Homem-Aranha Tormento é o início do trabalho de roteiro de McFarlane.A década de 90 trouxe a ascensão de um novo grande desenhista no mundo dos quadrinhos: Todd McFarlane. O desenhista canadense ganhou grande fama ao desenhar o Homem-Aranha em histórias que traziam, por exemplo, a primeira aparição de Venom – ele também é conhecido por ser o criador do Spawn e por animar alguns clipes famosos de rock como “Do The Evolution” da banda Pearl Jam.

Homem-Aranha Tormento(Torment) foi a saga de estréia de McFarlane como roteirista do Teioso – conquistado pelo desenhista após comandar com primor (durante dois anos) a parte artística da principal revista do personagem: “Amazing Spider-Man”. A revista “Spider-Man” foi criada e entregue para que o desenhista pudesse se aventurar nos roteiros e criar histórias 100% originais.

Homem-Aranha Tormento chegou às bancas norte americanas em 1990 e durou 5 edições – “Spider-Man” #1- #5 – escrita e desenhada por Todd McFarlane. Aqui no Brasil, a saga foi publicada pela editora Abril em uma minissérie em duas partes “O Homem-Aranha: Tormento” #1-2. Já a Panini Comics publicou a saga em 2007 na edição “Homem-Aranha: Grandes Desafios” #2 e em 2013 na edição única “Homem-Aranha: Tormento”. A saga ainda foi publicada em terras brazucas pela Salvat em 2017 na edição “A Coleção Definitiva do Homem-Aranha” #7

Homem-Aranha Tormento - O Ultimato 1

Homem-Aranha é levado ao limite na Saga Tormento de Todd McFarlane

O Ritmo alucinante de Homem-Aranha Tormento

A saga Homem-Aranha Tormento de Todd McFarlane tem uma proposta simples e extremamente bem desenvolvida – talvez por isso seja lembrada de forma tão frequente pelos fãs. A saga se inicia com a aparição da feiticeira misteriosa Calypso Ezili (antiga parceira de Kraven criada em 1980 por Dennis O’Neil e Alan Weiss), que tem como objetivo destruir o Homem-Aranha por conta da morte de Kraven. Usando seus poderes místicos, ela controla o Lagarto e o lança em uma caçada mortal ao nosso amigão da vizinhança. O Cabeça-de-Teia, que não faz ideia do que está acontecendo, é pego de surpresa na trama da vilã – que ainda usa seus poderes místicos para atrapalhar o herói.

O roteiro de McFarlane para “Tormento” é cheio de simbologia e entrega aquilo que promete desde a página 1: ação desenfreada com uma história “ok” de plano de fundo. Não tem absolutamente nada de inovador na história, mas a violência do confronto e a insanidade da feiticeira – que não faz sequer um monólogo típico de HQ´s (sabe, aquele onde ela conta para o herói porque ele está sendo torturado?) – são surpreendentes e nos fazem, em alguns momentos, temer pela vida do Cabeça-de-Teia.

Homem-Aranha Tormento - O Ultimato 2

Homem-Aranha protagoniza com Lagarto uma de suas lutas mais ferozes em Homem-Aranha Tormento

Mary Jane é, talvez, a única parte que realmente é surpreendente na história. A forma como Todd McFarlane retrata a aflição e o comportamento da personagem – casada com o Homem-Aranha nessa época – é sensacional. É fácil sentir a aflição e medo da esposa que “fica de lado” enquanto o marido combate o crime. Se você já leu outros roteiros e é acostumado a ver a arte de McFarlane, a história vale apenas pelo arco de Mary Jane.

“Tormento” é uma boa história do Homem-Aranha que se destaca por ser uma trama frenética com ação do início ao fim – sem nenhum tempo para enrolação. McFarlane nos presenteia com uma excelente trama de ritmo intenso, cheia de simbologias e  desenhos vibrantes com a estética característica do autor. Vale muito a pena para os que gostam do autor e desenhista e querem mergulhar um pouco mais na sua vibrante passagem pelo herói e para aqueles que gostam de boas histórias fechadas que não possuem grandes amarras na cronologia.

Quer conferir mais sobre o Cabeça de Teia? Confira nossos reviews sobre Homem-Aranha História de Vida, A Fase do Homem-Aranha de Dan Slott e Planeta dos Simbiontes!

Homem-Aranha Tormento - O Ultimato 3

Avaliação: Bom


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 22 de abr de 2019. Atualizado em 12 de maio de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!