Ultimato do Bacon

Pequenos Milagres de Will Eisner – O Ultimato

Em 28 de Mar de 2022 4 minutos de leitura
Pequenos Milagres de Will Eisner - O Ultimato (2)

A vida cotidiana e o entendimento das pessoas sobre “os milagres” do dia a dia são o tema da HQ Pequenos Milagres de Will Eisner. A obra, que possui 4 contos, fala sobre as pequenas interações entre as pessoas que se tornam fantásticas, seja por “falha” da nossa memória ou por inteligência e esperteza de uma das partes. A realidade é que é sempre muito bom ver Eisner abordando o dia a dia na famosa avenida Dropsie.

Pequenos Milagres de Will Eisner é uma graphic novel de 110 páginas que foi publicada no Brasil pela primeira vez em 2016 pela Devir. A obra traz os contos: “O Milagre Da Dignidade”, “Mágica de Rua”, “Um Novo Garoto No Quarteirão” e “O Anel de Casamento”. Lançada originalmente em 2000, a obra traz a bela arte de Eisner em tons de sépia que tornam as histórias ainda mais marcantes!

Dica para o leitor: Se você gosta de histórias cotidianas, a trilogia Um Contrato com Deus é uma ótima pedida e se passa na mesma Avenida Dropsie que Eisner revisita em Pequenos Milagres. A trilogia é composta por “Um Contrato com Deus” (1978), “Força da Vida” (1983) e “Avenida Dropsie: A Vizinhança” (1995).

Conheça também outras facetas do lendário autor nas obras O Último Dia no Vietnã, O Sonhador e Um Sinal do Espaço.

Pequenos Milagres de Will Eisner - O Ultimato (1)

Tio Amos é protagonista de um dos contos mais marcantes da HQ Pequenos Milagres de Will Eisner

A trama da HQ Pequenos Milagres de Will Eisner

Pequenos Milagres de Will Eisner é mais uma daquelas HQ´s do autor que tem seu entendimento modificado de acordo com o momento de vida do leitor. As histórias lançam luz sobre as pequenas interações cotidianas que, por algum motivo, se tornam fantásticas e saem do lugar comum.

Seja por uma falha de memória ou pela nossa vontade de acreditar que algo é um “milagre”, essas histórias fascinam e acabam sendo contadas e espalhadas como se fossem a pura realidade. São as histórias que começam com frases como “aconteceu uma vez com um amigo de um amigo..” ou “tinha um parente distante que…” que ganham os holofotes nesta graphic novel.

Esses 4 contos de Eisner tratam de situações que são consideradas milagrosas por algum motivo. Apesar de se passarem em grande parte na famosa (e fictícia) avenida Dropsie, elas não possuem nenhuma conexão entre si – exceto a temática. Os quatro contos são marcantes e possuem um ritmo muito cadenciado que acaba sugando o leitor para dentro dos quadrinhos. É o tipo de leitura que é impossível de ser interrompida.

Pequenos Milagres de Will Eisner - O Ultimato (5)

Tio Amos e sua “dignidade” são os personagens mais marcantes da HQ Pequenos Milagres de Will Eisner

Por mais que essa obra de Eisner deixe margem para muitas interpretações, não consigo deixar de ver representado aqui o pessimismo que o autor mostra quando fala das relações humanas (O Nome do Jogo e Assuntos de Família são outras obras que transparecem muito bem isso).

Não é que todos os personagens sejam ruins ou maldosos, mas parece que o autor retrata as imperfeições do ser humano e – em boa parte das passagens – o “lado feio” das nossas interações de maneira mais chamativa.

“O Milagre da Dignidade” é o conto que abre a edição e é, na minha opinião, o mais marcante! A história tem como protagonista o Tio Amos, um homem que vivia na miséria e é ajudado pelo primo Irving.

A questão é que Amos age se aproveitando da bondade das pessoas e usa a dignidade como desculpa para pedir cada vez mais. Eisner dá um final incrível para a história e vira “o feitiço contra o feiticeiro”.

Pequenos Milagres de Will Eisner - O Ultimato (3)

O misterioso garoto desconhecido movimenta um dos contos da HQ Pequenos Milagres de Will Eisner

Outro conto que merece destaque, é o segundo conto da HQ chamado “Mágica de Rua”. Essa é a história mais curta da edição e ganha o leitor pela simplicidade! A trama mostra dois primos que passam por uma rua onde valentões normalmente praticam bullying. A forma como os dois primos “ganham” dos agressores é sensacional e muito crível!

As duas histórias que fecham a HQ são igualmente interessantes mas acabaram não me marcando tanto. Uma trata de um menino misterioso e sem traquejos sociais que aparece na Avenida Dropsie. O jeito cativante do jovem sem nome, e sua origem desconhecida, acabam sendo o motor da trama.

Em “O Anel de Casamento”, última história da edição, vemos a união de duas pessoas traumatizadas pelos seus defeitos físicos. Mas o que acontece quando uma delas se recupera do trauma?  Esse conto fala sobre amor, aceitação e conveniência.

Pequenos Milagres de Will Eisner - O Ultimato (4)

Marvin é um dos protagonistas da trama “O Anel de Casamento” da graphic novel Pequenos Milagres de Will Eisner

Pequenos Milagres de Will Eisner é uma graphic novel marcante que foca nos encontros e desencontros da vida cotidiana e como, alguns deles, são tão diferentes e especiais que parecem milagres!

A narrativa é direta e emocionante e é muito interessante perceber como Eisner, em alguns contos, correlaciona eventos que não estão necessariamente ligados – exatamente como fazemos quando estamos contando uma história fantástica! Será que um anel tem mesmo o poder de trazer amor e curar alguém? Será que a bondade de um menino pode realmente fazer velhas rixas e desafetos se curarem? 

A ideia de Will Eisner não é nos dar respostas e sim retratar a forma como nós enxergamos os “milagres” do dia a dia! Uma ótima leitura que mostra a profundidade da narrativa do autor.

Avaliação: Excelente!.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade