Tex Frontera é o segundo número da série Tex Graphic Novel da editora Mythos que traz aventuras do Ranger da Bonelli. Apesar de ser o número 2 da coleção, o próprio Davide Bonelli considera a edição o verdadeiro começo do projeto que visa trazer histórias independentes do Ranger com um estilo mais europeu de Graphic Novel: formato maior e em cores. Na prática isso deu também uma dinâmica mais acelerada as histórias do Ranger, que normalmente são mais “arrastadas”.

Tex Frontera foi lançado na Itália em 2015, sendo publicado logo em seguida no Brasil, em 2016. O fumetto tem roteiros de Mauro Boselli, um dos grandes escritores de Tex, e desenho de Mario Alberti. A coleção tem vários números já publicados e eles podem ser lidos de maneira independente e não pressupõem nenhum conhecimento prévio – se você tiver, talvez “pesque” detalhes adicionais, mas isso em nada atrapalha o entendimento da história.

.

Tex Graphic Novel #2: Tex Frontera - O Ultimato 1

As animadas brigas de bar ficam mais bonitas no traço de Mario Alberti na HQ Tex Frontera da coleção Tex Graphic Novel

.

A trama de Tex Graphic Novel: Tex Frontera

.

A história criada por Mauro Boselli para Tex Frontera impressiona pelo seu dinamismo e pelo desenrolar de eventos rápidos e interessantes. Boselli consegue aproveitar muito bem as 50 páginas da Graphic Novel onde temos Tex se unindo a sedutora Blanche Denoel para desmascarar um caso de corrupção dentro dos Texas Rangers.

A HQ começa de maneira interessante e inusitada e nos mostra uma prisão no México onde Tex se encontra aprisionado. A proposta de fuga que Blanche Denoel apresenta ao personagem é o fio condutor da história e é quem dita os caminhos que os dois, acompanhados de um companheiro de prisão de Tex, tomam. A simples fuga se transforma em uma história de conspiração ainda maior quando descobrimos que a prisão de Tex e os motivos de Blanche estão interligados por um homem traiçoeiro e corrupto que quer os dois fora de ação.

.

Tex Graphic Novel #2: Tex Frontera - O Ultimato 2

O ranger mais famoso da Bonelli tenta fugir de uma prisão mexicana em Tex Graphic Novel: Tex Frontera

.

Tex Frontera de Mauro Boselli e Mario Alberti consegue mostrar que a coleção Tex Graphic Novel tem o potencial de modernizar as histórias do Ranger ao aplicar um ritmo de ação muito mais intenso com um estilo gráfico mais “simpático” para os leitores que nunca leram nada dos personagens da Bonelli. Honestamente, é a melhor coleção para iniciar um novo leitor, batendo até a fantástica coleção da Salvat – que tem um ótimo tratamento gráfico mas acaba tendo histórias mais longas que talvez não caiam no gosto de quem não conhece o Ranger.

Isso porque as histórias clássicas do personagem geralmente tem um ritmo mais lento que é mais característico das antigas histórias de faroeste dos anos 50 e 60, muito diferente da narrativa ágil e mais fluida dos quadrinhos mais contemporâneos, especialmente das duas últimas décadas.

Nesse caso, o acerto não é somente de Tex Frontera mas de toda a ideia da coleção Tex Graphic Novel, que certamente se configura como uma excelente porta de entrada para novos leitores ao mundo do Ranger mais famoso do velho oeste.

 

Tex Graphic Novel #2: Tex Frontera - O Ultimato 3

Tex Graphic Novel: Tex Frontera é mais uma excelente história de Tex que agrada em cheio os fãs dos personagens e os fãs do gênero faroeste.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Curtiu nossa review?

Confira o Ultimato para a última palavra na avaliação de HQs, filmes, séries, livros e muito mais!

Se quiser conferir outras obras de faroeste, confira também nossas matérias sobre Jonah Hex, Trilogia Gatilho e The Few and The Cursed!

.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Edição: Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução

Matéria originalmente publicada em 23 de julho de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


.