Ultimato do Bacon

Porque o Superman é um vilão tão bom?

Em 26 de Dez de 2018 4 minutos de leitura

Por Lucas Souza

 

Altruísta, bondoso, humano e superpoderoso. Essas são as principais características que vem à mente quando pensamos no Homem de Aço. O “S” é um símbolo já associado ao heroísmo e a esperança. Porém, seja no mundo dos quadrinhos, cinema ou games, temos versões malignas do Azulão aparecendo a todo momento. Porque isso acontece? O que o maior herói de todos tem de tão cativante que faz com que roteiristas queiram usá-lo como vilão?

Todos sabem que o Superman foi lançado em 1938 em Actions Comics 1. O que poucos lembram é que sua primeira versão foi lançada de uma forma bem diferente. Em 1933, Jerry Siegel e Joe Shuster lançaram o conto de ficção científica “The Reign of the Super-man”. Nesse conto, Bill Dunn é submetido por um cientista louco a experimentos que o tornam super poderoso. Bill decide então manipular a economia e dominar o mundo. Segundo os criadores, a ideia era simplesmente subverter o arquétipo dos “super-homens” padrão e transformá-lo em vilão da história – à época Hércules e Sansão eram bons exemplos desse padrão. Depois, eles perceberam que o conceito funcionaria melhor se o personagem fosse de fato um herói e o resto, como dizem, é história.

 

Em sua primeira versão, Superman era o vilão Bill Dunn

 

A criação de Shuster e Siegel é hoje o perfeito modelo de super-herói. Tendo inaugurado o gênero, temos a sensação de que – de alguma forma – todos os que vieram depois tem algo do Azulão. Essa pureza e espírito nobre que tornam o personagem tão bom e – nas versões malignas – tão ruim. Esse é o principal motivo para ele ser um vilão tão temido. Temos nos universos das HQ´s diversos vilões super poderosos, muitos inimigos do próprio Super, que não são tão temidos quanto a versão “maligna” do herói. Uma característica que o personagem tem, e nós eventualmente esquecemos, é  o comprometimento. Imagine toda essa força de vontade empregada para o mal? Os games e HQ´s de Injustice extrapolam justamente esse conceito e levam a vilania do personagem ao extremo.

No jogo, Superman surta após a morte de Lois Lane e mata o responsável – o Coringa. Após isso, ele começa a montar um regime ditatorial para comandar o mundo – entendendo que os humanos já tiveram a chance deles e não souberam aproveitar. O que a série tem de especial é o quanto o conceito é levado ao limite. Estamos acostumados a ver o Superman vilão em pequenos arcos e afins. Mas não em uma série longa. Vê-lo se transformar em algo ruim é realmente poderoso. A título de comparação, Injustice faz com o conceito de super vilão o que as HQs de The Walking Dead fazem com o conceito de mortos-vivos – ambas respondem todas as perguntas possíveis acerca do tema. O foco não é só o que tornaria o Azulão mal e sim o que ele faria depois de mudar.

 

Superman vilão de Injustice: Conceito levado ao limite

 

Algumas outras histórias nas HQ´s já flertaram com o conceito de forma bem interessante, mas desistiram de seguir em frente – é o caso do arco “Rei do Mundo”. Nessa saga, Superman começa a se preocupar após perceber que não pode impedir todos os desastres e catástrofes do mundo. Por conta disso ele começa a criar versões robóticas de si mesmo para patrulhar o planeta inteiro – o que preocupa a Liga e outros heróis. A ideia primária dessa saga talvez fosse realizar o que foi feito em Injustice, com o Superman criando um regime e extrapolando a ideia de heroísmo tradicional. O embate de ideias entre ele e outros heróis chama a atenção e aqui ele poderia ter se tornado um vilão “sem querer”. A saga segue com essa premissa até descobrirmos que o Homem de Aço estava sendo manipulado e, com isso, a saga volta a uma zona de conforto e tudo vira uma questão de libertar o herói.  Caso queira saber tudo sobre o arco, confira o Vídeo do canal Sobrecapa clicando AQUI.

A ideia do Superman vilão também já deu as caras no cinema. Em Batman v Superman, o herói é mostrado como um ditador em um possível futuro – baseado inclusive no universo criado em Injustice – mas o uso da ideia não foi para frente. O que poucos se recordam é que vimos uma versão maligna do herói em Superman III de 1983. No filme, após ser exposto a uma espécie de Kryptonita sintética, o Homem de Aço se divide em 2 – e uma das personalidades é completamente má. O filme rende bons confrontos e cenas memoráveis do “Evil Superman” – veja a cena dele no bar e tire suas próprias conclusões.

 

Em Superman III, o Homem de Aço maligno bebe e causa confusão em um bar

 

O que torna o Superman um grande herói é seu caráter e seu comprometimento com o bem. Ele voa acima de nós e serve no Universo DC como um grande farol de esperança para guiar os outros heróis (leia O Prego de Alan Davis e veja a diferença que o personagem faz). Criar eventos que transformam o melhor dos personagens em vilão é o que acaba chamando a atenção dos roteiristas. “Quebrar” o conceito do Homem de Aço é muito mais poderoso do que derrotá-lo em combate e ter toda essa força de vontade e poder a disposição para enfrentar os outros heróis é um excelente ponto de partida para qualquer saga e história.

Dizem que um herói só é tão bom quanto seu principal vilão. Ter o Azulão como vilão é a certeza de que já teremos um antagonista com o qual as pessoas se importam e querem entender a jornada que fez o mudar de lado. O conceito do primeiro super-herói de todos é muito poderoso. Tenho certeza de que – durante os seus próximos 80 anos – o Super vai continuar enfrentando e combatendo o mal e, eventualmente, servindo de personagem maligno em histórias alternativas e universos paralelos. Que venham os próximos 80 anos!

Fique de olho no Ultimado do Bacon para acompanhar mais matérias do nosso especial de 80 anos do Superman!

 

Confira também

 

A Batalha Final: Manchester Black x Superman e o Teste de Fé do Homem de Aço

5 Vilões “Pouco Convencionais”, Esquecidos ou Desconhecidos do Superman

Imperador Coringa: Uma Bizarra História do Homem de Aço

5 Grandes Coadjuvantes esquecidos do Superman

Superman 80 anos: como reconhecer o verdadeiro Superman

Porque o Superman é um Personagem tão Difícil de Escrever?

O Superman Elétrico da Década de 90

 

Confira abaixo nossas dicas de leitura do personagem! Clique na imagem e compre com descontos de até 50%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade