O anti-herói criado por Christopher Smith em 1966 viu sua origem ser revisitada por um dos escritores que mais traz tramas violentas e sanguinárias nos quadrinhos americanos – e faz todo sentido, não é mesmo? Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis mostra o norte-irlandês recontando a origem desse personagem ao lado de Garry Brown (arte) e Lee Loughridge (cores).
Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis foi originalmente lançado em 2022 nos EUA com o nome Peacemaker disturbing the peace no selo Black Label da DC Comics. A obra chegou ao Brasil no mesmo ano em uma edição de 48 páginas.
Dica para o leitor: Se você é fã do autor desta obra, não deixe de conferir nossa lista de Melhores HQs de Garth Ennis!
A vida do jovem Christopher Smith é contada na HQ Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis
A Trama da HQ Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis
Christopher Smith, o Pacificador, está sendo cogitado para participar de uma nova equipe. Para avaliar se ele está apto para o trabalho a psicóloga Sedgewick é chamada.
Ela encontra o personagem em um cemitério, a pedido dele, e os dois começam a ter uma conversa sobre as ações e sobre o passado do anti-herói. Toda a narrativa da curta HQ se passa em flashbacks que nos ajudam a entender um pouco mais dos traumas que levaram um menino a se tornar um sanguinário assassino de sangue frio.
Ennis capricha nas reviravoltas do roteiro e vemos toda a jornada de Christopher Smith de forma muito clara e precisa. O personagem sofre traumas frequentes desde novo e são justamente esses traumas que o transformam em uma pessoa insensível que vive de acordo com um código de honra deturpado e muito particular.
Christopher Smith se mostra perturbado desde a morte de seus pais na HQ Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis
A trama de Ennis apresenta, além de uma excelente contextualização da vida do personagem, uma espécie de embate entre o Pacificador e a Dra Sedgewick.
Ela claramente o considera inapto para servir em qualquer unidade militar e aos poucos vemos que o personagem entende isso claramente e está preparado para fazê-la mudar de ideia – ou ao menos não se meter nos seus negócios.
A história é bem interessante mas o fato de ela ser curta e terminar sem grandes explicações sobre o futuro do protagonista e sua atuação como Pacificador -não fica claro se ele já encarnou ou não o anti-herói – faz com que ela seja muito bacana para quem já tem algum contato com o personagem.
A leitura pode ser frustrante para quem espera uma porta de entrada mais tradicional que mostre as atuações do vigilante uniformizado nas ruas. O foco aqui é mostrar o que é paz para Christopher Smith e como ele adquiriu sua atual visão de vida.
A atuação militar de Christopher Smith é questionada na HQ Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis
Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis é uma boa leitura se você estiver com suas expectativas alinhadas. A obra não é uma história “tradicional” do Pacificador. Entendo ela como um estudo sobre a psique do personagem com o objetivo de nos fazer entender porque ele age do jeito que age.
O ritmo da HQ é bom e as 48 páginas passam voando enquanto vemos o herói ir de criança traumatizada a adulto extremamente perigoso. O que é ótimo e adiciona muita profundidade a Christopher e sua “missão”.
Se você é fã das histórias do Esquadrão Suicida e queria saber mais do personagem que chefia o grupo na fase de Robbie Thompson, essa é uma boa oportunidade de uma leitura que reconta a origem do Pacificador de forma bem diferente da habitual.
Quer ler outras grandes histórias do Esquadrão? Confira nossos reviews de Esquadrão Suicida de Tom Taylor e Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander!

Avaliação: Bom!
Compre Pacificador Perturbando a Paz de Garth Ennis clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!