Mais um super-herói da DC Comics ganhou seu especial de 80 anos. A edição americana Lanterna Verde Especial 80 Anos (“Green Lantern 80th Anniversary” no original) traz 10 histórias curtas do personagem.

O bacana é que as histórias deixam espaço para todos os grandes guerreiros esmeraldas: temos tramas com Kilowog, John Stewart, Guy Gardner, Kyle Rayner, Jéssica Cruz, Simon Baz, Alan Scott e, obviamente, Hal Jordan!

Infelizmente a Panini Comics não deu o merecido destaque e tratamento para edição. Enquanto a Detective Comics #1000 e a Action Comics #1000 chegaram como uma edição especial e separados da HQ mensal (uma em capa dura e a outra em capa cartão), a HQ c comemorativa do Guardião Esmeralda saiu em “Lanterna Verde” #9.

Uma pena, muitos fãs que não estão colecionando a fase do Morrison no título vão acabar deixando essa bela edição, que conta com Tomasi, Johns, Ron Marz, Denny O´Neil, Vendetti e outros, passar…

.

Lanterna Verde Especial 80 AnosA história de James Tynion IV com Alan Scott é uma das melhores da HQ Lanterna Verde Especial 80 Anos

.

As Histórias da HQ Lanterna Verde Especial 80 Anos

.

Neste especial do Lanterna Verde acontece algo que eu, honestamente, nunca tinha visto em uma antologia comemorativa de personagens: todas as histórias são boas. Mesmo as menos marcantes, como a de Charlotte McDuffie com John Stewart, são boas tramas. Não sei se é a pluralidade de personagens ou se o time de roteiristas estava inspirado de forma pouco comum, só sei dizer que o resultado é absurdamente bom. 

Cada Lanterna tem seu momento de brilhar as histórias tem as mais variadas temáticas, apesar de todas serem bem carregadas de emoção e de situações que fazem o leitor refletir sobre o legado desse incrível personagem. Dentre as as histórias destacam-se:

.

Lanterna Verde Especial 80 Anos - O Ultimato 1

.

1- “O Que é Escuro Não Vive Sob a Luz” de James Tynion IV: A HQ é uma reinterpretação do surgimento do 1º Lanterna Verde, Alan Scott, e mostra ele falando sobre a sua vida com uma senhora que sofreu uma grande perda.. História emocionante que nos relembra porque o personagem é indispensável, mesmo não sendo da Tropa.

2- “Testamento” de Geoff Johns: O autor que tem o mais lendário run no Lanterna Verde, conta uma história onde Hal Jordan está à beira da morte e seu anel só tem bateria para mais três mensagens.. A escolha dos remetentes (e o teor das mensagens) são incríveis e o final. vai deixar o leitor com um sorriso no rosto!

3- “Lanterna Verde & Arqueiro Verde: Tempo Sozinho” de Denny O´Neil: O autor de uma das mais marcantes fases do personagem (está inclusive na nossa lista de melhores HQ´s da DC Comics) mostra que mesmo heróis urbanos e conectados com a Terra, como o Arqueiro Verde, podem se beneficiar de momentos de solidão que relembram o herói de qual é a sua verdadeira missão. Uma história emocionante que parece saída diretamente da antiga fase de O´Neil.

.

Lanterna Verde Especial 80 AnosHal Jordan enfrenta maus momentos na história de Johns na edição Lanterna Verde Especial 80 Anos

.

4- “O Coração da Tropa” de Peter Tomasi: O autor que ganhou fama ao criar um tremendo run do Superman (que está na nossa lista de melhores HQ´s do Azulão) retorna em uma história que mostra a relação da tropa com Kilowog, o lanterna durão que treina recrutas. A HQ tem um daqueles finais que deixam o olho dos fãs levemente marejados…

5- “Quatro” de Robert Venditti: Mais um autor que tem feito bons trabalhos na DC Comics atualmente se destaca no Especial de 80 Anos do Lanterna Verde. Venditti mostra os Lanternas da Terra, já velhos, se reunindo em um bar para relembrar histórias e um atraso de Guy Gardner pode representar muito mais do que parece…

6- “Herói Local” de Sina Grace: Essa é, talvez, a maior surpresa da HQ Lanterna Verde Especial 80 Anos. Uma das melhores histórias do encadernado é contada com um dos Lanternas mais novatos da Tropa: Simon Baz. Na HQ Sina Grace usa Baz para mostrar que existem inimigos bem próximos que só podem ser combatidos com o Lanterna Baz. O discurso do Lanterna, e toda a temática, são de arrepiar.

Obs. Fui obrigado pelo bom senso a parar em seis histórias (e acabei deixando de fora a história sensacional de Ron Marz com Kyle Rayner) ou ia acabar listando todas. Reforço: é uma coletânea de histórias impecáveis!

.

Lanterna Verde Especial 80 AnosDiversas gerações de roteiristas e de Lanternas Verdes se encontram no especial que foi lançado no Brasil em “Lanterna Verde” #9
.

Vale a pena ler Lanterna Verde Especial 80 Anos?

.

Se você é fã da Tropa Esmeralda, eu posso dizer que essa coletânea vai te agradar em cheio e vai te encher de vontade de reler todas as principais histórias do personagem. Se você é um leitor novo, essa é uma tremenda oportunidade de conhecer a mitologia do personagem – que me arrisco a dizer que é uma das mais plurais e mutáveis das HQs. Eu tenho certeza que pelo menos um Lanterna vai te cativar.

Independente do seu conhecimento sobre esse universo, essa é uma coletânea perfeita que, infelizmente, foi menosprezada pela Panini Comics. Honestamente? Imperdível.

Confira mais sobre DC Comics aqui!

..

Lanterna Verde Especial 80 Anos - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Compre Lanterna Verde Especial 80 Anos clicando na capa abaixo! 

.

 Lanterna Verde Especial 80 Anos

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: