Ultimato do Bacon

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 – O Ultimato

Em 28 de Jul de 2023 5 minutos de leitura

Os primórdios do mantenedor da lei mais durão de Mega City Um são o tema da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 da Mythos Editora! A coleção, que republica as histórias de Dredd em ordem cronológica, traz nomes como Pat Mills e John Wagner no roteiro enquanto Brian Bolland, Dave Gibbons, Ron Smith e outros comandam a arte!

Se Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 traz histórias mais curtas e apenas uma narrativa mais longa (a guerra entre robôs e humanos), o Vol.2 da coleção muda drasticamente esse padrão e aqui temos basicamente duas grandes sagas que ocupam a maioria das mais de 300 páginas da HQ: “A Terra Maldita” e “O Dia em Que a Lei Morreu”. É seguro dizer que essas narrativas envelheceram bem e são capazes de entreter até leitores que não estão habituados com contos antigos do Juiz Dredd.

Dica para o leitor: Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 traz tramas fechadas que independem do volume 1. Se numeração é algo que não te preocupa e você não tem muita curiosidade em conhecer as primeirissimas histórias de Dredd e está buscando apenas boas histórias, digo sem medo que essa edição sobe o nível e traz tramas mais robustas, interessantes e bem desenvolvidas.

Os cidadãos de Mega City Um enfrentam muitos desafios na HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2

As Tramas da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2

Prepare-se para ver duas grandes narrativas dos primórdios do Juiz Dredd. As duas longas histórias principais que dominam a HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 trazem problemas e situações bem diferentes para o nosso protagonista resolver. Vale dizer que elas são extremamente bem desenvolvidas e executadas com um ritmo narrativo acelerado – sempre temos algo acontecendo.

Em  “A Terra Maldita”, primeira grande história desse encadernado, Dredd precisa deixar o conforto de Mega City Um para ajudar os habitantes de Mega City Dois levando uma vacina que é a última esperança para conter um vírus brutal que deixa as pessoas irracionais.

O problema é que para chegar na cidade irmã o personagem precisa atravessar a temida e perigosa Terra Maldita. Ao lado do motoqueiro punk Spikes Harvey, de outros juízes e de robôs, Dredd parte com sua comitiva pelo inóspito local.

Essa saga tem uma estrutura de road trip e basicamente vemos a comitiva de Dredd enfrentando um problema atrás do outro conforme avança pela Terra Maldita. O protagonista não consegue ver injustiças e isso potencializa os problemas que são enfrentados.

Desde cidadãos revoltados até cidades corruptas e monstros irracionais, a jornada de Dredd é simplesmente recheada de perigos e surpresas. O interessante é que os autores Pat Mills, John Wagner e Chris Lowder aproveitam o “passeio” para nos contar mais sobre a origem desse perigoso local e com isso ficamos sabendo mais sobre o mundo “estranho” de Dredd.

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 (3)

Paisagens conhecidas aparecem bem modificadas na saga “Terra Maldita” na HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2

Apesar de ter essa estrutura de “vilão do local”, a saga da “Terra Maldita” não cai na mesmice em momento nenhum e isso se deve a ótima construção dos vilões e ao fato deles serem totalmente diferentes um dos outros. Para ilustrar, vale lembrar de duas passagens marcantes. Na primeira vemos Dredd tendo que lidar com uma versão corrupta da cidade de Las Vegas.

A estrutura de poder da cidade tem seus próprios juízes e tudo gira em torno do jogo. Dredd não consegue ficar alheio às injustiças que o sistema da cidade produz (sem contar que ver o símbolo dos juízes corrompido também não ajuda) e logo entra em rota de colisão com os líderes do local.

A segunda passagem marcante está ligada a um confronto com um sanguinária dinossauro. Se você acha que essa passagem é simplesmente “pancadaria e cenas de ação”, digo com satisfação que você está totalmente errado.

O oponente de Dredd é mal e tem uma estruturada história de origem – que de alguma forma está ligada à ganância humana. Essa passagem é simplesmente espetacular e é claro que gera bons diálogos e cenas dantescas!

Além de toda essa “correria”, vale dizer que Dredd está muito bem acompanhado na sua viagem para salvar Mega City Dois. O motoqueiro punk Spikes Harvey é um bom personagem e contrasta bem com Dredd. Ele mostra que é muito mais do que um transgressor que foi obrigado a ajudar por uma redução de pena.

O Alienígena Pinça é outro que marca a leitura com sua trágica história e seus poderes estranhos (não vou dar spoilers mas é um dos coadjuvantes mais interessantes que já vi nas HQs de Dredd). Os dois têm muita química com Dredd e ajudam a viagem a ganhar contornos únicos.

Uma ótima saga que por si só já valeria o encadernado!

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 (2)

A comitiva de Dredd é atacada na HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2

Após uma tremenda viagem era de se esperar que Dredd fosse capaz de desfrutar de um ótimo descanso, certo? Infelizmente para o protagonista a saga que começa logo após “Terra Maldita” é tão frenética quanto sua antecessora e me arrisco a dizer que ela é mais desafiadora para o Juiz mais durão de Mega City Um.

“O Dia em Que a Lei Morreu” mostra um novo Juíz-Chefe assumindo o comando da lei na megacidade. Esse movimento natural de sucessão se torna problemático porque o novo líder, o Juíz Cal, é simplesmente louco e corrupto.

A narrativa não esconde do leitor a natureza do opositor de Dredd e o que nenhum de nós esperava é o quão louco o novo Juiz-Chefe é. Aqui o nosso protagonista precisa opor o próprio sistema que defende para tentar salvá-lo.

O Juíz mais durão de Mega City Um é caçado pelos seus próprios companheiros que continuam seguindo fielmente o sistema – mesmo que ele esteja nas mãos de um líder tirano, louco e completamente narcisista. O Juíz Cal parece uma mistura de Lex Luthor com Coringa e sua personalidade se alterna entre ser capaz de bolar grandes planos e dar ordens que são, no mínimo, ridículas.

“O Dia em Que a Lei Morreu” é uma trama bem diferente das anteriores e o campo de batalha é a cidade inteira. Me arrisco a dizer que é a primeira vez que vemos os cidadãos da megacidade participarem ativamente da história tentando opor o sistema estabelecido por ele estar passando dos limites.

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 A

Dredd sofre com alucinações na Terra Maldita na HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2

Desde o primeiro volume da coleção da Mythos Editora já fica claro que as primeiras histórias do Juíz Dredd são recheadas de boas ideias e críticas inteligentes. Em Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 começamos a ver essas boas ideias sendo executadas de forma mais complexa e profunda.

Além dos roteiros mais rebuscados e afiados, vale dizer que a arte está deslumbrante e todas as passagens feitas por Brian Bolland impressionam (mesmo estando no meio de nomes tão bons). A HQ ainda tem duas ou três histórias curtinhas que são interessantes mas acabam perdendo o brilho quando comparadas com essas excelentes longas sagas que são apresentadas no encadernado.

 Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 é uma leitura inteligente, interessante e ácida que é capaz de te fazer virar fã de Dredd (caso você ainda não seja, seu vagal!) por apresentar um personagem mais bem construído e cheio de camadas que é capaz de tudo pela lei e pela ordem! Simplesmente impecável!

Quer mais histórias do Juiz Dredd? Confira nossos reviews sobre Juiz Dredd Mega City Zero, Juiz Dredd Origens de John Wagner e Juiz Dredd A Guerra do Apocalipse (1981-1982)

Avaliação: Excelente!

Compre Juiz Dredd Os Casos Completos vol.2 Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade