Ultimato do Bacon

A Força da Vida de Will Eisner – O Ultimato

Em 14 de Fev de 2022 4 minutos de leitura
A Força da Vida de Will Eisner (2)

O cotidiano de moradores do fictício edifício 55 da Avenida Dropsie ganha mais uma vez os holofotes na Graphic Novel A Força da Vida de Will Eisner. O lendário autor explora os conturbados anos 30 e vemos a quebra da bolsa de valores, a ascensão do nazismo, os processos migratórios, o despertar do pensamento socilista, a atuação da máfia local e outras situações históricas. Eisner amarra tudo isso em uma bela história que faz apenas uma pergunta fundamental: qual o sentido da vida?

A Life Force, título original da HQ A Força da Vida de Will Eisner, foi originalmente lançado em 1988. O título é o 2º da chamada trilogia “Um Contrato com Deus” – composto de três graphic novels que exploram a vida no famosos endereço da Avenida Dropsie 55: “Um Contrato com Deus” (1978) é o primeiro, A Força da Vida o segundo e a trilogia fecha com “Avenida Dropsie” de 1995. Vale salientar que as histórias são independentes e você não tem nenhum “prejuízo” lendo-as de maneira apartada.

Dica para o leitor: Conheça outras obras incríveis de Will Eisner vendo nossos reviews de “Um Contrato com Deus”, “O Último Dia no Vietnã” e “Assunto de Família”.

A Força da Vida de Will Eisner (5)

Jacob é um dos protagonistas da Graphic Novel A Força da Vida de Will Eisner

A trama da HQ A Força da Vida de Will Eisner

É impossível começar a falar da trama de A Força da Vida sem elogiar o absurdo controle que Eisner tem da narrativa. Tudo que acontece nas mais de 140 páginas da HQ está conectado de alguma forma. Temos diversos núcleos na história que eventualmente se cruzam com o avançar do tempo.

Eisner ainda faz questão de nos mostrar recortes de notícias da época para que nós leitores possamos entender o que está acontecendo e qual era a realidade daquele momento – ótimo recurso que faz diferença!

A trama começa em 1934 e os efeitos da grande crise ainda são sentidos pelos cidadãos nova-iorquinos. Jacob é um carpinteiro Judeu (com mais de 60 anos) que está há 5 anos trabalhando na construção de uma sala na sinagoga. O fim do trabalho – e algumas decisões tomadas acerca do espaço – fazem o personagem começar a se questionar sobre qual é o sentido da vida.

Uma das passagens mais emblemáticas da obra mostra o personagem comparando o ser humano com baratas, comparação essa que Eisner reforça em outras passagens da HQ. A busca de Jacob por um novo propósito é o que coloca a narrativa em movimento.

A Força da Vida de Will Eisner (4)

Jacob convence Ângelo a trabalhar junto com ele em um novo projeto para o rabino na HQ A Força da Vida de Will Eisner

Na família de Jacob somos apresentados ainda a seus dois filhos, o médico Daniel (que sofre com as chantagens de sua mãe carente) e a professora (sonhadora) Rebecca, além de sua esposa Rifka.

A história do núcleo familiar avança e somos apresentados a outras famílias cuja história encontra a de Jacob. Angelo é um dos personagens importantes da trama – sua dívida com a máfia local estava sendo cobrada e Jacob consegue um trabalho que pretende dividir com o colega, o que dá esperança para Angelo e sua família.

Shaftsbury é outro personagem singular e importante para a história. Um jovem bem apessoado e de família rica e tradicional que perde tudo após a crise de 1929. Sem alternativa, ele acaba indo morar no prédio da Avenida Dropsie buscando um recomeço.

O enlace da história desses 3 grandes núcleos principais é o que faz a trama ser magnética. A cada virada de página vemos Will Eisner arquitetar situações pouco prováveis mas bem reais – é como se o autor estivesse imitando a imprevisibilidade da vida que tantas vezes nos “puxa o tapete” ou nos “dá” presentes inesperados.

A Força da Vida de Will Eisner (1)

A jornada de Willie serve para mostrar que existem dois lados em toda história. Um dos pontos altos da trama.

No meio dessa grande jornada movida pela busca de propósito de Jacob, temos espaços para pequenos contos que abordam outras temáticas importantes da época. É o caso da história de Willie, um jovem que participa de reuniões com cunho comunista para organizar uma passeata.

O pai de Willie é um pequeno empresário que está sofrendo com pressões do sindicato – o choque entre o ideal visto por Willie e a prática desonesta desses ideais no mundo real dão espaço para uma excelente discussão.

A Graphic Novel A Força da Vida de Will Eisner retrata de maneira verossímil a vida em Nova York nos anos 30. A filosofia por trás do que o autor mostra é o grande ponto alto e a resposta para uma pergunta simples, simplesmente não vem.

“Ou o homem criou Deus ou Deus Criou o Homem. 

Se o homem Criou Deus então, a razão de viver está apenas na cabeça do homem!

Por outro lado, se Deus criou o homem então, a razão da existência é só um palpite!

No frigir dos ovos, quem realmente conhece a vontade de Deus?

Então, de um jeito ou de outro, homem e barata estão em sérios apuros!

Porque ficar vivo parece ser o único ponto em que todos concordam!”

trecho da conversa de Jacob com a barata na Graphic Novel A Força da Vida

A Força da Vida de Will Eisner (3)

Jacob se desliga de seu ambiente familiar na Graphic Novel A Força da Vida de Will Eisner

A Força da Vida de Will Eisner é uma obra que questiona o sentido do que fazemos. Ao contrário da 1ª parte da trilogia (Um Contrato com Deus, que fala bastante do sentido de ser bom ou mal), aqui o debate é sobre o que move o ser humano a lutar tanto para viver.

As situações que Eisner cria faz com que os protagonistas (Jacob em especial) sejam contraditórios em diversos momentos – assim como nós eventualmente somos em nossas decisões diárias.

A Força da Vida de Will Eisner mostra a incrível habilidade que o autor tem para criar histórias humanas e que realmente tocam fundo no leitor. Uma leitura transformadora que deveria ser feita diversas vezes pelo leitor em fases diferentes de sua vida!

Avaliação: Impecável!.

Compre A Força da Vida de Will Eisner clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

UB Escombros o Status de Knuckle 1 PRINCIPAL

Escombros o Status de Knuckle (2012) – O Ultimato

16 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade