Ultimato do Bacon

Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi – O Ultimato

Em 24 de Ago de 2023 4 minutos de leitura
Tony Carson Chacal Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi (1)

O caçador de recompensas mais mau-caráter do velho oeste está de volta em uma publicação que reconta sua origem e ainda traz antigas aventuras! Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi revive histórias publicadas há mais de 40 anos. Vale dizer que o personagem, apesar de ter sido inspirado em uma publicação italiana da Bonelli, é 100% nacional!

As tramas aqui apresentadas se diferem bastante das histórias de faroeste por conta de seu protagonista: ele não é heróico e honrado como Tex e nem é um anti-herói como Jonah Hex. O personagem é simplesmente ruim e é capaz de cometer as piores atrocidades – tirando o lendário gângster e matador de aluguel Torpedo, não me recordo de ter visto um protagonista como esse.

Em Tony Carson Chacal: Caçada Humana a editora Skrypt trouxe de volta duas tramas desenhadas por Jordi. A publicação de 2022 conta com capa dura e 136 páginas em preto e branco que reúne material de 1981. A primeira (e mais longa) é perfeita para novos leitores pois conta o passado desse caçador de recompensas.

Curiosidade para o leitor: O caçador de recompensas brasileiro foi inspirado em Judas de Ennio Missaglia, um personagem da Bonelli que teve vida curta. O sucesso da série italiana foi grande no Brasil e a Vecchi decidiu “continuar” a publicação apresentando um novo e impiedoso caçador de recompensas para substituir Alan Scott – o protagonista original com o qual Tony Carson não tem nenhuma relação. A gênese dessa criação é muito bem explorada no editorial dessa HQ da Skrypt.

Tony Carson Chacal Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi (4)

O protagonista sofre uma tentativa de roubo na HQ Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi

As tramas de Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi

Duas histórias de Antônio Ribeiro e Jordi são reapresentadas nessa HQ da Skrypt. As duas dão uma ótima noção de como Tony Carson é um personagem diferenciado: vemos ele roubando em jogo, cometendo violência contra inocentes, caçando malfeitores das formas mais cruéis e desonradas e por aí vai.

O nível de violência gráfica é alto em alguns pontos e é impossível não torcer para que o personagem se dê mal. É justamente essa relação de ódio/repulsa que temos pelo carismático protagonista que acaba tornando a leitura diferenciada.

Em “Caçada Humana”, a trama mais longa da edição, vemos o protagonista se envolvendo na perseguição de alguns bandidos procurados que cruzam seu caminho e tentam roubá-lo após ele mostrar sua “boa condição financeira” em um saloon. Esse começo de “injustiça e violência” contra Carson pode te fazer ter alguma simpatia por ele, mas isso muda rapidamente depois que vemos a forma cruel com a qual ele lida com seus perseguidos.

Tony Carson Chacal Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi (3)

Perseguições na natureza esperam pelo leitor na HQ Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi

Um dos tais malfeitores acaba ficando vivo e Tony Carson conta para ele sua “história de origem”. Se você ainda não tinha repulsa pelo personagem (pouco provável!), espere até ouvir sobre suas primeiras “caçadas humanas”!

Tony sai de sua cidade visando ficar rico como caçador de recompensas ao lado de dois outros “colegas” (não vou estragar a surpresa contando quem são!) que também querem entrar nessa profissão. Exímio caçador, o personagem se mostra muito apto para o novo trabalho e logo sua crueldade com os procurados começa a incomodar seus parceiros.

Não vou falar mais nada sobre essa primeira trama. Vale dizer que ela realmente estabelece ele como um cara ruim e sem muita justificativa: nada de trauma de infância ou coisas do gênero. Desde o começo ele é mal. O desfecho da narrativa é bom e recheado de ação e situações “fora do normal”.

A segunda e última história, intitulada “O Matador Implacável”, é uma espécie de “trama de rotina” de Tony Carson. Vemos ele caçando um grupo que acredita ser composto de pessoas procuradas pela lei. Olhando sua icônica bolsa de cartazes de procurados ele logo descobre que estava enganado. O personagem então resolve se unir ao grupo para um amistoso jogo de cartas e.. aí a coisa desanda de vez!

O protagonista olha um grupo que está acampando em Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi

O tal jogo de cartas é o começo de uma narrativa bem doida que mostra o protagonista lidando com um assalto a um pequeno rancho (o “heroísmo” dele vai te surpreender – contém ironia), sendo submetido a tortura e se embrenhando em uma caçada que foge do tradicional. Uma história com ritmo intenso, muita ação e belas cenas.

Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi é uma boa pedida para os fãs de faroeste que querem conhecer um protagonista diferente: é como se um caricato vilão de Tex assumisse o título do herói e passasse a sair vitorioso.

As tramas não tem grandes surpresas de maneira geral e nem fogem muito da fórmula de uma boa aventura de faroeste. Elas surpreendem e divertem justamente pelo inusitado e malvado Tony Carson. A arte de Jordi dispensa comentários e vemos belíssimas cenas no decorrer das páginas.

Um ótimo resgate de um personagem marcante das HQs nacionais!

Saiba mais sobre outras aventuras do caçador de recompensas no nosso review de Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro e conheça outro grande personagem brasileiro de faroeste em Colt 45 de Júlio Shimamoto.

Avaliação: Bom!

Compre Tony Carson Chacal: Caçada Humana de Antônio Ribeiro e Jordi Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade