Ultimato do Bacon

Juiz Dredd Origens de John Wagner – O Ultimato

Em 1 de Jun de 2022 3 minutos de leitura
Juiz Dredd Origens de John Wagner (1)

Se você é fã do Juiz durão que atua em Mega City 1 e foi criado por John Wagner e Carlos Ezquerra em 1977 mas não faz ideia de por onde começar a entender mais desse mundo, posso te dizer com satisfação que Juiz Dredd Origens de John Wagner (com arte de Carlos Ezquerra e Kev Walker) é um excelente ponto de partida.

Essa não é, nem de longe, a melhor história de Dredd e nem a que mais possui elementos clássicos, mas ela é uma trama que conta como os EUA que conhecemos hoje se transformou em um país dividido em mega cidades que são cercadas de desertos radioativos cheio de mutantes!

A HQ Juiz Dredd Origens de John Wagner foi originalmente lançada na lendária publicação britânica 2000AD e chegou ao Brasil em 2013 pela Mythos em um encadernado capa dura que compila toda a história de origem de Mega City 1, dos juízes e do próprio Dredd.

Dica para o leitor: Conheça a versão do Juiz Dredd da IDW no nosso review de Juiz Dredd Mega City Zero.

Juiz Dredd Origens de John Wagner (2)

O juiz mais famoso de Mega City 1 precisa lidar com um caso que remete a fundação do regime atual na HQ  Juiz Dredd Origens de John Wagner

A trama da HQ  Juiz Dredd Origens de John Wagner

Prepare-se para encontrar um Juiz Dredd que já passou por muita coisa e já não está no seu auge. O personagem que encontramos nessa obra é mais velho e experiente e ganhou grande fama dentro de Mega City 1 por conta de sua atuação feroz e impecável.

O personagem, que é um clone do fundador do regime de Juízes (o Juiz Fargo), logo se vê envolvido em um mistério que trata de mutantes que adentraram a cidade ilegalmente para realizar uma missão clandestina. Esses mutantes logo começam a causar um grande tumulto e a trama logo se transforma em uma grande história de perseguição.

A verdadeira história começa após essa perseguição. Os mutantes precisavam entregar um recado para os juízes: o corpo do seu fundador, Juiz Fargo, foi roubado e um grupo de fora da cidade quer uma grande quantia de dinheiro para devolver o corpo aos mantenedores da lei e da ordem.

A trama, que parece simples nesse primeiro momento, logo se torna mais complexa quando Dredd vai revelando aos juízes que o acompanham na viagem de resgate a história de Fargo e da própria Mega City 1.

Origens Juiz Dredd Origens de John Wagner (3)Juiz Dredd Origens de John Wagner (3)

Dredd enfrenta muitos desafios na HQ Juiz Dredd Origens de John Wagner

A trama se desenvolve mostrando o que aconteceu com o sistema político tradicional dos EUA, como o mundo foi mergulhado em uma grande guerra por conta de um presidente louco (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, né?) e como a alta criminalidade acabou criando o cenário perfeito para a ascensão de um sistema mais extremista como é o caso dos juízes de rua.

Tudo isso vai sendo mostrado em flashbacks enquanto vemos o grupo liderado por Dredd avançar cada vez mais na “Terra Maldita” abarrotada de mutantes.

Se você nunca leu nada do Juíz Dredd é possível que o começo da HQ te deixe “levemente perdido”, afinal ele cita confrontos com seu irmão clone (Rico) e outros eventos que fazem parte da sua história.

Mas se você, novo leitor, ignorar essas citações no começo, vai perceber que todas elas são explicadas e que a HQ dá um panorama completo do personagem e sua história. Por isso, volto a afirmar que essa HQ é um excelente ponto de partida para novos leitores!

Juiz Dredd Origens de John Wagner (1)

O jovem Dredd inicia na academia de juízes ao lado de seu irmão Rico na HQ Juiz Dredd Origens de John Wagner

Apesar de ter um roteiro realmente interessante e recheado de reviravoltas e ação, a HQ Juiz Dredd Origens de John Wagner passa longe de ser um dos melhores trabalhos do autor com o personagem! O principal problema é o ritmo que ora é muito acelerado e ora é muito lento.

Algumas “distrações” no meio do caminho (como a história de uma família de mutantes que busca “limpar” seus genes) também parecem bem dispensáveis. Nada que torne a experiência ruim, mas dada a importância do plot e a genialidade do argumento confesso que esperava mais da execução em alguns pontos.

Juiz Dredd Origens de John Wagner é a HQ perfeita para quem nunca leu nada do Juiz Dredd e quer conhecer mais sobre esse futuro distópico insano no qual ele vive. Para os leitores mais antigos, a HQ preenche lacunas e nos ajuda a entender como é possível sair de um cenário como o nosso para algo completamente diferente.

O vilão da HQ é uma ótima surpresa e o desfecho da história é satisfatório e bem dentro do que esperamos de um história que tem Dredd como protagonista.

Uma boa oportunidade para iniciar sua jornada em Mega City 1!

Avaliação: Bom!

Compre Juiz Dredd Origens de John Wagner clicando na capa abaixo! .

Juiz Dredd Origens de John Wagner (1)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor 1

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor

1 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade