Ultimato do Bacon

Assunto de Família de Will Eisner – O Ultimato

Em 7 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
Assunto de Família de Will Eisner - O Ultimato (1)

Uma reunião familiar para celebrar o aniversário de 90 anos do patriarca da família é o palco que o autor escolhe para nos mostrar que nem tudo é o que parece. Assunto de Família de Will Eisner é uma Graphic Novel que explora as relações entre parentes e o que as tornam especiais. O que é família? Porque devemos nos importar com ela? Ela é sempre algo bom? Eisner explora essas e mais questões nas mais de 70 páginas dessa HQ.

A HQ Assunto de Família de Will Eisner foi lançada originalmente em 1998 e chegou ao Brasil pela primeira vez em 2009 pela Devir. 

Dica para o leitor: Quer conhecer mais trabalhos icônicos de Will Eisner? Confira nossos reviews de Um Contrato com Deus e O Último Dia no Vietnã

Assunto de Família de Will Eisner - O Ultimato (4)

Situações do cotidiano de cada um dos filhos, ocorridas antes do aniversário de 90 anos do pai, são mostradas na HQ Assunto de Família de Will Eisner

A trama da Graphic Novel Assunto de Família de Will Eisner

Will Eisner aborda as relações familiares nessa HQ que faz questão de nos mostrar que nem tudo é o que parece – e que família pode não ser algo necessariamente bom. Na trama vemos o aniversário de 90 anos do patriarca de uma família se aproximar.

O idoso já não fala e possui mobilidade reduzida por conta de um derrame. A história nos mostra um pouco da vida de cada um dos 5 filhos (Al, Molly, Greta, Selena e Leo) e a jornada deles indo para a celebração de 90 anos do pai.

Existe uma tensão frequente entre os cinco irmãos que são muito diferentes e parecem desprezar uns aos outros. A celebração logo se torna uma espécie de partilha antecipada dos bens do pai rico que não consegue dizer nada e nem se posicionar. Quanto mais sabemos sobre os filhos e suas relações, pior a situação fica e parece, ao menos para mim, que eles não deveriam se reunir nunca.

Assunto de Família de Will Eisner - O Ultimato (3)

A relação de 5 irmãos com seu pai é o tema da HQ Assunto de Família de Will Eisner

A trama surpreende ao mostrar também um pouco do passado desse pai com seus filhos. Eisner usa um recurso narrativo interessante para fazer flashbacks que mostram o que os familiares dizem para seu pai e qual é a realidade do passado deles. Essa narrativa nos ajuda a refletir um pouco sobre a hipocrisia contida nas relações humanas como um todo.

Vale destacar que temos ainda a presença do filho de Al, um dos 5 irmãos, que se sente completamente deslocado na família. Sammy é um jovem problemático que é renegado pelo seu pai trambiqueiro. O personagem é carismático e parece o único que se preocupa com o idoso de uma forma legítima e saudável.

Assunto de Família de Will Eisner - O Ultimato (2)

O que os filhos dizem para o pai é comparado com ações passadas na Graphic Novel Assunto de Família de Will Eisner

Assunto de Família de Will Eisner não é um dos trabalhos mais inspirados do autor – ao menos quando falamos de HQ´s que tratam de temáticas mais cotidianas. Mesmo assim, a obra impressiona e consegue nos prender do começo ao fim (Will Eisner pouco inspirado continua sendo MUITO acima da média!).

A obra, infelizmente, desenvolve pouco a personalidade dos 5 filhos, que acabam ficando muito caricatos. O grande ponto alto da HQ acaba sendo as revelações acerca do pai – que passa de um inocente idoso trabalhador (que os leitores têm pena e simpatia no começo da leitura) para um personagem mais complexo  e menos puro. Com mais páginas, acredito que o efeito poderia ter se repetido nas personalidades dos filhos.

Uma boa leitura que nos dá uma visão singular sobre família!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!..


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

1 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade