Ultimato do Bacon

Robin Especial 80 Anos – Ultimato

Em 20 de Set de 2021 3 minutos de leitura
Robin Especial 80 Anos - O Ultimato (1)

A história dos parceiros mirins do Batman ganha os holofotes na HQ Robin Especial 80 Anos. Apesar das narrativas focadas em Dick Grayson ganharem mais espaço e destaque, é importante salientar que todos os Robins tem pelo menos um conto nesse especial – Até Stephanie Brown!

Dentro do incrível time de roteiristas temos nomes que trabalharam com a Bat-Família como: Marv Wolfman, Chuck Dixon, Peter Tomasi, Tom King,Judd Winick e outros!

Robin Especial 80 Anos é uma coletânea de histórias curtas, como Action Comics 1000, Detective Comics 1000 e Lanterna Verde Especial 80 Anos. A HQ saiu em 2020 nos EUA e chegou ao Brasil em um encadernado capa cartão em 2021 pela Panini Comics.

Dica para o leitor: Ao contrário de outros especiais que trazem histórias atemporais, o Especial de 80 Anos do Robin traz histórias situadas em diversos momentos marcantes do menino prodígio.

Como, por exemplo, na criação do campanário de James Tynion IV, na fase do terremoto e terra de ninguém e outros. Não quer dizer que um leitor “zerado” no universo do morcego não consiga acompanhar, mas se você conhece bem as histórias do Batman eu garanto que você vai se divertir muito mais!

Robin Especial 80 Anos - O Ultimato (1)

Todos que vestiram o manto de Robin são homenageados na HQ Robin Especial 80 Anos

As Tramas de Robin Especial 80 Anos

O que é ser um Robin? O que diferencia os Robins? Se você não é um leitor assíduo do morcego, pode parecer que os parceiros-mirins do Batman são todos iguais – mas esse não é o caso. A HQ usa suas histórias curtas para nos ajudar a entender a diferente essência de cada um dos personagens que já assumiu o manto. 

Para fazer isso, as histórias se utilizam de momentos icônicos da cronologia de cada um desses personagens e, obviamente, vemos a influência do Batman na formação de cada um deles.

No quesito de mostrar a essência dos Robins, uma história se destaca: é “Prodígio de Menino” de James Tynion IV. O autor mostra Tim Drake buscando conselhos dos outros Robins para entender se deve ou não assumir a iniciativa do campanário apresentada por Bruce. Os diálogos dele com Dick, Jason e Damian deixam claro a diferença de personalidade entre cada um deles. Um baita acerto e – pra mim – é a história que faz a edição valer a pena!

Robin Especial 80 Anos - O Ultimato (1)

A relação de Damian e Jon Kent é explorada na história de Peter Tomasi na HQ  Robin Especial 80 Anos

Uma outra história que vai emocionar os fãs é “Mais Tempo” de Judd Winick. Ela é extremamente hábil em mostrar a diferença de comportamento entre o Jason Todd “pré-Coringa” e o Jason que retorna como Capuz Vermelho.

O foco é na relação do antigo Robin com seu mentor e como – mesmo após tudo – ainda existe um sentimento de carinho e companheirismo entre os dois. Vale a pena!

A última história que queria citar é a de Stephanie Brown! A história em si não é tão chamativa, mas muitos leitores desconhecem o curto período que a heroína passou como Robin (período esse que termina de maneira trágica na saga “Jogos de Guerra”) durante a ausência (ou desistência) de Tim Drake. 

Essa história é bem emblemática pois mostra o quão valioso é ser o Robin – Stephanie está simplesmente eufórica com a oportunidade e logo descobre que a relação com seu “patrão” não é tão simples quanto parece…

Robin Especial 80 Anos - O Ultimato (1)

Tim Drake precisa buscar atividades escolares complementares na HQ  Robin Especial 80 Anos

Robin Especial 80 Anos é uma HQ que mostra a versatilidade dos personagens que já vestiram o manto de principal parceiro do Batman. Temos histórias do personagem com os Titãs, fazendo parceria com o filho do Superman, atuando durante um cataclismo em Gotham, equilibrando a vida escolar com a responsabilidade de proteger a cidade, sendo um agente secreto infiltrado e organizando sua relação com seu mentor. 

São histórias curtas muito diferentes entre si – e me peguei em alguns momentos querendo reler algumas fases que são relembradas nas tramas – que nos deixam mais cientes do grande papel que esse personagem desempenha na construção do mito do Batman. Uma boa edição comemorativa que dialoga em cheio com os fãs do universo do Homem Morcego.

Quer conhecer outras grandes HQ´s da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQ´s da DC Comics!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.

Compre Robin Especial 80 Anos clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade