Os anos 80 voltaram com tudo e os fãs de histórias da época tem na HQ Knock Me Out de Felipe Folgosi mais uma leitura que vai fazer a nostalgia bater pesado! A HQ mistura elementos de filmes clássicos como “Rocky”, “Karate Kid” e outros para criar uma aventura original que nos deixa vidrados do começo ao fim.

Lançada em 2020, a HQ de Folgosi foi financiada no Catarse e traz a aventura de Tom Rocco completa em 144 páginas coloridas. Vale lembrar que Folgosi possui outras obras marcantes como Comunhão, Um Outro Dia e a trilogia Aurora.

.

Knock Me Out de Felipe FolgosiTorneios de Jiu-Jitsu em uma Los Angeles dos Anos 80 é o grande mote da HQ Knock Me Out de Felipe Folgosi

.

A trama da HQ Knock Me Out de Felipe Folgosi

.

É importante começar dizendo que Knock Me Out é, na minha opinião, a melhor HQ do roteirista Felipe Folgosi. É impressionante como os cuidados tomados na criação da obra fazem diferença e conseguem tirar a HQ do lugar comum – mesmo que a premissa da história não seja das mais originais.

Um detalhe que mostra bem isso é a trilha sonora: Folgosi coloca uma pequena fita cassete com um número em diversas páginas, basta entrar na playlist da HQ (no Spotify) e ir ouvindo as músicas sugeridas. Isso acrescenta bastante na experiência de leitura! Ouça nosso podcast aqui e confira o autor falando dessa trilha sonora.

A história acompanha o lutador de jiu jitsu brasileiro Tom Rocco. O personagem vive em Los Angeles fazendo entregas em um restaurante e luta em torneios pequenos e “undergrounds” nas horas vagas. A trama se desenvolve mostrando o lutador como um prodígio e sendo seduzido por um grande empresário que é detentor do maior torneio da categoria – torneio que seu mestre Renzo é terminantemente contra. 

.

Knock Me Out de Felipe FolgosiTom Rocco (de vermelho) é um exímio lutador e o grande protagonista da HQ Knock Me Out de Felipe Folgosi

.

A história, que segue fielmente os roteiros de filmes de luta dos anos 80, acrescenta elementos realmente interessantes quando estabelece que Tom é também um pintor (e dos bons!) e mostra ele se apaixonando pela médica Natalie Andersen – que é contra o violento mundo das lutas.

Esses dois elementos levam a HQ por caminhos diferentes do habitual e criam mais dramas na vida de Tom Rocco, que passa a ter que escolher entre o mundo da luta (seja ele “underground” ou não) e a médica.

.

Knock Me Out de Felipe Folgosi - O Ultimato 1

.

Outro ponto da HQ no qual Folgosi acerta em cheio é a construção dos personagens. O autor vai, aos poucos, mostrando o passado do protagonista ao mesmo tempo que adiciona mais camadas na construção do passado de Natalie.

Tudo é extremamente bem feito e bem explicado, o que torna a trama extremamente envolvente. Vale elogiar também a arte de Henrique Pereira que encaixa muito bem com a temática!

.

Knock Me Out de Felipe FolgosiAs sequências de luta são muito bem pensadas na HQ Knock Me Out de Felipe Folgosi

.

No fim das contas, Knock Me Out de Felipe Folgosi é uma HQ que apela (no bom sentido) para a nostalgia para criar uma boa trama com protagonistas bem construídos e desenvolvidos. A leitura é dinâmica, rápida e a atenção de Folgosi aos detalhes impressiona.

Repito que, na minha opinião, é a melhor HQ do autor e não fica devendo em nada a tramas de luta dos anos 80 sabendo dosar bem romance, drama e ação (as sequências de ação realmente ficaram muito boas!). Se você é fã dos grandes clássicos de luta, essa HQ é uma excelente pedida!

Quer conhecer mais HQ´s Brasileiras? Confira nossa lista sobre grandes quadrinistas nacionais e não deixe de conferir as entrevistas do nosso canal de Youtube – o Sobrecapa!

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: