Ultimato do Bacon

Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet – O Ultimato

Em 5 de Abr de 2021 4 minutos de leitura
Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet

A HQ espanhola Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet é considerada por muitos um dos grandes clássicos europeus da década de 80. Uma HQ adulta que se passa no futuro e trata de temas pesados como traição, assassinato, sexo e violência em grande escala. 

A HQ, que nunca havia sido publicada de maneira completa no Brasil, foi relançada na Espanha em 1997 em oito volumes que compilaram, na íntegra, a série oitentista.

A HQ chegou ao nosso país, finalmente, pelas mãos da editora Figura que em 2020 lançou uma edição com mais de 170 páginas que traz a série completa! 

Kraken de Antonio Segura e Jordi BernetA HQ  Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet se passa nos esgotos da cidade de Metropol

.

As Muitas Tramas da HQ Espanhola Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet

É legal contextualizarmos o leitor sobre o tipo de obra que ele terá em mãos caso opte por embarcar nas páginas de Kraken. A série possui 19 histórias curtas – uma média de 7 páginas – que nos apresentam diversas tramas que se passam com os Krakeneiros: uma divisão da polícia da cidade de Metropol que se ocupa de patrulhar os esgotos para dar fim aos diversos crimes que se passam no gigantesco local e.. para acabar com o Kraken (um ser que foi visto poucas vezes mas que causa um estrago grande por onde passa). 

A série tem sim algum nível de interligação entre os contos mas, de uma maneira geral, cada trama funciona de forma independente. Se a ideia de uma polícia do esgoto que combate um ser mitológico que foi visto poucas vezes te chama a atenção, posso te dizer que a profundidade das tramas de 7 páginas são simplesmente assustadoras!

Antonio Segura e Jordi Bernet conseguiram colocar nas páginas da série um volume grande de críticas sociais ao comportamento humano. Tudo isso de forma muito orgânica e recheada de cenas de ação, violência e algumas com teor sexual.

Kraken de Antonio Segura e Jordi BernetO Krakeneiro Dante é o personagem principal de Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet
.

É através dos olhos do tenente Dante que o leitor conhece mais sobre os esgotos de Metropol. Aprendemos que os esgotos são gigantescos e acabam sendo o último recurso de moradia de pessoas excluídas pela sociedade.

Também fica claro que é um local muito visado pelos criminosos por conta de sua extensão e de seus labirintos que acabam tornando uma fuga mais provável.

Dante é acionado para responder a diversos tipos de chamados. Fugas de bandidos, sequestro, briga de gangues e, obviamente, avistamentos do Kraken.

As histórias sempre surpreendem por quebrar padrões (vale lembrar que estamos na década de 80): belas mulheres são foras da lei sem remorso ou piedade, comandantes e figuras de autoridade se corrompem, policiais admirados e respeitados podem não ser tão admiráveis quanto parecem e até o salário dos policiais é tema de debate direto ou indireto em 2 contos! Esqueça finais felizes e sorridentes, eles não tem muito espaço nas páginas da HQ Kraken.

Além do domínio impressionante da narrativa gráfica apresentado pela dupla Antonio Segura e Jordi Bernet (nem vou mencionar a bela arte!), a forma como temáticas mais adultas são trabalhadas faz com que o leitor salte da cadeira em alguns momentos. Queria destacar três contos que, para mim, são os mais impressionantes:

1- Operação Isca Gelada: Nesse conto vemos Dante e seu time sendo obrigados a utilizar corpos congelados e com rastreadores para tentar prender o Kraken. A ideia é simples: o monstro se alimenta e com o rastreador na barriga fica fácil persegui-lo. O problema é que o time não contava que uma bela defunta fosse chamar a atenção de um morador do esgoto que está desatualizado nas notícias… 

2- Brincadeira de Meninas: Nessa história Dante precisa ajudar a obstinada Sargento que quer descobrir o mistério de fetos humanos que estão aparecendo em quantidade no esgoto. A justificativa para o mistério e o fim da narrativa fazem dessa – para mim – a melhor história da série.

3- Querido Embaixador: Um embaixador famoso é capturado por sequestradores junto com a sua secretária. O bando se dirige até o esgoto e pede pelo resgate. O time de Dante entra em ação e o que parecia um simples sequestro por dinheiro se torna – rapidamente – um retrato da crueldade e do cinismo do ser humano. 

Temos diversas outras tramas interessantes no repertório da série que ainda fala de deserção, trabalho burocrático, sanidade mental, corrupção e até religião – em uma trama que também é incrível e mostra um sacerdote que se coloca em rota de colisão com o monstro Kraken

Kraken de Antonio Segura e Jordi BernetSequências angustiantes povoam as páginas da HQ Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet

A realidade é que a série Kraken não possui uma única história ruim. Todas as tramas marcam e o clima mistura elementos de suspense, terror e humor negro com frequência. O jeito desconfiado e turrão de Dante também abrilhanta as narrativas que apresentam – de maneira constante – bons personagens.

Honestamente? Uma das séries mais impressionantes e divertidas que eu já tive o prazer de ler. Com uma pegada pulp que traz histórias curtas que atingem o leitor com um “soco no estômago”, Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet é uma excelente opção para quem busca algo diferente e com narrativas potentes!

Quer conhecer outras HQ´s incríveis? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC, Melhores HQs da Marvel e Melhores HQ´s de Vampiro! E não deixe de conferir nossa lista de 20 quadrinistas brasileiros que você precisa conhecer..

Avaliação: Excelente!

Compre Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet clicando na capa abaixo! 

Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade