Ultimato do Bacon

O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry – O Ultimato

Em 1 de Ago de 2023 5 minutos de leitura
O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry - O Ultimato (2)

Um dos artistas mais importantes da história do Espírito-Que-Anda ganha uma compilação com os seus primeiros 3 anos à frente do personagem. O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry é uma publicação da Mythos Editora e traz 06 histórias completas de uma das duplas favoritas dos fãs do personagem.

Vale dizer que as tramas foram originalmente publicadas entre 1961 e 1964 e mesmo assim já apresentam um frescor diferente: os traços de Sy Barry parecem modernizar o herói enquanto os roteiros trazem um ritmo narrativo ágil mas que também é capaz de trazer profundidade para as tramas.

Se você é um leitor que não é muito “chegado” a histórias antigas por conta do ritmo e da inocência que elas trazem, esse é um material que recomendo mesmo assim – ele realmente parece a frente do seu tempo.

O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry tem incríveis 554 páginas em preto e branco em um luxuoso acabamento em capa dura. A edição traz ainda uma ótima matéria escrita por Glauco Cardoso (do canal Fantasma Brasil) que contextualiza a importância dessas histórias e da dupla Falk/Barry para o herói.

O Espírito-Que-Anda precisa resolver um mistério envolvendo uma ilha na HQ O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry

As tramas da HQ O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry

Essa publicação da Mythos Editora me surpreendeu porque não esperava uma mudança tão grande nas histórias – que realmente parecem mais modernas, vistosas e – me arrisco a dizer – adequadas para um novo público. Um dos grandes feitos das tramas contidas aqui é o fato de elas realmente conseguirem surpreender.

Narrativas mais antigas do herói, como a ótima O Tesouro do Fantasma de Lee Falk e Ray Moore (1941), entregam uma boa diversão e nos ajudam a conhecer mais o Espírito-Que-Anda mas é inegável que tanto na parte gráfica quanto na narrativa elas não são capazes de entregar grandes surpresas ou reviravoltas.

Esperava basicamente o mesmo das narrativas da HQ O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry e fui positivamente surpreendido por histórias densas com temáticas inusitadas e que são capazes de realmente entregar algo diferente.

Vamos falar um pouco sobre cada história abaixo, mas vale elogiar, já de saída, a modernização trazida pelo traço de Sy Barry: as cenas parecem mais fluídas e definidas e de alguma forma isso traz um ar heróico (talvez pelo estilo comics?) ainda mais latente para o Espírito-Que-Anda.

Os mistérios de um mercado de escravos clandestino são mostrados na HQ O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry

A primeira narrativa da edição se chama “O Mercado de Escravos de Mucar”. A obra começa mostrando um mercado ilegal de escravos que está funcionando em uma longínqua cidade. Um mascarado parece tocar o negócio com a permissão do soberano local. A história avança e volta a se passar em território do Espírito-Que-Anda.

Vemos que uma das prisões está tendo fugas massivas e frequentes e o diretor da mesma não parece disposto a receber ajuda ou a colaborar com investigações externas. Logo a Patrulha da Selva se envolve e vemos que as fugas do presídio e o mercado de escravos estão intimamente conectados… Uma narrativa surpreendente que bota o Fantasma em rota de colisão com um inimigo abominável!

A segunda trama se chama “A Epidemia” e mostra um problema de saúde reverberando na selva. Uma perigosa doença tropical está vitimando os nativos e logo vemos uma equipe vir de longe para tentar conter o problema. Entre os membros do time temos Diana Palmer – o grande amor do Fantasma.

A história se desenrola mostrando o reencontro dos “pombinhos” e trazendo um grave perigo: alguns feiticeiros e curandeiros tribais não aceitam a ajuda externa e entendem que os forasteiros médicos diminuem seu poder. Muita “malandragem” é exigida do Espírito-Que-Anda que precisa lidar com os feiticeiros sem desrespeitar as crenças das tribos.

O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry - O Ultimato (5)

O potente soco do Espírito-Que-Anda aparece muitas vezes nas histórias da dupla Lee Falk e Sy Barry

A terceira narrativa da edição, “Os Ratos do Porto”, mostra o Fantasma tendo que lidar com gangsters que querem vender “proteção” para os negócios locais. Com isso o preço dos produtos dobra e os nativos começam a sofrer o impacto econômico da ação do tal grupo. Essa trama é mais física e aqui vemos o vigor do Espírito-Que-Anda ser posto à prova em muitas cenas de ação que se passam no porto e no mar. A arte de Sy Barry impressiona demais nessas cenas de muito movimento.

“O Embaixador Misterioso”, a quarta história da edição, mostra o surgimento de uma nova nação. O governante eleito é o Dr. Luaga – um dos médicos que voltou à selva para conter uma epidemia em uma história anterior deste volume (falamos dela acima). Infelizmente o novo Premiê está sendo impedido de assumir seu cargo por conta de um feroz e sanguinário ditador chamado General Bababu.

Sem poder fazer muito e querendo evitar uma guerra prolongada, a ONU nomeia um misterioso embaixador que se diz capaz de resolver o problema.. O Fantasma surge nessa história como uma força que deve gerar equilíbrio entre Bababu e Luaga. O bacana é que apesar de termos muitas cenas de ação, o nosso herói cede o protagonismo da narrativa para o Dr Luaga e no fim das contas é ele o responsável por opor (inclusive fisicamente) o feroz Bababu. Narrativa bem inventiva e com uma resolução surpreendente!

O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry - O Ultimato (6)

Uma ilha inabitada ganha o protagonismo em uma das histórias da HQ O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry

A penúltima história desse volume traz uma trama cheia de mistérios envolvendo uma ilha inabitada. “O Mistério da Ilha dos Cães” mostra o Fantasma investigando uma ilha que começou a causar problemas após se mostrar “fortificada demais para um local que não tem ninguém”. Artilharia antiaérea, metralhadoras, cercas, alto falantes potentes.

O que estaria acontecendo no local? A investigação do herói, que obviamente é recheada de ação, mostra perigos maiores do que o esperado. Vale dizer que essa história envolve também a Patrulha da Selva e é sempre divertido ver os corajosos patrulheiros “encucados” com a identidade de seu misterioso comandante.

A edição fecha com “O Tamboreiro dos Timpenini”. A trama coloca o Fantasma em rota de colisão com o tamboreiro de uma antiga tribo maligna que foi destruída. O personagem é capaz de hipnotizar os ouvintes de sua música com um tambor especial e usa esse conhecimento para trazer uma nova guerra para a selva do Fantasma. Uma história bem movimentada que exige abordagens diferentes do nosso herói!

O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry - O Ultimato (1)

Muitas cenas de ação esperam pelo leitor nas histórias do Fantasma da dupla Lee Falk e Sy Barry

O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias de Lee Falk e Sy Barry é uma leitura divertida, surpreendente e marcante – especialmente para os fãs do Espírito-Que-Anda.

O traço cheio de movimento e aventuresco de Barry se une a roteiros inspirados e totalmente diferentes um dos outros de Lee Falk e com isso temos mais de 500 páginas marcantes. Honestamente, uma das melhores leituras que já fiz do Fantasma e é aquele tipo de publicação que pode ser recomendado para novos leitores ou fãs mais antigos.

Quer conhecer outras grandes histórias do Espírito-Que-Anda? Confira nossos reviews de O Fantasma por Jim Aparo (1969-1970), O Fantasma O Espírito de Nat Turner de Claes Reimerthi e Kari Leppänen e O Fantasma: Em Busca da Cidade Perdida de Peter David e Sal Velluto

Avaliação: Excelente!

Compre O Fantasma Omnibus Os Ratos do Porto e Outras Histórias Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade