Sem explicação até agora, a data que parece aleatória pode significar muito mais para o futuro do MCU

por Alexandre Baptista

 

Se você ainda não assistiu Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, 2019), esteja avisado. Enormes e massivos spoilers do filme se encontram nesse texto.

Como muitos sabem, o longa dos irmãos Russo, que vem quebrando recordes de bilheteria (confira outras matérias sobre isso aqui e aqui), funciona não só como o encerramento da primeira grande saga do MCU como também o ciclo de retorno de Tony Stark com seu sacrifício e morte.

“Eu sou o Homem de Ferro”.

 

No entanto, quando Homem de Ferro e o Homem-Formiga falham em recuperar o Tesseract na Nova Iorque de 2012, Tony convence o Capitão Rogers de que há um ponto no tempo em que a S.H.I.E.L.D. teria, no mesmo lugar, tanto o Tesseract quanto mais partículas Pym para propiciar os saltos temporais. Então, Stark declara: “Eu não sei como eu sei. Mas eu sei. Você confia em mim?”.

Em seguida ele passa ao Capitão as coordenadas (que são uma data, viagem no tempo, duh!), 04-07-19-70. Lembrando que datas nos Estados Unidos começam com o mês, estamos falando então de 07 de abril de 1970.

O que ninguém até agora conseguiu descobrir de fato é, que raios significa essa data para o Homem de Ferro? Duas teorias existem. A minha e a de Ben, usuário do Disqus que comentou neste post do Den of Geek suas ideias.

Em primeiro lugar, a minha, que é mais fofinha e não tem tanto impacto real no MCU.

 

Tony Stark sabia de tudo por uma lembrança afetiva

Pelo filme, sabemos que quando Tony volta para esta data ele acaba encontrando seu próprio pai na sede da S.H.I.E.L.D., com o aspecto de alguém que está “fechando para o final de semana” após expedientes exaustivos no trabalho.

Na conversa entre os dois, ficamos sabendo que Howard está não somente voltando pra casa, mas também levando flores e material para fazer o jantar. Ele se sente um tanto culpado de passar tanto tempo no trabalho e quer compensar a esposa, Maria Stark que está grávida (e aqui ele sinaliza “um tanto assim”, num gesto que os pais de primeira viagem reconhecem bem: pra falar a verdade, não sei exatamente quanto tempo de gravidez).

Tony, que se apresenta como Howard Potts, se mostra compreensivo com a situação do pai, uma vez que já pisou na bola de maneira similar – a Pepper que o diga, não?

E é aqui que entra a especulação: tendo me tornado pai beeeem recentemente e passado por situações parecidas, infiro da minha experiência que, esse tipo de momento, em que um futuro pai se percebe distante, focando demais no trabalho e dando atenção de menos à esposa e ao bebê, não é simplesmente um pedido de desculpas casual o que acontece e sim um momento marcante na vida da família. Mudanças de postura são feitas, conversas sinceras e profundas acontecem.

Notem que na cena, o clima de Howard é de quem está se distanciando do projeto. Seu tom é de quem “está saindo de férias” ou se demitindo de algum cargo ou posição. É claro que, como podemos ver em Homem-Formiga (Ant-man, 2015), sabemos que Howard ainda irá trabalhar na S.H.I.E.L.D., mas talvez ali ele tenha diminuído seu compromisso com eles mudando de função ou algo do tipo.

Outro fato conhecido dos leitores de quadrinhos é que a data de nascimento de Tony Stark é 29 de maio de 1970. Em 07 de abril, Maria Stark está grávida de cerca de 34 semanas, fase em que o bebê Tony em sua barriga já é altamente responsivo aos estímulos externos, positivos e negativos. O bebê já reconhece e reage – em geral chutando a barriga – às vozes dos pais. Ele chora e ri. E ele sente essas emoções básicas através das sensações da mãe.

Apesar de ser basicamente um impulso primitivo, a minha teoria é que a conversa de Howard e Maria tenha sido extremamente emotiva e emocional, expondo a importância dos projetos em que Howard estava envolvido e o quanto Tony era mais importante que eles. E que, através desse instinto primitivo do bebê Tony, essa sensação de lembrança voltou a ele num momento em que o universo precisa disso.

Situações de perigo ou necessidade extrema, despertando memórias ancestrais e familiares. Sem dúvida um Deus ex-Machina, mas um que está em sintonia com o réquiem de Tony Stark.

 

2020 está chegando! Quem é o Homem de Ferro?

Já a teoria de Ben é um pouco mais complexa e envolve o conhecimento da Origem Secreta revelada nos quadrinhos.

Comentario do usuario Ben na plataforma Disqus

Como já dissemos, Tony nasceu em 29 de maio de 1970. Mas, na Origem Secreta, o herói na verdade foi adotado por Maria e Howard, sem nunca saber de fato sobre isso. O verdadeiro filho biológico do casal, mantido em segredo do mundo, seria Arno Stark, que poderia ter nascido em… sim, você adivinhou! 07 de abril de 1970.

 

Com o evento Iron Man 2020 anunciado nos quadrinhos pela Marvel, não seria de se espantar que o MCU seguisse a linha para manter o personagem na ativa…

Uma versão dessa teoria, aqui do UB, seria de que Arno e Tony são ambos filhos de Howard e Maria. Mas não irmãos. Eles seriam versões do Multiverso da mesma pessoa. Arno, é o filho do Howard na linha do tempo visitada por Tony. E Tony, o filho de Howard da versão do universo que conhecemos. Como Tony sabe? Ecos da realidade. Em algum lugar no subconsciente de Tony, ele sabe sobre o Multiverso.

 

E aí, o que te parecem as teorias?

Deixe nos comentários sua opinião!

E fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias sobre cinema e HQ’s!

 

Confira nossa matéria sobre a confusa linha do tempo aqui e as reviews sem spoilers de Vingadores: Ultimato clicando aqui e nosso guia cronológico do Universo Cinemático Marvel clicando aqui!

 

Vingadores: Ultimato

Sinopse: “Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco."

 

 

Trailer:

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon