abotoaduras de tigre de Shazam

Quando Billy ainda é criança e está no parque com sua mãe, ele insiste que quer que ela ganha o tigre de pelúcia como prêmio da barraquinha de dardos. Mais tarde, no mesmo parque de diversões, durante o ataque de Silvana e os sete pecados capitais, Shazam se depara com um pai e sua filhinha, aterrorizados. Ele então entrega um tigre de pelúcia à garota, garantindo que tudo vai ficar bem. Porém, um detalhe que poucos notaram é que as abotoaduras da roupa dele, que prendem sua capa ao traje, possuem o rosto de um tigre no entalhe. Além do seu significado no roteiro do filme, o detalhe é uma referência a Seu Malhado (Mister Tawky Tawny), o tigre falante, que foi um membro da família Shazam. Criado por Otto Binder e C.C. Beck, fez sua estréia em Captain Marvel Adventures #79 (1947) e era um tigrão falante ao estilo do Tony, da Kellogg’s. Vindo da Índia, queria fazer parte da sociedade dos homens nos EUA e acaba sendo adotado pela então família Marvel. Posteriormente, na versão dos anos 90, Seu Malhado era o tigre de pelúcia de Mary Batson, tendo o colar mágico de escaravelho escondido dentro de si pela mãe de Mary e Billy, Marilyn “Lyn” Batson. Posteriormente, ganha poderes de Lorde Satanus e passa a ser um tigre (com um aspecto mais animalesco mesmo) falante. Já na versão dos Novos 52, Malhado é um tigre do zoológico com quem Billy se afeiçoa após a morte de seus pais. Quando ganha os poderes de Shazam, o garoto tenta passa-los ao animal durante o combate contra o Adão Negro, mas conjura a magia de maneira incorreta. O tigre fica gigantesco e drena o poder do restante da família Shazam, perdendo o encanto momentos depois. Ainda assim, Adão Negro menciona que o tigre é o avatar de Shazam-Billy, o que dá um sabor ainda mais especial para as menções do filme.

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 3

E aí, tinha reparado nos tigres das abotoaduras do uniforme de Shazam?

 

3 – A infinita lista de referências visuais ao universo DC e ao DCEU

Sim, os fãs do Snyderverso estão em luto e se questionam se a Warner seria de fato a maior vilã do universo DC nos cinemas. Fato é que existe muito mais por trás das decisões de um estúdio do que o que chega ao público.

De toda forma, Shazam! acaba tendo um sabor agridoce especialmente quando percebemos o quanto esse filme “isolado” está conectado com um universo compartilhado que “não existe mais”. Desde o cabeçalho do jornal na parede do quarto de Freddy Freeman, o Daily Planet (O Planeta Diário, jornal de Metrópolis onde trabalham Lois Lane e Clark Kent, o Superman) até as notícias contidas nele – Superman is Back (Superman Está de Volta), fazendo referência ao retorno do Super em Batman v Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice, 2016); a matéria da revista TIME que fala da invasão alienígena (kryptoniana) e mostra uma foto do aparato de terraformação do General Zod em O Homem de Aço (Man of Steel, 2013); a réplica da batarangue do Batman de Ben Affleck; a camiseta do Aquaman que Freddy Freeman usa por quase todo o filme; bonés e camisetas do Batman, Superman e Mulher-Maravilha por toda a Escola Fawcett. Isso sem mencionar a cena da loja de brinquedos, com uma fileira inteiramente dedicada aos super-heróis da DC. Detalhe especial para o garotinho que brinca com dois action figures de Batman e Superman, simulando um confronto entre ambos e que, ao ver Shazam por sua janela, joga ambos no chão e fica vidrado no novo herói: uma metáfora perfeita!

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 4

Quantas referências você consegue pegar nessa única cena, além da revista TIME e o jornal Daily Planet?

 

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 5

Freddy parece ter todas as camisetas legais do filme.

 

4 – O primeiro campeão escolhido pelo Mago Shazam

Quando Billy encontra o Mago Shazam, ele revela ao garoto que a escolha já havia sido feita uma vez, há muito tempo, quando os sete pecados assolavam o mundo e dizimavam civilizações inteiras. A história, contada através de faíscas luminosas de fogo, encantadas, são pouco definidas para se afirmar com certeza mas, ao que tudo indica, o Mago faz referência às civilizações antigas, especialmente a egípcia e o do fictício Kahndaq.

Nos quadrinhos, o primeiro campeão de Shazam vinha deste país (que também era o lugar de origem da Pedra da Eternidade e do próprio mago) e era ninguém menos que Adão Negro, a “versão do mal” de Shazam. Dwayne “The Rock” Johnson já declarou inúmeras vezes ter interesse em interpretar o personagem – inclusive em um filme solo do mesmo – e, curiosamente, está como produtor executivo no filme de Shazam! Seria esse um indício interessante para a continuação?

