Ultimato do Bacon

Adolf de Osamu Tezuka – O Ultimato

Em 13 de Dez de 2020 3 minutos de leitura
Adolf de Osamu Tezuka

Adolf de Osamu Tezuka é facilmente um dos melhores mangás, e HQs, de todos os tempos! O mestre japonês cria uma obra intensa, cheia de reviravoltas e passagens que ficam na cabeça do leitor durante muito tempo..Sabe aquele tipo de leitura que fazemos no automático? Sabe aquelas obras que não nos fazem refletir e não despertam emoção? A obra de Tezuka é o exato oposto disso!

Adolf de Osamu Tezuka foi originalmente lançado em 1996 (com o nome “Adolf Ni Tsugu”) e chegou ao Brasil em 2006 pelas mãos da Conrad (em 5 volumes). Em 2020 a obra ganhou uma nova e luxuosa versão em duas edições pela editora Pipoca e Nanquim com o nome “Recado a Adolf”.

Adolf de Osamu Tezuka O jovem Adolf Kauffman conhece Adolf Hitler no mangá Adolf de Osamu Tezuka

A Genialidade da Trama de Adolf de Osamu Tezuka

A história de Osamu Tezuka é cheia de nuances e de narrativas que vão se entrelaçando com o andamento da história. O mangaká domina tão bem a trama que muitos acontecimentos se desenvolvem sem que nós consigamos perceber o caminho que ele está seguindo. É uma verdadeira aula e não é a toa que está na nossa lista de melhores mangás publicados no Brasil!

A história começa nas Olimpíadas de 1936 com o personagem Sohei Toge. O ex-atleta e agora repórter  japonês está cobrindo o evento e aproveitando para visitar seu irmão Isao. As coisas logo começam a ficar estranhas quando Isao liga e pede para que o irmão pegue um documento que pode acabar com o nazismo e com Adolf Hitler. A partir desse ponto a visita do ex-atleta Sohei Toge a Alemanha vira um verdadeiro inferno com direito a assassinatos, sumiço de corpos, torturas na mão da Gestapo e muito mais.

Adolf de Osamu Tezuka Hitler comemora uma das medalhas alemãs no mangá Adolf de Osamu Tezuka

Enquanto Sohei Toge vive um inferno na Alemanha de Hitler, nós somos apresentados a dois importantes personagens: Adolf Camil e Adolf Kauffman. Os dois meninos são alemães e vivem na pequena cidade de Kobe. Apesar de terem a mesma nacionalidade e serem amigos, eles tem um problema grave que ainda não sabem: os pais de Camil são judeus e o pai de Kauffman é um importante membro do partido nazista. 

A amizade dos meninos logo começa a ser mal vista pelo pai de Adolf Kauffman, mesmo que a mãe, a japonesa Yukie, não veja problemas. A história de Sohei Toge e da cidade de Kobe se entrelaça conforme a história se desenvolve e o tal documento perigoso para o nazismo vai se movendo.

Adolf de Osamu Tezuka O pai de Adolf Kauffman está envolvido em conspirações nazistas  no mangá Adolf de Osamu Tezuka

Apesar de ter uma história alucinante, um ritmo intenso e falar de um tema relevante e interessante, acredito que não são esses fatores que tornam o mangá de Osamu Tezuka uma obra prima. O que faz essa obra especial é o desenvolvimento dos personagens no decorrer do tempo.

A transformação dos jovens Adolf Kauffman e Adolf Camil é uma das mais impressionantes que já vi nas HQs e Tezuka faz questão de mostrar como o ambiente e as influências externas podem transformar uma pura e inocente criança em algo realmente ruim.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

Para os leitores que não conhecem as obras de Osamu Tezuka, vale alertar para que vocês não deixem o traço simples e cartunesco te enganar. O pai do sucesso Astro Boy esconde tramas complexas, violentas e emocionantes por trás desse traço. Essa é só mais uma delas.

Fuja dos spoilers e compre esse mangá para ontem! Garanto que ele vai ficar muito tempo na sua cabeça…

Não deixe de conferir nossa lista de melhores mangás shoujo e nossa área dedicada aos mangás.

E se você curte o Deus do Mangá, não deixe de ver nossa lista com os melhores mangás de Osamu Tezuka.

 

.

Avaliação: Impecável!

Compre Adolf de Osamu Tezuka clicando na capa abaixo! 

Adolf de Osamu Tezuk

Adolf de Osamu Tezuk


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade