Ultimato do Bacon

Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa – O Ultimato

Em 4 de Set de 2023 3 minutos de leitura
Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa (3)

A história de uma jovem que é apaixonada por futebol ganha os holofotes no excelente mangá Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa. A obra explora as diferenças entre o futebol masculino e feminino de uma forma leve e traz uma protagonista cativante que só quer se divertir e mostrar sua habilidade em campo.

A série é leve e a leitura flui em um ritmo assustadoramente bom. A ação dentro do campo domina as páginas e os amantes do esporte vão se divertir com jogadas típicas como “elástico”, “lambreta” e ótimas cobranças de falta!

Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa foi lançado entre 2009 e 2010 e é uma saga completa em 2 volumes. A editora New Pop trouxe a obra para o Brasil na íntegra entre 2022 e 2023. Vale dizer que existe uma continuação (completa em 14 volumes) chamada “Sayonara, Watashi no Cramer” lançada em 2016. Mesmo com a continuação, vale reforçar que a obra original se fecha de maneira perfeita!

Dica para o leitor: A obra de Naoshi Arakawa conquista por mostrar uma história extremamente realista que se utiliza de jogadas típicas do futebol – dá para acreditar que a história de Nozomi Onda é real em todos os seus aspectos (diferente, por exemplo de Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura que é propositalmente mais fantasioso) e é isso que vai deixar os fãs do esporte apaixonados.

Aproveite e confira nossa lista Os melhores mangás de Futebol!

As grandes jogadas dentro de campo atraem o leitor em Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa

A Trama do mangá Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa

A jovem Nozomi Onda é apaixonada por futebol e sempre jogou junto aos meninos desde que era pequena. Com o passar do tempo Onda foi vendo suas oportunidades de jogar desaparecerem, pois os garotos ficaram maiores e mais fortes. Por mais que a personagem continue sendo incrível nos treinos, isso fez com que o treinador não dê oportunidades em jogos oficiais do colégio para a jovem.

A frustração de Onda é grande pois o colégio onde ela estuda não tem uma aula/clube de futebol feminino – a própria protagonista tentou movimentar as colegas mas o interesse simplesmente parece não existir. A frustração da jovem vai crescendo à medida que o Torneio de Novatos se aproxima e ela é impedida de jogar pelo treinador (que teme que a jovem se machuque gravemente).

Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa (1)

Nozomi Onda quer jogar futebol e mostrar suas habilidade em Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa

A jornada da jovem Nozomi Onda é repleta de aprendizados, frustrações e evoluções. A jovem é constantemente lembrada por colegas e por um adversário que seu corpo é menor e ela mesmo descobre suas limitações ao jogar uma partida de futebol contra homens.

Essa limitação não para Onda que aprimora suas habilidades para equilibrar o jogo. O curto mangá de Naoshi Arakawa aborda um tema polêmico de forma simples, didática, funcional e sem radicalismo. O foco é o desejo da protagonista e suas ações para se tornar a melhor jogadora possível!

Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa só tem um defeito: é um mangá muito curto! Adoraria ver o desenvolvimento da protagonista e suas descobertas acontecendo em mais jogos e de forma mais lenta.

Ao contrário do lendário Hanamichi Sakuragi (o protagonista de Slam Dunk de Takehiko Inoue), Onda não tem uma aptidão natural ao esporte: tudo é desenvolvido na base do treinamento e da raça e são justamente as desvantagens físicas que fazem a jovem ir além! O companheirismo típico dos esportes também está presente em coadjuvantes marcantes e que realmente adicionam na jornada.

Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa é um mangá emocionante que é capaz de entreter o leitor ao mesmo tempo que ensina lições valiosas sobre força de vontade, resiliência e sonho! Mesmo sendo muito curta, a obra de Naoshi Arakawa é capaz de entregar uma protagonista marcante fugindo dos finais óbvios e previsíveis. Se você é fã de mangás de esporte em geral, mergulhe sem medo pois não tem contra indicação!

Se você é fã de mangás desse gênero, confira nossa matéria Relembre Animes e Mangás Baseados em Esportes

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa Clicando na Capa Abaixo:

Sayonara, Futebol de Naoshi Arakawa Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade