Ultimato do Bacon

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 – O Ultimato

Em 23 de Set de 2022 4 minutos de leitura
Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 - O Ultimato (5)

Os fãs do Juiz mais durão de Mega City 1 podem comemorar a chegada da edição Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 da Mythos Editora. A obra compila as primeiras aventuras do personagem e traz nomes como John Wagner e Pat Mills cuidando dos roteiros enquanto grandes desenhistas como Carlos Ezquerra, Ian Gibson e Brian Bolland ficam a cargo da arte.

A edição de mais de 300 páginas em preto e branco traz todo tipo de histórias do personagem e é ótimo para que os novos leitores vejam a diversidade de narrativas que o Juiz Dredd proporciona em suas tramas.

Temos guerras contra robôs, clones em busca de vingança, disputas com carros assassinos, patrulhamento em cidades lunares e – é claro – os crimes de rua. Todos sempre severamente punidos por Dredd.

Dica para o leitor: O Juiz Dredd foi criado originalmente em 1977 por John Wagner e Carlos Ezquerra. As histórias apresentadas em Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 são dessa época e podemos dizer que são histórias bem impactantes – apesar de serem mais simplistas em sua grande maioria.

O formato de contos curtos faz com que elas tenham um ritmo narrativo acelerado e em alguns casos vemos tramas que se estendem por vários contos. Importante salientar isso para que você leitor saiba o que esperar dessa leitura!

Quer mais histórias do Juiz Dredd? Confira nossos reviews sobre Juiz Dredd Mega City Zero e Juiz Dredd Origens de John Wagner.

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 - O Ultimato (1)

Dredd se posiciona contra os robôs em uma das tramas da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1

As Tramas da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1

Os leitores que se aventurarem na edição Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 vão ficar espantados com a incrível variedade que as histórias contadas apresentam.

Os temas são muito diferentes e isso acaba contribuindo para a leitura – a sensação de novo é constante por mais que o tema seja sempre o mesmo: Dredd fazendo com que a lei seja cumprida.

As histórias do Juiz apresentam, não raramente, uma pegada meio “tragicômica” e não é incomum vermos Dredd fazendo trocadilhos e piadinhas com os vagais que cruzam seu caminho.

Esse ar meio tragicômico se faz mais presente quando os dois ajudantes de Dredd, o carismático e dramático Robô Walter e a cuidadora da casa Maria, estão em cena.

O jeito mais doce deles contrasta demais com o mundo de crimes que as tramas apresentam e me arrisco a dizer que são os dois únicos personagens “sãos” que aparecem na obra – por mais que eles tenham seus deslizes.

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 - O Ultimato (3)

Uma máquina que altera faces é usada por bandidos em uma das tramas da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1

Para quem gosta de contos curtos, a edição apresenta muitos que acabam sendo memoráveis. Destaco dois: 

Em “O Novo Você” vemos um bandido que altera seu rosto para passar despercebido por Dredd mas sua vontade de “se gabar” acaba colocando tudo a perder.

A tal máquina de mudar faces também retorna em um outro excelente conto (presente na edição) que mostra três ladrões usando faces de comediantes do século 20 para roubar bancos. Essas duas histórias representam o que temos de melhor no sentido de histórias de roubos “comuns” do personagem!

Já o conto “É a Guerra”, presente mais para o final da edição, mostra uma outra faceta das histórias de Dredd. Essa é uma narrativa mais complexa que coloca Dredd no meio de uma guerra lunar entre EUA e os soldados das Sov-cidades.

A trama mostra como funcionam as guerras no futuro e deixa claro que tudo acaba virando um entretenimento. Vale dizer que a edição ainda apresenta a história de Rico, o irmão-clone corrupto de Juiz Dredd (ele foi inclusive representado no filme “O Juiz” de 1995 onde Stallone fez o papel de Dredd e Armand Assante interpretou Rico).

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 - O Ultimato (4)

Dredd discute com o advogado de três vagais na HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1

O interessante é que temos, além dos contos curtos (que são maioria), histórias que se estendem por várias edições e acabam criando narrativas maiores (não necessariamente mais complexas). Acho que o melhor exemplo é a guerra entre robôs e humanos.

A trama apresenta robôs que começam a agredir e matar humanos e a partir disso se inicia uma revolução. Me-Chame-de-Kenneth é o robô líder e ele tem alguns embates com os juízes antes de chegarmos ao fim da sua história.

É aqui que o robô ajudante Walter aparece e começa a ganhar destaque com seu jeito “grudento” e divertido. O personagem ficou tão popular que chegou a ter histórias solo (algumas presentes na edição da Mythos).

Além dessa saga, vale destacar também a fase na qual Dredd fica na lua. Ele vai para Luna-1 e é responsável pela manutenção da ordem. Luna-1 parece uma versão futurista do faroeste e isso rende muitos contos curtos interessantes e divertidos que acabam tendo uma atmosfera completamente diferente dos de Mega-City 1.

Um deles, inclusive, é sobre um carro assassino que tem a inteligência emocional de uma criança de 5-6 anos.

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 - O Ultimato (2)

O clone-irmão de Dredd volta para se vingar em um dos contos da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1

Os leitores que buscam histórias mais complexas sobre o universo do Juiz Dredd podem se decepcionar com o conteúdo da HQ Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1.

O que temos aqui são as narrativas que servem de fundação para o personagem e toda a construção da sua mitologia está visivelmente em evolução neste volume. Aqueles que estiverem dispostos a embarcar em tramas mais simples vão se divertir com casos inusitados e com a construção do universo que gira ao redor do Juiz mais durão de Mega-City.

Confesso que nunca havia lido essas histórias mas esperava encontrar uma leitura arrastada e pouco convidativa em alguns momentos por conta da passagem do tempo.

Para minha surpresa, e vale destacar que adoro contos curtos, a obra ainda funciona muito bem como entretenimento e como uma porta de entrada para o mundo do Juiz Dredd!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 clicando na capa abaixo! .

Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1 Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade