Ultimato do Bacon

Um Contrato com Deus de Will Eisner – O Ultimato

Em 19 de Jan de 2022 3 minutos de leitura
Um Contrato com Deus de Will Eisner - O Ultimato (1)

A relação humana com o sagrado e a religião ganha os holofotes nesta linda, e histórica, graphic novel do aclamado mestre da nona arte Will Eisner. Um Contrato com Deus de Will Eisner é uma HQ introspectiva que mostra a visão do lendário autor sobre  a vida cotidiana – vale dizer que a HQ deu origem ao que Eisner chama de “Trilogia Um Contrato com Deus”, que é composta por “Um Contrato com Deus” (1978), “Força da Vida” (1983) e “Avenida Dropsie: A Vizinhança” (1995). As histórias são fechadas mas se situam no mesmo endereço (avenida dropsie número 55) fictício. 

A Graphic Novel de 1978 já foi publicada diversas vezes no Brasil: em 1988 pela editora Brasiliense, 2007 em versão capa dura pela Devir e novamente pela Devir em 2019 como parte da coleção “Biblioteca Will Eisner”.

Curiosidade para o leitor: Um Contrato com Deus é a primeira vez que, segundo o próprio Eisner, ele escreve sobre a dor de ter perdido a filha Alice para a leucemia. O falecimento da jovem ocorreu 8 anos antes do lançamento da HQ. A revolta e o ódio mostrados pelo protagonista, Frimme Hersh, tem muita relação com os sentimentos que o autor enfrentava na vida real.

Um Contrato com Deus de Will Eisner - O Ultimato (2)

O cortiço localizado na Avenida Dropsie 55 é o cenário da bela HQ Um Contrato com Deus de Will Eisner

A trama de  Um Contrato com Deus de Will Eisner

A HQ de Will Eisner começa mostrando o protagonista, Frimme Hersh, voltando do velório de sua filha. O personagem é o que podemos chamar de um “cidadão modelo”. Judeu devoto, ele passou sua vida inteira fazendo atos de caridade e colocando as necessidades dos outros acima da sua própria. Honesto e trabalhador, Frimme Hersh era um dos homens de confiança na sinagoga com assuntos administrativos e financeiros. 

Tudo muda quando o personagem vê sua jovem filha ser vítima de uma doença implacável e rápida. Frimme Hersh amaldiçoou a Deus por ter rompido o contrato que os dois haviam firmado quando ele ainda era jovem. A vida do protagonista muda e suas ações depois dessa tragédia mostram uma outra faceta do personagem.

Um Contrato com Deus de Will Eisner - O Ultimato (3)Frimme Hersh chora a perda de sua filha na graphic novel Um Contrato com Deus de Will Eisner

A fúria, a revolta, a dor e o arrependimento do protagonista são palpáveis e as cenas são um verdadeiro “soco no estômago”. Será que ser bom e justo é o suficiente para garantir uma vida sem tragédias? Será que nossa relação com a(s) divindade(s) que acreditamos é simplesmente um contrato onde fazemos algo para receber uma benção em troca?

Eisner nos convida a avaliar (ou reavaliar) nossas crenças pessoais e os motivos que nos fazem tomar determinadas decisões e ações. O final da obra é simplesmente arrebatador e acredito que a experiência pessoal de cada um de nós nos fará interpretá-la de uma forma diferente.

O interessante é que essa é uma daquelas HQ´s que passam uma mensagem única dependendo do momento da vida no qual estamos. Uma obra que merece ser revisitada frequentemente pelo leitor.

Um Contrato com Deus de Will Eisner - O Ultimato (4)

A obra de Eisner nos convida a olhar para nossa relação com a religião na HQ Um Contrato com Deus de Will Eisner

A graphic novel Um Contrato com Deus de Will Eisner possui outras histórias que abordam a vida em cortiço e temos histórias falando sobre cantores de rua, sobre zeladores e sobre férias de verão.

Cada uma aborda um tema único e trata de experiências que o autor viveu ou ouviu sobre. Por mais que todas sejam interessantes e levem a algum tipo de reflexão, é seguro dizer que as 50 páginas do conto principal estão em outra esfera – uma das obras-primas do autor, sem dúvida.

Um Contrato com Deus de Will Eisner é uma Graphic Novel como nenhuma outra e se apresenta como minha obra favorita do autor e dos quadrinhos. A HQ nos convida a visitar um tempo diferente para refletir sobre nossa relação com o sagrado e as ideias do protagonista estão implantadas na grande maioria das religiões e na grande maioria de nós.

No fim, Um Contrato com Deus de Will Eisner é, para mim, sobre se achar e sobre ser fiel a nossas próprias convicções – seja elas qual forem. Uma HQ única que merece muito destaque!

Quer conhecer outras obras imperdíveis? Confira nosso review sobre a HQ Maus e sobre o mangá Adolf

Avaliação: Impecável!.

Compre Um Contrato com Deus de Will Eisner clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade