Ultimato do Bacon

Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos (2021) – O Ultimato

Em 20 de Nov de 2021 3 minutos de leitura
UB Cazador Sagas Vol 2 1 PRINCIPAL

Conheça o grupo de super-heróis que, junto de deuses e semideuses, fez inveja aos Vingadores, Liga da Justiça e Defensores da Terra em: Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos

Cazador é um personagem único, com um quê de Lobo da DC Comics e outro daquele humor ácido da revista Mad – cheio de paródias da cultura pop –. Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos (2021) é a terceira publicação do anti-herói no Brasil, procedendo Cazador Sagas Vol. 1: Viagens Inesperadas (2020) e Contos de Terror do Cazador: Regresso ao Arkham (2020). Todos pela Tai Editora.

Para conhecer algumas particularidades do personagem, como a origem dele, as duas primeiras publicações são muito indicadas. A novidade em Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos é que temos um arco um pouco maior, fechado nos quatro volumes compilados para o encadernado. Roteiro e arte por Jorge Lucas e Claudio Ramírez.

Qual a trama de Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos

O primeiro capítulo é “O Planalto dos Macacos”, publicado originalmente em maio de 1997. Uma paródia engraçadíssima de Planeta dos Macacos (1968). O que aconteceria se o maluco do Cazador aparecesse no lugar do protagonista, o comandante Taylor? É o que descobrimos após o anti-herói ser malandramente abduzido por um OVNI, escapar e cair naquela fatídica praia do filme.

A loucura segue quando os alienígenas o capturam novamente. Em “O Errante”, de agosto de 1997, começa de fato o que deve ser um dos maiores crossovers dos quadrinhos argentinos. A nave do Cazador acaba se acidentando perto de Nippur de Lagash.

 UB Cazador Sagas Vol 2 2

A porradaria corre solta desde o início no segundo volume de Cazador Sagas

O personagem é um guerreiro sumério e protagonista de um quadrinho clássico dos hermanos. Épico de ficção histórica que fez muito sucesso por lá. Na aventura, estava sendo torturado pelo Minotauro quando Cazador o salva. Pouco depois, Hércules e os argonautas descem da famosa nau em busca de ajuda – olha a mistura! –.

O objetivo era encontrar o caminho das Terras do Norte, onde fica o Portal do Inferno, e apenas Nippur sabia o caminho. Não demora muito para Thor, o deus do trovão, surgir, e informar que Melkor está com seu exército na Fortaleza de Himinbjorg, prestes a tomar o reino de Asgard.

Vingadores? Liga da Justiça? Defensores da Terra? Não! Deuses, semideuses e o Cazador formam “Os Tetudos” para salvar os mundos! A trama se cruza de maneira incrível e cômica. Se você não conhece ou não se lembra destes personagens, Hades é o deus dos mortos na mitologia grega. O equivalente dele na mitologia nórdica é Melkor que, por sinal, é um dos vilões mais tradicionais das HQs do Cazador.

A aventura segue nos capítulos “Deuses e Semideuses” e “Ragnarok”, de setembro de 1997, com tudo que tem direito. O grupo enfrentará Cerberus, o cão de três cabeças, Balrog, gigantes e muito mais. Até a deusa Hera, madrasta de Hércules, acaba dando uma força para Hades.

O resultando é uma apoteótica guerra entre o bem e o mal em Asgard. E posso dizer que o fechamento do arco fará você mudar a forma de ver os panteões da História Antiga.

UB Cazador Sagas Vol 2 3

Nippur, Cazador, Hércules e os argonautas, também chamados de “os tetudos”

Vale a pena ler?

Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos segue em ótimo nível.  É o clássico quadrinho “matavéio” dos anos 1990: porradaria, violência e ação. Tudo isso com humor ácido, paródia e bastante criatividade para unir todos esses universos históricos – da Suméria, da Grécia Antiga e dos Vikings – em um divertido e megalomaníaco crossover.

O arco, porém, é no tamanho certo – 111 páginas –, objetivo, com clímax e conclusão interessantes. Talvez o evento tenha tido um efeito ainda maior para os argentinos, que conheciam a fundo o Cazador e o Nippur. Mas é ótimo para nós brasileiros irmos nos apropriando dos autores do underground e dos periódicos do país vizinho.

Se nomes como Carlos Trillo, Alberto Breccia e Héctor Germán Oesterheld levaram a Argentina a ser referência mundial nos quadrinhos, está mais do que claro que são “apenas” a porta de entrada. O Cazador talvez seja a maior prova disso.

Cazador Sagas Vol 2: Fúria dos Tetudos é um quadrinho para quem gosta desse tipo de humor. Não é politicamente correto. Os autores fazem o que bem entendem com o personagem. Inclusive mudam de mundos e realidades da forma mais estapafúrdia ou breve possível. Mas o que seria uma reviravolta difícil de engolir em um quadrinho mais sóbrio, aqui é justamente elemento estilístico, se é que podemos chamar assim.

A arte de Jorge Lucas e Claudio Ramírez consegue misturar realismo com exageros de emoções e proporções. O resultado é excepcional e estar em preto e branco – originalmente saiu colorida – a valoriza.

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

CAZADOR SAGAS VOL. 1: VIAGENS INESPERADAS (2020) – O ULTIMATO

CONTOS DE TERROR DO CAZADOR: REGRESSO AO ARKHAM (2020) – O ULTIMATO

CONHEÇA SMEGMA DE PABLO CARRANZA

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Cazador Sagas Vol 2 clicando na capa abaixo! .

UB Cazador Sagas Vol 2 4 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Os melhores mangás do CLAMP (3)

Os melhores mangás do CLAMP

23 de Mar de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade