Por João Maia

A viagem no tempo é um tema central para o plot de Ultimato. Enquanto diversos filmes e programas na cultura popular costumam errar, a Marvel acerta ao deixar claro ao enfatizar que é impossível mudar o futuro quando se muda o passado. No filme, James Rhodes sugere voltar ao passado e matar Thanos ainda bebê, antes que ele consiga as seis joias do infinito e as use para estalar os dedos e eliminar metade da população do universo.

Mas como o explicado por Bruce Banner, “O tempo não funciona desta maneira… Se você volta ao passado, aquele passado se torna o seu futuro, e seu presente se torna o passado, que agora não pode ser alterado pelo seu novo futuro”. Há muito o que se aprender nessas sentenças, que se tornam mais confusas ao não mencionar “linhas do tempo” ou (como em Ultimato) “realidade alternativas”.

Scott Lang e Rhodes listam 10 series de ficção cientifica que se utilizam de viagem no tempo, incluindo o Exterminador do Futuro e Quantum Leap. Essas histórias contem paradoxos, e contradições temporais, incluindo o bem conhecido “paradoxo do avô”. Depois que Bruce aponta as falhas de logica de se mudar o passado, Scott ainda acrescenta “Então, De Volta Para o Futuro é tudo mentira?” Sim, é sim.

 

A confusa Linha do Tempo de Vingadores Ultimato (Com Spoilers) 1

Se ficou confuso para nós, imagine para o Dr Estranho que viu 14 milhões de versões do filme

 

Na trilogia De Volta Para o Futuro, Marty McFly e Doc Brown visitam diversas linhas do tempo alternativas. Essas linhas do tempo não desaparecem magicamente assim que Marty e Doc “mudam” os eventos, porque elas já existem no passado deles e, portanto, sempre existirão. Linhas do tempo alternativas são criadas a cada vez que eles mudam o passado, fazendo com que o tempo se divida em dois. É um pensamento depressivo porque significa que toda vez que Marty e o Doc voltam para o seu final feliz no presente deles, eles deixam para trás uma linha do tempo alternativa sombria.

Como a viagem no tempo funciona?

Diversos físicos propuseram diversas teorias que permitiriam a viagem no tempo, mas o fato é que ninguém nunca observou nada se movendo para trás ou pulando para frente no tempo, então não há provas de que isso seja possível.

Ultimato tem diversas referências a ciência da viagem no tempo. Scott acredita que seja possível uma vez que você consiga encolher o bastante para navegar em um universo microscópico ou “reino quântico” onde o tempo funciona de maneira diferente por exemplo, enquanto Tony Stark menciona a Escala Planck, a Proposição de Deutsch, Eigenvalues e o Paradoxo EPR. Ainda que esses conceitos sejam fascinantes, tais jargões científicos não são relevantes para entender o plot e basicamente servem como baboseira para fazer a história parecer realista.

O único conceito que você realmente precisa para entender como a viagem no tempo pode funcionar são as múltiplas dimensões – como chegar do ponto A ao ponto B, de origem ao destino. Como descrito por Einstein em sua teoria da relatividade, tempo e espaço são parte de um único contínuo. Em um modelo matemático, o espaço tem três eixos (X, Y e Z) que dá aos objetos três dimensões (comprimento, largura, profundidade) e assim, da mesma forma como você pode transformar um globo 3D em um mapa 2D, quatro dimensões de espaço-tempo (três para o espaço, uma para o tempo) podem ser representadas em duas dimensões. Imagine um rolo de filme onde cada um dos frames é uma foto da terra em um ponto do tempo: para viajar do ponto A no presente (um frame no meio do rolo do filme) para o ponto B no passado (outro frame próximo do começo), você une os dois pontos e o período de tempo criado é um loop de filme.

 

A confusa Linha do Tempo de Vingadores Ultimato (Com Spoilers) 2

De Volta para o Futuro é uma fraude?!?!?!

 

Pinçar o espaço-tempo cria um caminho entre os pontos A e B. Em Ultimato, Tony Stark faz simulações de computados para criar um modelo para o caminho através dos tuneis quânticos que ligam A e B. Sua solução envolve viajar através da superfície de uma faixa de Möbius, uma forma 3D com apenas um único lado. A faixa em si é irrelevante, apenas um tipo de MacGuffin do plot que serve para resolver o problema de como conseguir a viagem no tempo. Os Vingadores então constroem uma máquina do tempo para abrir portais para tuneis quânticos para realizar o assalto no tempo.

A maior parte de Ultimato se passa em 2023. Thanos não apenas usou as joias para apagar metade da população do universo, mas também as utilizou para destruir a si mesmas. Uma vez que as joias são a única coisa poderosas o bastante para reverter as ações do titã e o único jeito de encontra-las e no passado, os Vingadores usam sua maquina do tempo para roubar as joias em três períodos de tempo e espaço: Nova York em 2012 (espaço, mente e tempo), Asgard em 2013 (realidade), e Morag/Vormir em 2014 (poder e alma).

O objetivo é trazer de volta todos que foram apagados por Thanos – emprestando as joias do passado temporariamente, para que o futuro não seja alterado. Como Bruce Banner explica depois, uma vez que as joias tenham sido utilizadas, elas podem ser devolvidas a seus respectivos lugares no momento em que foram pegas – então cronologicamente, naquela realidade, elas nunca teriam saído.

 

A confusa Linha do Tempo de Vingadores Ultimato (Com Spoilers) 3

Essa confusão temporal mexe com as emoções!

 

Mas o assalto no tempo não acontece como o planejado e acaba criando uma nova realidade. Ultimato então alterna entre cenas com uma dúzia de heróis em vários períodos, em diferentes planetas e uma nova linha do tempo. É aqui que muitas pessoas ficam confusas e o plot se torna mais difícil.

Quantas linhas do tempo?

Existem duas linhas do tempo alternativas em Ultimato. Durante o filme, os heróis restantes se esforçam ao máximo para não “mudar” o próprio passado, o que causaria o fluxo do tempo a se dividir em duas realidades alternativas. Eles têm sucesso em 2012 (via 1970) e 2013, mas falham em 2014, o que causa a criação de duas linhas do tempo.

Nos sabemos mais ou menos quando a linha do tempo alternativa é criada: 2014. Também sabemos quem causa a divisão: Nebula dos Guardiões da Galáxia. A chegada dela afeta a linha do tempo porque duas versões – uma boa de 2023 e uma má de 2014, que chamaremos de alt-Nebula – começam a emaranhar suas mentes, como se a mente da Nebula fosse uma rede Wi-Fi dividida em dois computadores.

 

A confusa Linha do Tempo de Vingadores Ultimato (Com Spoilers) 4

Thanos de fato é inevitável como diz?

 

Existem dois pontos em potencial onde a linha do tempo alternativa pode ter sido criada. O mais cedo é assim que a Nebula aparece em 2014 (em uma cena, Thanos e seus tenentes descobrem que ele vence, mas é morto em 2018, mas ele não se importa se vive ou morre, apenas se importa com seu plano de eliminar metade da população do universo). O ponto mais tardio é quando a alt-Nebula viaja para 2023 e usa a máquina do tempo dos Vingadores para trazer o Thanos alternativo (alt-Thanos) de 2014 para 2023.

Após a batalha climática, alt-Thanos e seu exército são apagados da existência pelo Homem de Ferro, impedindo-os de retornar ao passado, onde o alt-Thanos reuniria as joias para que os eventos transcorressem exatamente como na linha do tempo principal, com Thanos esquecendo ou escondendo sua derrota “anterior” em 2023. Como consequência, os Vingadores acabam salvando dois universos: a realidade principal e uma realidade alternativa.

 

A confusa Linha do Tempo de Vingadores Ultimato (Com Spoilers) 5

Loki foi favorecido pela "trapalhada" missão de recuperar o cubo cósmico

 

No começo de Ultimato, quando a Capitã Marvel e os Vingadores sobreviventes encontram Thanos em sua aposentadoria em um planeta remoto, o vilão afirma ser tarde demais. “O trabalho está feito. Sempre estará. Eu sou inevitável.” Ele está certo e nenhuma quantidade de viagem no tempo pode mudar isso. Thanos conseguiu e sempre conseguirá ter sucesso em eliminar metade da população do universo – mas o que ele não conseguiu foi fazer isso de maneira permanente, graças aos Vingadores.

E aí? Ainda confuso? Diga nos comentário e não deixe de conferir a nossa matéria com 17 respostas de Joe Russo (diretor do filme) sobre Vingadores: Ultimato e fique ligado no Ultimato do Bacon! 

 

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: