Ultimato do Bacon

Conheça Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura

Em 13 de Fev de 2023 3 minutos de leitura
Conheça Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura (4)

Prepare-se para ver o futebol de uma forma completamente diferente nessa obra. Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura é um mangá que trata o desenvolvimento individual dos jogadores como o principal foco para vencer em um jogo. Os atacantes e o ato de marcar gols ganham os holofotes dessa trama que mostra um plano de desenvolvimento japonês para ganhar a tão sonhada Copa do Mundo!

 Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura começou a ser publicado em 2018 e ainda está em andamento no Japão (com mais de 22 volumes). A obra, um mangá shonen, começou a ser publicado no Brasil em 2022 pela Panini Comics. 

Dica para o leitor: Se você é apaixonado por futebol e entende muito do jogo, será necessário esquecer um pouco o funcionamento do esporte. O mangá é um ótimo entretenimento e diversão, mas se formos analisá-lo pelo conhecimento do esporte que ele passa.. A nota provavelmente vai ser próxima de zero! Embarque com isso em mente e você irá se divertir muito!

 Conheça Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura (3)

O foco dos jogadores apresentados no mangá  Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura é marcar gols!

A trama do mangá  Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura

A história proposta pelos mangakás Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura começa com a derrota do Japão na Copa do Mundo de 2018. Abalada com mais um revés de sua seleção na competição, a funcionária novata da União Japonesa de Futebol chamada Anri Teiere tem um plano e uma visão.

Para ela o problema é que falta um atacante capaz de conduzir o time japonês para a vitória. Ela sugere que o estranho treinador Jinpachi Ego ganhe permissão para conduzir um experimento que será capaz de fazer esse lendário jogador surgir – e assim nasce o projeto Blue Lock!

A trama acompanha a vida de 299 jovens que foram selecionados para o programa, que é uma espécie de competição (muito estranha!) futebolística! Eles devem jogar entre si, marcar gols, vencer desafios que os forçam a evoluir e por aí vai.

O espírito colaborativo que normalmente impera em esportes coletivos é substituído por um senso de individualidade e egoísmo. E a ideia é essa mesmo, já que o treinador Jinpachi Ego (que comanda o experimento) acredita que grandes atacantes são egoístas por natureza!

Conheça Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura (1)

Chutes incríveis e táticas diferentes aparecem durante os jogos e desafios do mangá Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura

Nesse contexto estranho, somos apresentados ao protagonista do mangá – o jovem Isagi Yoichi. Ele é um dos 299 competidores e conforme a trama avança vemos ele se desenvolver e descobrir que está disposto a tudo para não ser eliminado da Blue Lock.

Os eliminados não poderão, segundo o treinador Jinpachi Ego, jogar pela seleção Japonesa. Perder é simplesmente o fim do sonho – o que só torna os desafios e jogos mais emocionantes.

Para criar situações interessantes capazes de prender o leitor, os mangakás Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura quebram/reinventam as principais regras do futebol e de outros esportes coletivos. O clima é de desconfiança até mesmo dentro das equipes com pontuações individuais e coletivas que fazem com que os jogadores avancem ou sejam eliminados.

A pergunta que surge é: É melhor tocar a bola para um companheiro bem posicionado marcar para o time ou tentar uma jogada individual com gol que irá ajudar a mim e também ao time?

LockConheça Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura (2)

Poses exageradas e chutes poderosos estão no repertório dos jogadores de Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura

Toda essa loucura proposta pelo mangá é justamente o que torna ele interessante. O protagonista apresentado é muito bem construído e sinto, em algumas oportunidades, que ele representa o pensamento do leitor ao duvidar dos métodos de treinamento propostos.

Os desafios e jogos são verdadeiras batalhas cheias de reviravoltas e afins. A proposta desse mangá não é ser realista e nem ensinar sobre o futebol – como o caso de Slam Dunk. A ideia aqui é usar o esporte como plano de fundo para criar situações magnéticas e contraditórias – não importando a realidade do esporte (e em alguns casos as leis da física também).

Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura é um mangá divertido que consegue criar batalhas que giram em torno do ato de fazer gol. Um dos seus diferenciais é a bela arte do mangaká Yusuke Nomura e o ritmo alucinante da história criada por Kaneshiro. Não tem um minuto de descanso para o leitor ou para os jovens jogadores do projeto. Uma leitura cativante que prende a atenção e nos deixa ansiosos para o próximo número!

Se você gosta de mangás e animes esportivos, confira nossa matéria sobre Animes e Mangás Baseados em Esportes.

Compre Blue Lock clicando na capa abaixo! .

Conheça Blue Lock de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade