Ultimato do Bacon

Slam Dunk, Hajime No Ippo e mais: Relembre Animes e Mangás Baseados em Esportes

Em 24 de Set de 2021 3 minutos de leitura
relembre animes e mangás baseados em esportes 8

Quem acompanhou de perto as Olimpíadas de Tóquio percebeu que o esporte é coisa séria no Japão. Não à toa o país ficou entre os primeiros colocados no quadro geral de medalhas – o que é uma constante em diversas Olimpíadas.

No mundo do entretenimento, é muito comum encontrar histórias que têm esportes como plano de fundo para o desenvolvimento da narrativa. Se você gosta de animes e mangás, pode encontrar sua modalidade preferida em alguma obra japonesa. Separamos 8 boas histórias abaixo!

Índice

Relembre Animes e Mangás Baseados em Esportes

Hajime no Ippo

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

Uma referência em mangás e animes esportivos, sem dúvida, é Hajime no Ippo, de George Morikawa. Trata-se da história do garoto Ippo Makunouchi, que resolve seguir sua trajetória no boxe após uma briga na escola, sendo treinado por um lendário boxeador.

O mangá é publicado na Shoonen Jump desde 1989 até hoje, contando com mais de 1000 capítulos em três décadas e 129 volumes. O anime teve menos longevidade, já que teve apenas 76 episódios. Hajime no Ippo também conta com um OVA e um filme.

Major

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

O esporte coletivo mais popular no Japão é, sem dúvidas, o beisebol, sendo a modalidade preferida de quase metade da população. Naturalmente, ele conta com algumas adaptações para a ficção, e uma delas é Major, de autoria de Takuya Mitsuda. A obra acompanha a trajetória do jovem jogador Gorō Honda, desde o jardim de infância até chegar às ligas profissionais.

No mangá, a história teve mais de 15 anos de duração, sendo publicada entre 1994 e 2010 em 78 volumes. O anime estreou em 2004 e durou até 2010, com 154 episódios e 3 OVAS. Em 2008, um filme foi lançado, sendo o único até hoje.

Captain Tsubasa

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

Outro esporte bastante popular no Japão – e no resto do mundo – é o futebol. Sua adaptação mais famosa para anime foi Captain Tsubasa, amplamente conhecido no Brasil como “Super Campeões”, na época da TV Manchete. A obra de Yoichi Takahashi relata a vida do jogador Oliver Tsubasa, incluindo sua passagem pela seleção japonesa.

O mangá original teve 37 volumes e foi publicado entre 1981 e 1988, enquanto o anime teve veiculação entre 1983 e 1986, com 128 episódios, voltando alguns anos mais tarde, no início da década de 2000, com nova produção. Além disso, são diversos filmes e OVAs que fazem de Captain Tsubasa um sucesso até hoje.

Slam Dunk

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

Quando o assunto é basquete, não dá pra falar de anime e mangá sem lembrar do clássico Slam Dunk, de Takehiko Inoue. A obra conta a história do lendário time de Shohoku pela ótica do protagonista Hanamichi Sakuragi, na disputa pelo título nacional.

O primeiro mangá foi lançado em 1990 e sua publicação durou até 1996, com 31 volumes no total. Houve também um epílogo lançado por Inoue em 2004. Na TV, foram 101 episódios entre 1993 e 1996, além de 4 filmes.

Baby Steps

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

O tênis também tem espaço na cultura japonesa, e um bom exemplo disso é Baby Steps. O mangá escrito e desenhado por Hikaru Katsuki traz a história do estudante Eiichirō Maruo, que decide se juntar a uma academia de tênis para se exercitar, mas acaba iniciando uma grande trajetória com a raquete.

Baby Steps teve 10 anos de publicação, entre 2007 e 2017, com 47 volumes no total. Também foi adaptado para a TV, com o anime sendo exibido no Japão entre 2014 e 2015, somando 50 episódios neste período.

Poker King

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

As cartas também fazem parte do mundo esportivo, sendo o poker a modalidade mais comum dos chamados esportes da mente. Não são apenas jogos e filmes que retratam o jogo no entretenimento. No universo dos mangás, um bom exemplo é Poker King. Da dupla Miyazaki Masaru e Ishigaki Yuuki, que conta a história de Nikaidou Hiroshi, um jogador que decide seguir a vida com a modalidade em Las Vegas.

Lançado na década de 1980, Poker King teve apenas oito capítulos e não chegou a ser adaptado para animes. Apesar da curta geração, marcou época como uma das boas obras de poker.

Haikyuu!

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

Para quem gosta de vôlei, uma boa dica é Haikyuu!, escrito por Haruichi Furudate. O protagonista é Shoyo Hinata, que se junta à escola Karasuno para entrar na equipe de vôlei. Por lá, ele encontra um velho rival, e os dois precisam superar a inimizade na busca pelo título nacional. Sua publicação ocorreu por quase uma década, entre 2012 e 2020, com 45 volumes no total. O anime estreou em 2016 e segue em exibição até hoje.

Free! – Iwatobi Swim Club

relembre animes e mangás baseados em esportes 8

Por fim, uma dica para quem curte natação é o anime Free! – Iwatobi Swim Club, baseado na light novel High Speed!, de Koji Oji. A história gira em torno de quatro garotos do ensino médio, Haruka, Makoto, Nagisa e Rin, todos feras das piscinas, que se reencontram após formarem uma equipe competitiva no passado. O anime teve 3 temporadas, totalizando 37 episódios mais um OVA, sendo exibido entre 2013 e 2018

E aí, curtiu nossa lista? Comente em nossas redes sociais e não deixe de conferir nossas outras matérias sobre animes e mangás


Créditos:
Texto: Redação
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade