Ultimato do Bacon

Conheça a Ilha das Aranhas

Em 6 de Mai de 2020 3 minutos de leitura

A primeira grande saga de Dan Slott no comando da mensal do Homem-Aranha foi A Ilha das Aranhas. A saga de Slott, que envolveu todos os títulos do Cabeça-de-Teia, mostrou Nova York enfrentando uma ameaça sem precedentes trazida por um antigo inimigo do herói.

A Ilha das Aranhas, originalmente chamada de Spider-Island, foi publicada no Brasil em 2013 na revista Homem-Aranha #133 – #135 e teve seus tie-ins publicados em A Teia do Homem-Aranha #17 – ambas as publicações da Panini Comics. Nos EUA a saga começou a ser publicada em 2011 na edição The Amazing Spider-Man #666 e terminou no número #673 em 2012.

Ilha das Aranhas, a saga de Dan Slott, trouxe muitos personagens com poderes aracnídeos.

A Trama de Ilha das Aranhas de Dan Slott

O que torna o Homem-Aranha especial? Essa é a pergunta que permeia toda a saga da A Ilha das Aranhas. E a resposta é dada pela, até então, ex-namorada Mary Jane. Essa questão é super relevante porque a saga mostra que, de uma hora para a outra, toda Nova York ganhou poderes aracnídeos. Em um cenário onde seus poderes são comuns, entender como ajudar é a grande pergunta que o Amigão da Vizinhança se faz.

Em uma jogada de mestre, Peter decide revelar que também “ganhou” poderes aracnídeos e usa sua influência para tentar fazer com que o cidadão comum faça a coisa certa com seus novos poderes.

Infelizmente para o herói essa revelação faz com que sua então namorada, Carlie Cooper, entenda que Peter pode não ser só um cientista comum… É muito bacana ver Peter sem a máscara servindo de exemplo para diversos cidadãos comuns que buscam ajudar! Mais legal ainda é ver o Anti-Venom tendo um papel de destaque para parar os planos do misterioso vilão. E é aí que entra mais uma pergunta relevante na saga: o cidadão comum quer abrir mão de seus poderes aranha?

A Ilha das Aranhas obriga Peter a aprender Kung-Fu e criar o “Estilo da Aranha” nas HQs da Marvel Comics.

Quando o Homem-Aranha parecia finalmente estar dominando a situação e levando alguma normalidade à Nova York, a transformação dos cidadãos entra em uma nova fase com vários deles se transformando em perigosas e agressivas aranhas gigantes (ahh, agora vocês querem abrir mão dos poderes, né?). A situação obriga os heróis a acelerarem a busca pelos vilões (e pela cura) por trás da A Ilha das Aranhas enquanto tentam controlar os recém transformados.

A saga em si se desenrola de maneira bem previsível a partir desse ponto. Os vilões se revelam e o Homem-Aranha consegue reverter a transformação da cidade (você já esperava por isso certo?).

De uma maneira geral a saga não gera grandes consequências a não ser pela mudança no relacionamento amoroso de Peter com Carlie Cooper. O que torna a A Ilha das Aranhas uma leitura válida é a forma como o Cabeça-de-Teia se questiona em um cenário onde todos têm os mesmos poderes que ele. A dúvida e as ações de Peter fazem diferença e ele entende que não são os poderes que tornam ele especial. Piegas? Sem dúvida, mas ainda sim emocionante!

Sim! O prefeito de Nova Yok, J.J. Jameson, também ganha poderes na A Ilha das Aranhas de Dan Slott

A Ilha das Aranhas é uma saga pouco memorável que marca o primeiro grande evento da fase de Dan Slott no título do Homem-Aranha. Apesar de sua previsibilidade, a saga rende bons momentos como a transformação de J.J Jameson e Mary Jane (que luta lado a lado com seu antigo namorado).

Os fãs do Aranha que não conhecem a saga vão gostar de ver o herói se destacando em meio ao mar de “homens-aranha” que, subitamente, passam a habitar a cidade!

Quer conhecer outras HQ´s do Cabeça de Teia? Confira nossas matérias sobre Homem-Aranha História de Vida, Homem-Aranha Tormento e Planeta dos Simbiontes!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 13 de mar de 2020. Atualizado em 06 de maio de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade