Ultimato do Bacon

X-Men Operação Tolerância Zero – O Ultimato

Em 6 de Out de 2022 3 minutos de leitura
X-Men Operação Tolerância Zero - O Ultimato (2)

O ódio e o medo que os humanos sentem dos mutantes alcançam seu ápice nesta saga da década de 90 que mostra os heróis mais odiados da Marvel sendo caçados como criminosos! X-Men Operação Tolerância Zero coloca os mutantes em rota de colisão com o perigoso Bastion, que comanda uma força militar impiedosa com sentinelas que são incrivelmente mortais!

X-Men Operação Tolerância Zero se passa após a saga Massacre, que deu origem a polêmica Heróis Renascem, e não temos Vingadores, Quarteto Fantástico nem ninguém realmente poderoso e relevante que possa ajudar os pupilos de Xavier.

A história de caça aos mutantes contou com grandes nomes da Marvel Comics na década de 90 como  Scott Lobdell, Carlos Pacheco, Joe Madureira, Joe Kelly e muitos outros.

A história pode ser encontrada nas antigas mensais dos X-Men da editora abril ou no encadernado chamado “As Maiores Sagas dos X-Men: Operação Tolerância Zero” lançado em 2022 pela Panini Comics.

Dica para o leitor: Se você é fã dos mutantes, confira nossa lista de Melhores HQs dos X-Men.

X-Men Operação Tolerância Zero - O Ultimato (3)

Ciclope, Jean, Tempestade, Wolverine e Míssil enfrentam os novos Sentinelas na HQ X-Men Operação Tolerância Zero

A Trama da HQ X-Men Operação Tolerância Zero

O ódio dos humanos pelos mutantes finalmente chega ao seu ápice nessa saga da década de 90 que mostrou os X-Men sendo caçados como vilões e criminosos em pleno território americano.

A HQ mostra o governo dos EUA aprovando a chamada Operação Tolerância Zero: um grande time militar comandado pelo misterioso Bastion. Esse time tem, além de soldados, os novos Sentinelas – que são mais perigosos e imprevisíveis do que as versões anteriores.

Podemos dizer que a história se desenvolve em 3 grandes frentes. Ciclope, Jean,  Tempestade, Wolverine e Míssil são caçados enquanto voltavam de uma missão e precisam lutar para escapar de Bastion.

Cable tenta agir nas sombras para impedir que o perigoso comandante da operação anti-mutante coloque as mãos nos arquivos de Xavier e descubra outros segredos dos X-Men. Enquanto isso, temos o Homem de Gelo perdido em Nova York tentando salvar uma mutante das garras dos Sentinelas ao mesmo tempo que tenta chegar aos X-Men para ajudá-los.

X-Men Operação Tolerância Zero - O Ultimato (4)

Ciclope, Wolverine e Míssil enfrentam a fúria de um Sentinela na HQ X-Men Operação Tolerância Zero

A história está recheada de reviravoltas e uma das grandes revelações da HQ diz respeito à natureza de Bastion e de seus sentinelas. Cable e o Professor Xavier sentem que ele não é inteiramente humano e as revelações pegam o leitor de surpresa.

A trama ainda coloca em risco a vida de Ciclope – que é gravemente ferido em um dos atos finais da Operação Tolerância Zero.

No meio de toda essa ação e “correria”, temos ainda um pequeno arco político envolvendo o senador Kelly. O personagem, que frequentemente externou suas preocupações em relação aos mutantes, inicia a trama como um apoiador de Bastion mas logo começa a atuar nos corredores de Washington tentando desativar a operação – que se mostra brutal e impiedosa.

X-Men Operação Tolerância Zero - O Ultimato (5)

Bastion observa os X-Men na HQ X-Men Operação Tolerância Zero

A HQ possui diversas características do período na qual foi escrita e o exagero tão presente nas histórias da década de 90 também dá as caras nessa saga. Confesso que isso não me incomoda e serve – hoje – como um charme adicional.

O que acaba incomodando um pouco é o flerte frequente e nada sútil de Wolverine com Jean, esposa de Ciclope. O personagem fica até um pouco ridículo em alguns momentos por conta disso. Infelizmente isso era comum na década de 80 e 90…

Bastion se mostra um baita vilão! Sua motivação se mistura com lógica e psicopatia e ele parece um daqueles antagonistas imparáveis que vez ou outra cruzam o caminho dos mutantes.

Os atos finais da Operação Tolerância Zero mostram ainda que o personagem tem uma espécie de limite que não está disposto a cruzar e deixa claro que, na visão dele, tudo é feito em prol da proteção da raça humana. Ao contrário de vilões que usam isso como desculpa para atos hediondos, Bastion realmente acredita no que está fazendo.

X-Men Operação Tolerância Zero - O Ultimato (1)

Os modernos Sentinelas de Bastion aprisionam Ciclope em X-Men Operação Tolerância Zero

No mais, podemos dizer que a HQ X-Men Operação Tolerância Zero é “puro suco das histórias mutantes mais marcantes”.

A HQ possui um ritmo frenético, coloca o debate sobre o preconceito no centro da história, dá espaço para que cada personagem envolvido tenha seu momento de brilhar e ainda cria tensão no leitor com as revelações acerca da origem de Bastion e do destino de Ciclope. 

Se você é fã dos X-Men e de suas histórias clássicas, essa deve ser uma leitura bem divertida que vai te agradar em cheio!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre X-Men Operação Tolerância Zero clicando na capa abaixo! .

X-Men Operação Tolerância Zero Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade