Ultimato do Bacon

Os melhores mangás de futebol

Em 21 de Nov de 2022 4 minutos de leitura
Os melhores mangás de futebol (3)

Não são só os brasileiros que são fãs de futebol. No Japão, uma nova série de anime ou mangá sobre o esporte ganha os holofotes com bastante regularidade.

Com mais uma Copa do Mundo rolando, esse é o momento propício para os fãs de animes e mangás maratonar algumas séries de futebol e aquecer para o torneio mais importante do esporte.

Com isso, na matéria de hoje, viemos recomendar o que consideramos serem os melhores mangás de futebol para conhecedores do esporte, como também para quem não está tão por dentro das regras –  essas obras podem funcionar para ambos os públicos. 

Vale lembrar que as obras escolhidas para a lista são baseadas no gosto da equipe do Ultimato do Bacon e ainda levam em consideração fatores como o sucesso que a obra fez no Brasil e no mundo.

Índice

Whistle!

Os melhores mangás de futebol (2)

Publicado de 1998 até 2003, e compilado em 24 volumes, Whistle!, de Daisuke Higuchi,  conta a história de um garoto chamado Sho Kazamatsuri. Ele decide mudar de escola na esperança de fazer parte do time de futebol, já que na sua antiga não teve a oportunidade de jogar em decorrência de sua baixa estatura.

Logo, quando ele chega na nova escola, o menino começa a desenvolver suas habilidades, e com o apoio de seus companheiros e amigos, o seu sonho se torna próximo. A  série ganhou um spin-off recente, com outros protagonistas, que já foi concluído em 5 volumes. 

O mangá segue inédito no Brasil

Shoot!

Os melhores mangás de futebol (1)

Escrita e ilustrada por Tsukasa Ōshima, e concluída em 33 volumes, a história gira em torno de Toshihiko Tanaka, um menino que entrou na Kakegawa High School com seus amigos Kenji e Kazuhiro, para jogar futebol com um grande ídolo que eles idolatravam.

O trio logo se vê em meio a um desafio para o All-Japan High School Championship, enquanto tem que superar vários obstáculos ao longo do caminho. A obra ganhou spin off, live-action, e um anime recente com uma história original. 

O mangá segue inédito aqui no Brasil.

Days

Os melhores mangás de futebol (1)

O mangá de Tsuyoshi Yasuda, concluído em 42 volumes, conta a história de dois garotos – Tsukamoto e Kazama. Tsukushi é muito ruim com a bola, e Jin é um verdadeiro gênio no futebol. Juntos, eles planejam serem os melhores do Japão pelo time do colégio Seiseki.

A trama nos mostra a equipe de futebol da escola lutando para alcançar seus objetivos e ganhar torneios. 

O mangá segue inédito aqui no Brasil.

Captain Tsubasa (Super Campeões)

Os melhores mangás de futebol (8)

Escrita e ilustrada por Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa é caracterizado por movimentos fantasiosos, porém, mais do que isso, ela trata da relação de amizade, de oponentes que podem se tornar grandes aliados no futuro, e da busca de um sonho, coisas muito presentes no esporte.

O foco da história está nas aventuras de Oliver Tsubasa e tudo o que ele passou até se tornar o capitão da seleção japonesa de futebol. Com várias continuações e spin-offs, a série principal tem um total de 37 volumes. 

O mangá segue inédito aqui no Brasil.

Fantasista

Os melhores mangás de futebol (9)

Escrita e ilustrada por Michiteru Kusaba, e compilada em 25 volumes, a obra conta a história de Teppei Sakamoto –  um garoto do interior do país. Ele é um grande fã de futebol e quer evoluir suas habilidades.

Logo, sua irmã, que é uma treinadora, decide ensinar-lhe tudo o que é necessário para ele se tornar um jogador e, após o término do treinamento, ela sugere que o menino se junte ao time de futebol do ensino médio, seguindo em direção ao seu sonho. A obra ganhou um anime OVA, além de uma continuação no mangá. 

O mangá segue inédito aqui no Brasil.

Ao Ashi

Os melhores mangás de futebol (4)

Ao Ashi, escrito e desenhado pelo mangaká Yuugo Kobayashi, está em publicação desde 2015.Na trama, Ashito Aoi, o personagem principal do mangá, é um estudante do ensino médio que conhece Tatsuya Fukuda, um técnico da “J Youth League” (Taça nacional de juniores do Japão).

Apesar de ser um jovem difícil, Ashito tem muito talento, logo Fukuda convida-o para participar da seletiva de sua equipe em Tóquio. Ashito então parte para tentar se tornar um jogador de futebol.

O mangá será publicado aqui no Brasil pela Editora JBC.

Giant Killing

Os melhores mangás de futebol (7)

Criado por Masaya Tsunamoto, e desde 2007 em publicação, Giant Killing conta a história de um técnico de futebol, que é ex-jogador , lutando para levar times amadores à vitória contra times campeões.

Tatsumi Takeshi jogava profissionalmente no East Tokyo United, e era celebrado pelos torcedores. Certo dia, decide sair do Japão para treinar um time amador Europeu, e desde então é considerado “traidor” por alguns japoneses.

Mesmo assim, com o East Tokyo United chegando quase ao fundo do poço, o técnico é chamado para que ele treine e resgate o time onde um dia foi jogador. 

O mangá segue inédito aqui no Brasil.

Inazuma Eleven (Super Onze)

Os melhores mangás de futebol (4)

Inazuma Eleven, conhecido aqui no Brasil como Super Onze, é uma série criada originalmente nos games. O mangá da obra ganhou o Prêmio de Mangá Kōdansha de 2010 na categoria “melhor mangá infantil”.

Escrito e ilustrado por Tenya Yabuno, temos a história de Mamoru Endo, que ama futebol e é neto de Daisuke Endo, um dos melhores goleiros do Japão. O objetivo do garoto é fazer com que a Escola Raimon tenha novamente o melhor time de futebol.

O mangá foi publicado aqui no Brasil pela Editora JBC.

Sayonara Football

Os melhores mangás de futebol (5)

O mangá de Naoshi Arakawa, completo em 2 volumes, gira em torno da garota Nozomi Onda, que desde pequena, sempre gostou de futebol e treinou com empenho.

Mas conforme o tempo passou, os meninos ganharam músculos, resistência e altura, deixando a jovem para trás com seu físico menor. Com isso, mesmo com todo seu esforço, Onda não consegue mais encarar os meninos.  Porém, determinada a jogar de novo, ela treina com afinco e, ao lado da Echizen, bola planos para “convencer” seu técnico. 

O mangá será publicado aqui no Brasil pela Editora New Pop.

Gostou da nossa lista? Sentiu falta de algum mangá? Conte para a gente nos comentários e não deixe de conferir também com Os Melhores Mangás de Samurai e Os Melhores Mangás Já Publicados no Brasil.


Créditos:
Texto: Breno Raphael 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade