Ultimato do Bacon

Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert – O Ultimato

Em 6 de Jul de 2023 3 minutos de leitura
Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert (4)

Em 2001 chegava às bancas italianas uma HQ com um dos maiores quadrinistas americanos desenhando o maior personagem de faroeste de todos os tempos! O roteiro do veterano Claudio Nizzi foi calibrado para o convidado de peso que ficou responsável pela arte. Nas palavras do próprio Bonelli, o protagonista trazido nessa história era mais “decidido, duro e violento para se adaptar à interpretação gráfica de Joe Kubert”. Assim nasceu Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert.

A obra de Claudio Nizzi e Joe Kubert, uma das histórias de Tex mais vendidas e mais publicadas no mundo, realmente é diferente. Saem de cena os pards de Tex e entram a solidão e obstinação do protagonista. O enredo é mais cruel do que o normal e envolve mortes violentas de amigos queridos e até de animais de estimação.

Normalmente dizemos que Tex é uma leitura “segura” onde o bem vence o mal com veemência e tudo termina bem (e isso passa longe de ser uma crítica). O roteiro de Nizzi (criador de Nick Rider) é uma das exceções que comprovam a regra e nessa narrativa por mais que o bem vença as coisas não tem como terminar de forma satisfatória.

Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert chegou ao Brasil pela primeira vez em 2022 e já foi publicado 3 vezes no país. “Tex Especial 50 Anos” de 2021 e “Tex Gold” #2 são as versões mais fáceis de serem encontradas. A obra conta com mais de 230 páginas e é uma grande história de vingança e perseguição protagonizada por Tex! Muita ação, reviravoltas e bons diálogos esperam pelo leitor!

Quer conhecer outras obras marcantes do quadrinista americano? Confira nossa lista de Melhores HQs de Joe Kubert

Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert (1)

As ótimas brigas de saloon estão presentes na HQ Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert

A trama da HQ Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert

O ranger mais perigoso dos quadrinhos embarca em uma perigosa e complexa jornada de vingança que começa com o cruel assassinato de uma família amiga de Tex. O personagem está indo ao encontro dos Colters e chega poucas horas depois deles serem assassinados por inescrupulosos bandidos.

O requinte de crueldade e o motivo do crime já nos mostram que essa será uma história diferente. A cena de abertura da HQ é brutal e mostra em detalhes o triste fim dos colonos que são mortos por conta do desejo dos bandidos que colocam os olhos na filha do casal – até o pequeno cachorrinho da família é covardemente morto.

A cena horrenda, que ocorre na beira de um rio, faz o sangue de Tex ferver e ele parte em busca de vingança. A tarefa do personagem é inglória e por isso mesmo dizemos que mesmo que ele atinja seu objetivo, o final da história não pode ser feliz. Não temos risadas nem camaradas esperando pelo herói. Apenas ele, sozinho, em busca de reparação para uma família morta.

Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert (3)

O protagonista segue um rastro de violência deixado pelos malfeitores em Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert

A missão de Tex fica mais complexa depois que os 4 responsáveis pelo crime se dividem e cada um segue o seu caminho. O herói acaba sendo obrigado a buscar um por um em cenários bem diversos: uma cidade dominada por um inescrupuloso poderoso, uma tribo indígena, uma pequena cidadezinha abandonada.

Os principais cenários de faroeste se apresentam e as habilidades do herói são testadas. Aliás, o Tex escrito por Claudio Nizzi é menos “perfeito e infalível” do que o normal.

Tradicionalmente, o protagonista está sempre um passo à frente de seus inimigos, mas nessa obra vemos a sorte e a vida do herói serem ameaçadas mais vezes do que o normal – o que cria uma tensão adicional na HQ!

Tiroteios, brigas de saloon, damas em perigo, duelos. Tudo que um leitor de faroeste gosta está aqui! É impossível não falar da arte marcante de Joe Kubert. O autor apresenta alguns enquadramentos surpreendentes no decorrer da história e o nível de expressividade de seus personagens, uma marca do quadrinista, dá um toque diferente na leitura.

Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert (2)

Tex lida com a morte brutal dos Colters na HQ Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert

Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert é uma daquelas leituras prazerosas que fã nenhum de faroeste (ou de Tex) vai achar defeito.

Por mais que ela seja mais sombria e pesada do que outras histórias do personagem, é inegável que Nizzi e Kubert entregam um trabalho primoroso que consegue diversificar cenários e situações para mostrar bem todas as habilidades do protagonista! O roteiro é muito fluido e as 230 páginas passam voando, certamente a linda arte de Kubert torna tudo ainda mais especial.

Uma excelente leitura de faroeste!

Conheça outras grandes obras da editora italiana em Além de Tex: Séries e HQs da Bonelli que Você Precisa Conhecer!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade