Fronteiras do Além de Jayme Cortez é uma antologia de terror lançada pelo Pipoca e Nanquim que traz os quadrinhos de terror produzidos pelo autor. Além dos contos, a edição traz uma tonelada de extras com capas e matérias que complementam bem a experiência de quem quer saber mais sobre o artista português que foi tão importante para os quadrinhos de terror nacionais.

Fronteiras do Além de Jayme Cortez foi organizado pelo estudioso Fábio Moraes e teve sua arte remasterizada para que a qualidade original pudesse ser apreciada sem perda.

.

Fronteiras do Além de Jayme Cortez

Cena do conto “O Retrato do Mal” que faz parte da coletânea Fronteiras do Além de Jayme Cortez

.

Fronteiras do Além de Jayme Cortez é para Quem?

.
Antes de falarmos da obra em si, é importante alinharmos a expectativa do leitor que está pensando em adquirir Fronteiras do Além de Jayme Cortez. A HQ apresenta diversos contos curtos que foram produzidos nas décadas de 60, 70 e 80. Isso quer dizer que – para o leitor moderno que talvez não aprecie o terror clássico – essas obras estão datadas.Se você é um leitor que não se interessa por contos similares ao que víamos nas revistas Errie, por exemplo, você muito provavelmente vai se decepcionar. Os contos NÃO assustam e seu grande mérito é – em poucas páginas (em alguns casos em 1 página) – apresentar um plot twist que surpreenda o leitor.

Se você por outro lado é um leitor que gosta do gênero terror e se diverte com contos antigos e simples – dos mais variados temas – Fronteiras do Além de Jayme Cortez é mais uma edição que pode interessar. É importante salientar que ao menos 50% das 130 páginas da HQ são extras – se você não se interessa por esse tipo de conteúdo, esperar uma promoção parece uma boa ideia.

.

Fronteiras do Além de Jayme Cortez

A belíssima capa de Fronteiras do Além de Jayme Cortez da editora Pipoca e Nanquim

.
Vale a pena ler Fronteiras do Além de Jayme Cortez?

.
Fronteiras do Além de Jayme Cortez é uma obra extremamente rica e traz contos bem interessantes além de contar com adaptações de músicas e lendas populares. Alguns contos me chamaram bastante a atenção:

O Retrato do Mal : O conto de abertura, que se apresenta em duas versões (uma de 3 páginas e uma de 8), traz uma trama super simples mas que mostra os perigos da ambição humana. O fato de termos duas versões é bacana e mostra que nem sempre ter mais páginas é um benefício.

Asa Branca: Jayme Cortez adapta a famosa música brasileira “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira em três páginas de terror. É bem impactante ver as palavras que soam romantizadas (apesar de tristes) tomarem uma interpretação completamente diferente…

Reencontro: Uma mãe solteira decide que não pode criar o filho recém nascido e decide descartá-lo no mar. Como em todo bom conto de terror, o passado volta para assombrá-la e cobrar seu preço..

Magoou-se Pobre Filho Meu?: o conto é uma adaptação de “Coração Materno” – criado e cantado por Vicente Celestino. Mesmo caso de “Asa Branca”: é uma interpretação completamente diferente….

Esses 4 contos de Fronteiras do Além de Jayme Cortez ilustram bem o que você vai encontrar na HQ: histórias curtas com um breve desenvolvimento que podem ou não te causar um (leve) impacto – acredito que ser ou não impactado por contos tão curtos depende muito da sua experiência e história de vida.

.

Fronteiras do Além de Jayme Cortez

Página do conto “Magoou-se Pobre Filho Meu?” da antologia Fronteiras do Além de Jayme Cortez

.
No fim das contas, Fronteiras do Além de Jayme Cortez é uma excelente pedida para quem aprecia contos de terror clássico e quer conhecer mais materiais de contos de terror nacionais! 

Quer conhecer mais HQ´s de Terror? Conheça Gideon Falls, Terror em Combate e Três Buracos.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Fronteiras do Além de Jayme Cortez clicando na capa abaixo! 

.

Fronteiras do Além de Jayme Cortez

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!