Ultimato do Bacon

Judas de Ennio Missaglia (Chacal) – O Ultimato

Em 24 de Mai de 2021 3 minutos de leitura

Prepare-se para embarcar em um faroeste menos brilhante e limpo do que você está acostumado na série Judas de Ennio Missaglia para a Bonelli Editore. A série nos apresenta um pistoleiro menos perfeito e infalível: aqui vemos um ex-condenado que trabalha para a famosa “Pinkerton ‘s Nacional Detective Agency” e precisa resolver todo tipo de caso que surge: desde assassinato até busca por heranças e tramas envolvendo samurais (sim, você leu certo!).

Antes de falarmos do protagonista Alan Scott, que atende de maneira pouco amistosa ao apelido Judas, vale falarmos um pouco sobre o histórico dessa publicação no Brasil. Criado em 1979 por Ennio Missaglia, a série Judas teve 16 edições. A série surgiu em terras brazucas pela primeira vez em 1980 pela Editora Vecchi com o nome de Chacal.

O tremendo sucesso da série fez com que a editora quisesse continuar as histórias da revista com um outro protagonista: Tony Carson, criado por Antônio Ribeiro – que,não tem nenhuma relação com o protagonista original da Bonelli Alan Scott. A série italiana original foi republicada pela editora Record em 1989 em um formato fiel ao italiano: 16 edições com o nome Judas – uma versão incrível e relativamente fácil de ser encontrada.

os desafios são variados em Judas de Ennio MissagliaAlan Scott enfrenta todo tipo de situação na série Judas de Ennio Missaglia

.
.

As tramas da série Judas de Ennio Missaglia

Dois fatos vão fazer com que os leitores amantes de faroeste fiquem vidrados na série de Ennio Missaglia: o passado misterioso e fora da lei do protagonista (que rendeu o apelido que ele tanto detesta) e a diversidade das tramas que apresentam soluções e situações diferentes do que estamos acostumados a ver em séries de faroeste. Alan Scott não é um herói infalível como Tex e nem é um caçador de recompensas como Jonah Hex. O personagem erra, é pego de surpresa e, muitas vezes, conta com a sorte para poder cumprir algumas de suas missões – é o tipo de história que nos deixa temendo pelo sucesso da missão e pelos coadjuvantes que aparecem no caminho de Judas. 

Alan Scott tem a fama de ser o mais cruel e eficiente agente da “Pinkerton ‘s Nacional Detective Agency” (tida como o berço do FBI). O agente, que prefere trabalhar sozinho, ainda é conhecido pelo apelido de Judas e é estabelecido, desde a primeira edição, que ele tem um passado como fora-da-lei – e foi justamente algo feito nesse passado que rendeu o apelido. A história do passado do personagem só é revelada na 6ª edição da série (“O Atentado”) e deixa claro que o apelido é bem pensado. 

Uma missão envolvendo índios deixa Alan Scott em apuros na série Judas de Ennio Missaglia

Cada história da série é independente e não possui nenhuma ordem obrigatória. Se você quer escolher 3 histórias da série para conhecer o personagem eu recomendaria “Daishô” (11ª edição e traz uma trama envolvendo samurais), “A Cruz Ardente” (4ª edição que mostra um embate com a Klan) e “O Fantasma do Vale” (8ª edição que mostra um misterioso inimigo que parece estar morto!). Se você gostar dessas histórias, que tem temáticas muito diferentes das tradicionais, vale conferir a 6ª edição que conta o passado de Judas. 

As outras histórias da série são boas e vão agradar os fãs de faroeste, mas julgo que elas tem menos elementos “inovadores”. São histórias envolvendo vinganças, perseguições e mistérios que prendem o leitor mas passam longe de ser algo que “nunca vimos antes”.

Alan Scott confronta a maioria de seus antagonistas sozinho nas tramas da HQ Judas de Ennio Missaglia

Ennio Missaglia consegue criar um faroeste que mistura elementos tradicionais com tramas inovadoras que possuem ritmo alucinante e prende o leitor – seja pela personalidade “carrancuda” e solitária do protagonista, seja pelo ineditismo de ideias que ele apresenta em algumas passagens e situações. Judas é o tipo de protagonista que trabalha sozinho, é rápido no gatilho, inteligente.. mas erra, e feio em alguns casos! Ele falha, é aprisionado, apanha e – apesar de ser um “lobo solitário” – conta muito com ajuda e com a sorte para resolver alguns casos. Como todo bom casca grossa do velho oeste, ele é implacável e esconde seus temores e traumas por baixo da cara de mau! 

Um excelente protagonista com ótimas histórias que vão agradar em cheio os fãs do gênero. E se você quer ler outras histórias incríveis de faroeste, confira nossa matéria sobre Ken Parker, Bella e Bronco, Tenente Blueberry e nossa lista de 15 Melhores HQ´s de Cangaço.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade