Ultimato do Bacon

Os Vingadores A Saga de Korvac

Em 25 de Abr de 2020 3 minutos de leitura
Korvac Mostra todo o seu poder em vingadores a saga de korvac

O maior grupo de super-heróis da Marvel Comics já enfrentou muitos desafios. Korvac é provavelmente o desafio mais complexo que os Vingadores já enfrentaram. O que faz de alguém um verdadeiro vilão? Pode o fim justificar os meios? Essas e outras questões relevantes são abordadas em Vingadores A Saga de Korvac ou A Saga de Michael.

Lançada em 1977, Vingadores A Saga de Korvac contou com a participação dos lendários Jim Shooter e George Pérez como grande arquitetos, mas tem ainda Sal Bucema, Bill Mantlo e outros nomes envolvidos em suas páginas. Originalmente a história foi publicada em “Thor Annual” #6 e “The Avengers” #167 – #168 e #170 – #177. Aqui no Brasil a saga foi publicada na íntegra pela Salvat em “A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel – Clássicos” #39 (2018) e pela Abril em “Heróis da TV” #86 – #89 (1986) e “Grandes Heróis Marvel” #14 (1986) – dê preferência a versão da Salvat, uma vez que a da Abril possui quase 20 páginas da saga original que não foram publicadas.


O maior super grupo da Marvel enfrenta um grande desafio em Vingadores A Saga de Korvac

A Trama de Vingadores A Saga de Korvac

A história de Vingadores A Saga de Korvac idealizada por Jim Shooter e George Pérez para os Maiores Heróis da Terra se desenvolve em grande parte no plano de fundo das edições com pequenos eventos e diálogos que chamam a atenção para existência de Michael (ou Korvac). A história se inicia com Thor sendo derrotado por um misterioso inimigo que o deixa à deriva no espaço onde ele congela. Ao ser encontrado pelos Guardiões da Galáxia (Charlie-27, Martinex, Nikki, Yondu e Major Vance Astro), em uma cena que serviu de inspiração para o MCU, Thor ganha ajuda para investir contra o misterioso inimigo. Após a derrota do inimigo, Thor retorna a Terra e os Vingadores são acionados para combater uma nave gigantesca que se aproximava do planeta. Eram os Guardiões da Galáxia. Todas as peças estavam no tabuleiro mas ainda não era hora do verdadeiro jogo começar.

Durante algumas edições que compõe o arco de Vingadores A Saga de Korvac vemos alguns acontecimentos que apenas indicam que alguém estava se movimentando com algum plano para ferir a Terra. O problema é que os Vingadores estavam extremamente atarefados com outras questões: a disputa entre o Homem de Ferro e o Capitão América pela liderança, a perda das credenciais do governo, Ultron, Tirak e misteriosos desaparecimentos que só se intensificam – sendo o caso de Thor (que aparecia e desaparecia sem memória) o mais grave. Para termos uma ideia da maré de azar, até de ônibus os Heróis Mais Poderosos da Terra tiveram que andar.

Korvac mostra todo seu poder contra os Vingadores na história conhecida como Vingadores A Saga de Korvac

A saga se encaminhava para ser apenas mais uma história sobre um maníaco que pretende dominar o universo. Mas o envolvimento da Serpente da Lua e a revelação das motivações de Korvac tornam o vilão bem mais complexo do que ele era a um primeiro olhar e a sua queda é, no mínimo, redentora.

O que Vingadores A Saga de Korvac vai nos escondendo em pequenos diálogos é sua incrível complexidade em tratar de temas mais delicados. A perda de credenciais dos Vingadores fazem com que diversos aliados, como a S.H.I.E.L.D. e o próprio governo, parem de colaborar. O preconceito de Mercúrio com Visão e Jocasta mostra a nossa limitação em aceitar o diferente. As discussões de Homem de Ferro e Capitão América mostram o quanto é difícil liderar e ser líder. Todas essas pequenas imperfeições, que fazem os Vingadores tão humanos, vão tornando a história cada vez mais interessante.

Korvac e sua amada Carina com seus planos e intenções desconhecidas são figuras extremamente incomuns em HQ´s pois terminam a história nos deixando em dúvida: será que os Vingadores fizeram a coisa certa? E são os atos da Serpente da Lua e seus pensamentos na etapa final de Vingadores A Saga de Korvac que nos fazem pensar e deixam um gosto agridoce ao final da leitura. Posso dizer sem medo que se esses momentos finais fossem alterados, a história não teria nada de tão memorável – talvez os Vingadores no ônibus, mas só.

Com uma complexidade incomum para a sua época, Vingadores A Saga de Korvac merece ser lida pelos fãs de quadrinhos mais atentos, que vão perceber uma história que consegue ser recheada de ação, mas que não abre mão de mostrar as falhas dos seres humanos e encerra de uma forma extremamente melancólica – uma grande história dos Vingadores!

Quer conhecer outras grandes histórias dos Vingadores? Confira nossa matéria sobre as sagas Ultron Ilimitado , a Guerra Kree-Skrull e Operação Tempestade Galática!

Avaliação: Ótimo


Créditos:

Texto: Lucas Souza

Imagens: Reprodução

Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 10 de maio de 2019. Atualizado em 25 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade