Gunnm Battle Angel Alita (1990 – 1995) é considerado um clássico cyberpunk, com forte influência de outros clássicos como Blade Runner – O Caçador de Androides (Blade Runner, 1982) – bem como o livro de Philip K. Dick que inspirou o filme – e a franquia O Exterminador do Futuro (1984 – atual) saiba mais aqui, aqui e aqui.

Gunnm Battle Angel Alita, ao lado de Akira (1982-1990) e The Ghost in the Shell (1989-1991),  é considerado um marco da ficção científica em mangás.

.

Gunnm Battle Angel Alita – O começo do sucesso

.

Gunnm Hyper Future Vison, o título original de Gunnm Battle Angel Alita, é um mangá de Yukito Kishiro que começou a ser publicado em 1990 na revista Business Jump da Editora Shueisha.

.

Gunnm Battle Angel Alita 1

Daisuke Ido encontra Gally (ou Alita na versão americana).

.

A trama conta a história de um futuro distópico, onde o engenheiro Daisuke Ido encontra no lixão partes de uma ciborgue que estava em estado de animação suspensa, o que mantém seu cérebro intacto. O engenheiro faz a ciborgue despertar e como ela não tem nenhuma memória, decide chamá-la de Gally. Após receber um corpo, a ciborgue parte em sua jornada para descobrir seu passado perdido e desvendar sua real identidade.

Devido a excelente repercussão, a série ganhou dois episódios OVA (Original Video Animation) em 1993. Em abril de 1995, a série chegou ao fim nas páginas da revista Business Jump, e após três meses, começou a ser publicada nos Estados Unidos com o nome de Battle Angel Alita que até hoje é o título oficial de Gunnm Battle Angel Alita para o mercado ocidental; Alita, no ocidente, é o nome da personagem principal, em vez do original Gally.

.

Gunnm Battle Angel Alita 2

Gally com sua pintura de guerra após a morte de seu cãozinho. John Wick curtiu.

.

Gunnm Battle Angel Alita – O desentendimento na Shueisha e a troca pela Kodansha

.

Em 1997, Yukito Kishiro lançou uma história derivada de Gunnm Battle Angel Alita, na revista Ultra Jump, também da Editora Shueisha, com o título de Gunnm Gaiden (Gun Dream Legend), mas foi só em 2001 que o autor realmente lançou uma continuação para o mangá original.

Intitulado Gunnm Last Order, a publicação seguia normalmente, inclusive na mesma revista Ultra Jump. Até que prestes a lançar o capítulo 100 de Gunnm Last Order, um editor pediu para Kishiro revisar e mudar algumas passagens de sua obra original, para uma futura reimpressão.

Sem dar spoiler, basicamente, a Shueisha ficou com medo que termos utilizados pelo autor tivessem outras interpretações. Kishiro não gostou do pedido, porém acatou-o e ainda acabou o capitulo 100 a tempo. No entanto, após este episódio, a série entrou em hiato sem previsão de volta.

Algum tempo depois,  Kishiro fez uma oferta final a Shueisha, solicitando um pedido de desculpas e requerendo um recall da reimpressão, com as passagens que foram alteradas devidamente revisadas.

Nesse momento, uma reunião com o pessoal da revista Evening, de outra editora , a Kodansha,  já havia sido realizada e Kishiro só esperava a resposta definitiva da Shueisha. Como a proposta não foi aceita, Kishiro confirmou Gunnm Last Order em fevereiro de 2011 na nova editora e em março a publicação reiniciou, sendo concluída em 2014. Além disso, a Kodansha também relançou uma nova versão do mangá original, com mais páginas por volume.

.

Gunnm Battle Angel Alita 3

Capa da edição #1 de Gunnm Last Order que tem um total de 10 volumes no formato Big.

.

Gunnm Battle Angel Alita no Brasil

.

Aqui no Brasil, Gunnm Battle Angel Alita apareceu pela primeira vez em 2002, batizado de Alita Battle Angel, pela Opera Graphica, que lançou o mangá de forma não-licenciada. Em  2003, agora sim licenciado, a editora JBC lançou o mangá completo em formato meio-tanko, transformando as 9 edições da editora Shueisha em 18, e com o título original Gunnm Hyper Future Vision.

Em 2017, a editora JBC relançou Gunnm Hyper Future Vision mesclando os nomes – Battle Angel Alita – Gunnm Hyper Future Vision – e no formato Big. Esta edição tem como modelo o relançamento no Japão pela Kodansha, que transformou os 9 volumes em 4, o que resulta em mais de 400 páginas por edição.

.

Gunnm Battle Angel Alita 4

Capa da edição #1 de Battle Angel Alita – Gunnm Hyper Future Vision da JBC: formato Big.

.

Gunnm Battle Angel Alita – Outras informações

Vários países também relançaramento Gunnm Battle Angel Alita. Itália e França começaram a republicação em 2016; Alemanha começou em outubro de 2017, seguido por Estados Unidos em novembro e Argentina em dezembro.

A repercussão de Gunnm Battle Angel Alita no entanto, era embalada pela chegada do antigo projeto de James Cameron, dirigido por Robert Rodriguez de Sin City – A cidade do pecado (Sin City, 2005), o live action Alita: Anjo de Combate (Alita: Battle Angel, 2019) – confira nossa crítica do filme aqui e leia mais aqui.

Muito consideram o flop da produção culpa do pouco envolvimento de Cameron na reta final do projeto – que chegou a ser atrasado para refilmagens e novos efeitos de pós-produção quando o produtor viu o filme em 2018. Isso porque Cameron seguia ocupado com as filmagens das continuações de Avatar (2009).

Já a publicação de Gunnm Last Order, que foi publicado também em formato Big pela JBC até a edição #6, chegou a um hiato no Brasil – apesar de já ter os últimos 4 volumes publicados no Japão.

Os fãs brasileiros seguem no aguardo da continuação das aventuras de Alita ou Gally, como preferir, e na esperança de que as continuações do live action aconteçam ainda melhores que o primeiro filme.

.

Gunnm Battle Angel Alita 5

Gally aguardando as últimas edições de Gunnm Last Order da JBC… e uma continuação decente para o live action!

.

Sugestão de Leitura: 
Gunnm Battle Angel Alita 6

 

Gunnm Battle Angel Alita 7

 

Gunnm Battle Angel Alita 8

 

Gunnm Battle Angel Alita 9
.

Créditos:
Texto: Breno Raphael e Alexandre Baptista
Edição: Alexandre Baptista

Gunnm Battle Angel Alita 10
Imagens: Reprodução

Texto publicado originalmente em 21 de novembro de 2017. Atualizado em 24 de julho de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


.

 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!