Geoff Johns, em 2017, publicando uma foto de Dwayne "The Rock" sobre o encontro de ambos, quando um filme solo do personagem era certeza.

Será que agora vai? #BlackAdam

 

5 – O nome da escola de Billy e seus irmãos adotivos

Muita gente não vai lembrar nem o nome: Fawcett Central. O nome da escola é uma homenagem à Fawcett Comics, editora que em 1940 publicou a primeira história figurando o Capitão Marvel (hoje conhecido como Shazam). Foi processada pela National Comics (hoje DC Comics) em 1941 – numa alegação de plágio entre o Capitão e o Superman – e, apesar de ter vencido o processo, acabou amargando uma grande queda nas vendas de seus quadrinhos, sendo encerrada em 1953 e tendo seus personagens vendidos à Charlton Comics. Nos anos 90, Fawcett City era a cidade em que Billy Batson morava e, com o uso da Filadélfia como cenário para a aventura nos cinemas, o nome na escola manteve a homenagem readequada nas HQs nos Novos 52.

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 6

Fawcett Central, escola de Billy e Freddy no longa Shazam!

 

6 – A escadaria do Museu de Arte da Filadélfia

Essa é mais difícil de deixar passar. Além de aparecer muitas vezes no filme, Billy e Freddy falam abertamente sobre a referência mais emblemática do lugar: a franquia Rocky Balboa, filmes sobre a vida do pugilista interpretado por Sylvester Stallone. Os 72 degraus de pedra da entrada do museu ganharam inclusive os apelido de Rocky Steps (Degraus de Rocky ou Degraus Rochosos, um trocadilho) e tornaram a escadaria um ponto turístico mais famoso que o próprio Museu na cidade. No topo da subida fica a esplanada de entrada do museu com uma vista panorâmica da cidade da Filadélfia, também mencionada pelos personagens de Shazam! como sendo fantástica.

 

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 7

Rocky Balboa no topo da escadaria do Museu de Arte da Filadélfia

 

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 8

Shazam e Freddy, sentados na escadaria, falam sobre Rocky, Um Lutador (Rocky, 1976) e a vista do lugar.

 

7 – A cena do piano de pé na loja de brinquedos

A cena na loja de brinquedos já foi mencionada aqui pela infinidade de itens que fazem referência ao universo DC presentes em suas prateleiras. No entanto, no finalzinho desta cena, Silvana arremessa Shazam pelo chão, fazendo com que o herói realize um portamento num piano de pé presente na loja. Em seguida, Silvana caminha sobre o piano, realizando um glissamento em escala crescente. A cena, engraçada por si só, é referência direta a uma das assumidas referências utilizadas pelo diretor David Sandberg na construção de seu filme: Quero Ser Grande (Big, 1988), filme estrelado por Tom Hanks e dirigido por Penny Marshall. Na trama, o garoto Josh Baskin (David Moscow), após ser humilhado em um parque de diversões por não ser “grande o suficiente” para um dos brinquedos, faz o desejo de ser grande, magicamente acordando em um corpo adulto (Tom Hanks) no dia seguinte.

A “cena do piano”, em que Tom Hanks e o Sr. MacMillan (Robert Loggia) realizam um dueto com os pés, é uma das cenas clássicas do cinema nos anos 80, representando um lembrete aos adultos da alegria e da inocência típicas das crianças. Nota: Tom Hanks recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator graças a este filme.

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 9

Personagens de Quero Ser Grande tocam O Bife (Chopsticks): clássico.

 

Bonus – As portas de saída na Pedra da Eternidade e os "jacarés" em uma delas

Em uma das cenas do longa, Shazam e seus irmãos adotivos tentam fugir da Pedra da Eternidade, chegando a uma sala repleta de portas mágicas que levam para outros lugares. As portas mágicas, ausentes nos quadrinhos, são por si só uma ótima ideia, usadas em diversos filmes como Monstros S.A. (Monster, Inc., 2001), Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice, 1988), A Torre Negra (The Dark Tower, 2017), O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) e muitos outros.

No entanto, em uma delas nossos protagonistas encontram um grupo de criaturas que se assemelham a jacarés, vestidos e sentados em uma mesa, jogando cartas. Quando percebem que a porta foi aberta, atacam nessa direção. Os jacarés são uma clara referência aos Homens-Crocodilo do planeta Plunkus, membros da Sociedade de Monstros do já mencionado Senhor Cérebro… eu já falei que a continuação de Shazam! promete?

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 10

Shazam encontra os Homens-Crocodilo em Shazam! e a Sociedade de Monstros, de Jeff Smith (2007).

 

Shazam! estreia oficialmente nesta quinta, 04 de abril e nossa crítica pode ser conferida no Ultimato de ontem. Confira também as matérias sobre a origem do personagem no Pós-Zero Hora e nos Novos 52!

 

Sugestão de Leitura:

 

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 11

A HQ que inspirou o filme!

 

 

7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS) 12

 

 

 

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: