Ultimato do Bacon

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

Em 30 de Set de 2022 3 minutos de leitura
O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

Toshiko Tomura é uma mulher de muitos talentos e está no “topo do mundo” após o lançamento de seu multipremiado livro. Na cerimônia do Prêmio Akutagawa vemos a jovem ser confrontada por alguém do seu passado e isso dá início a uma investigação que vai mostrar um lado sombrio e assustador de Tomura.

Podemos dizer que esse é o plot do sensacional mangá O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka.

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka foi originalmente lançado entre 1970 e 1971 – o que só o deixa mais impressionante por conta da profundidade da história e da construção de seus personagens. A obra chegou ao Brasil em 2022 em uma edição que compila todo o material original. Excelente trabalho da editora Darkside Books!

Dica para o leitor: Se você é fã do Deus do mangá, confira nossa lista de Melhores Mangás de Osamu Tezuka!

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (3)

Toshiko Tomura é uma misteriosa mulher que vai se revelando ao longo do mangá O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka

A Trama do Mangá O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka

O mangaká Osamu Tezuka nos convida a embarcar em uma história repleta de mistérios que fala sobre uma talentosa mulher e seu jeito “peculiar” de interagir com outras pessoas.

A trama se inicia na celebração da vitória da nossa protagonista, Toshiko Tomura, no prêmio literário Akutagawa. A jovem, que já figurava na mídia por seus talentos de interpretação e design, ganhou o prêmio após lançar sua primeira obra na revista Gunjo. A obra se chama “O Livro dos Insetos Humanos”.

A jovem e seus multitalentos logo despertam a atenção do jornalista Kametaro Aokusa, que fica completamente fascinado e obcecado pela artista. Sua obsessão aumenta por conta de uma cena que ele presencia no prêmio literário onde uma pessoa do passado de Toshiko Tomura, seu ex namorado Mizuno, aparece para lhe contar sobre o suicídio de uma outra mulher.

Achando a interação entre os dois tensa e estranha, ele decide interrogar Mizuno mas não tem sucesso. É um golpe de sorte do destino (ou do roteiro) que o ajuda a começar sua investigação sobre a jovem e entender mais sobre os talentos que ela possui

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (4)

Kametaro Aokusa enfrenta problemas em sua investigação no mangá O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka

A investigação de Kametaro Aokusa é o que coloca a história em movimento e é através de suas descobertas que começamos a conhecer mais o passado e o modus operandi da talentosa escritora.

Outras pessoas do passado dela surgem e vemos o jornalista passar por apuros ao seguir se aprofundando em suas ações. É difícil falar sem revelar spoilers a partir desse ponto, mas podemos dizer que a história possui muitos plot twists e que outros personagens, como o ex namorado chamado Mizuno, ganham os holofotes em alguns momentos.

Toshiko Tomura é uma mulher que parece sempre estar em busca de desafios e é interessante como vemos uma pessoa do seu passado alertar o jornalista de que chegar perto demais dela pode ser fatal.

Esse aviso, que mais parecia uma ameaça, se revela como sendo um “conselho de amigo” depois de vermos do que a jovem é capaz. As situações sofrem bruscas alterações de um capítulo para o outro e vemos assassinos, empresários corruptos e outros tipos perigosos desfilarem nas páginas do mangá.

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (1)

Toshiko Tomura se envolve com um perigoso empresário no mangá O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka

As mais de 350 páginas da obra contam uma história magnética que mostra a metamorfose da jovem protagonista que se transforma em face das situações que vão aparecendo. Essa é uma história que dá muita abertura a interpretações e é difícil definir se alguns personagens atuam mais como vilões, vítimas das circunstâncias ou heróis.

É justamente essa complexa construção que torna a leitura de O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka magnética – e vale lembrar que essa obra incrível foi lançada entre 1970 e 1971, o que mostra o quanto o autor estava à frente do seu tempo.

O mangá me impressionou bastante e não consegui perceber nada que me incomodasse na leitura.

O ritmo narrativo é intenso, as construções de personagens são bem feitas, a trama se metamorfoseia de capítulo para capítulo e basicamente tudo pode mudar – tanto na protagonista quanto no cenário que está ao seu redor. Uma leitura perfeita que, ao lado de obras como Don Drácula e Adolf, mostra toda a versatilidade e genialidade de Tezuka.

Avaliação: Excelente!

Compre O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka clicando na capa abaixo! .

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade