Ultimato do Bacon

Porco Pirata (2017) – O Ultimato

Em 5 de Jan de 2022 3 minutos de leitura
UB Porco Pirata 1 PRINCIPAL

Conheça um dos anti-heróis mais carismáticos dos quadrinhos nacionais de aventura: Porco Pirata

O quadrinista João Azeitona conseguiu criar um personagem carismático, com uma malandragem divertida e necessária para desbravar os mares ao lado dos mais diversos e inescrupulosos piratas: o Capitão Porco.

Ele usa grandes e tradicionais galochas, cinto e chapéu de pirata, além de uma espada e uma pistola. É aquele estrategista que por vezes até parece estar sendo passado para trás, mas na verdade está planejando e observando tudo em detalhes – lembra um pouco Jack Sparrow, não? –.

Porco Pirata saiu no ano de 2017 pela editora Mino, 72 páginas, em capa dura. Os desenhos em preto e branco de Azeitona são ótimos, com muitos toques de realismo que impactam na sequência de quadros da aventura.

Qual a trama de Porco Pirata

Sabemos pouco do passado do Porco Pirata. Algo importante é que ele nem sempre foi um porco. Era um homem comum. Como ou por que se transformou é um mistério. O quadrinho começa após intensos esforços do protagonista para capturar Izzy, capitã índia filha da grande bruxa Iaci, na Costa da África, em 1718.

UB Porco Pirata 2

Porco Pirata é um quadrinho em que a aventura e ação prevalecem

De acordo com o Capitão Porco, Iaci tinha grandes tesouros, incluindo ouro e pedras preciosas, muitos levados pela própria Izzy. Zangueira, um espanhol truculento da tripulação, alertou o líder sobre a insatisfação dos homens em relação aos perigos que estavam vivendo – supersticiosos enfrentando bruxas e magia – sem receber nada em troca.

Para conter o problema, Porco cede metade da próxima cota do seu tesouro aos piratas. Descobre-se, o interesse maior do protagonista era voltar a ser homem com a magia de Iaci. Izzy seria a moeda de troca. Não chega a ser surpresa, Zangueira começa a organizar alguns piratas para provocar um motim e matar o Porco.

O imediato do suíno e talvez único confiável, Read, não vê com bons olhos o comportamento do espanhol. O capitão, experiente, diz ter tudo sob controle. Após a viagem de mar, o grupo chega em terra firme. Um pouco de violência é o suficiente para fazer Sapo, chefe local, guiar a tripulação do Porco em gigantescas jangadas por um rio na perigosa noite da floresta.

A partir de então, acompanhamos uma sequência cheia de desafios que incluem magia, um exército de sapos antropomórficos e a própria vilã Iaci. Tudo isso com um inimigo dentro da equipe, Zangueira, trabalhando para acabar com o capitão.

UB Porco Pirata 3

Os ambientes da HQ são belíssimos, seja nas águas do mar ou entre os animais da floresta

Vale a pena ler?

Porco Pirata traz uma arte incrível com uma trama bem encaixada que não foge muito das típicas e divertidas histórias de aventura que conhecemos. O maior diferencial talvez seja o próprio protagonista, um porco pirata.

Para quem gosta do gênero, isso não é demérito nenhum. Pelo contrário! O roteiro é criativo dentro do estilo e com viradas interessantes. A aposta em arquétipos de sucesso nesse tipo de história acaba funcionando muito bem.

Vale dizer que a leitura pode remeter a muitas obras, incluindo clássicos como A Ilha do Tesouro (1883) de Robert Louis Stevenson, aos famosos Piratas do Caribe (2003-2017) e a animação japonesa Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992), do Studio Ghibli.

O suíno me fez sentir um pouco das emoções que tenho em ler quadrinhos antigos de personagens como o Fantasma e o Zagor, por exemplo, com aventuras simples e divertidas. Em Porco Pirata, porém, temos bastante ação e um ritmo mais direto, de relativas poucas páginas, mais adaptadas ao leitor moderno.

A pirataria é um tema tão explorado na literatura e no cinema e, se comparado com os quadrinhos de Velho Oeste ou super-heróis, poderia estar muito mais presente na arte sequencial. No Brasil, temos um ótimo representante em Porco Pirata.

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

EM ONDAS (2021) – O ULTIMATO

CAZADOR SAGAS VOL. 2: FÚRIA DOS TETUDOS (2021) – O ULTIMATO

FANTASMA: A SAGA PIRATAS DO CÉU (1936) – BAÚ DE HQs

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.

Compre Porco Pirata clicando na capa abaixo! .

UB Porco Pirata 4 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade