Conheça Etrigan de Jack Kirby e descubra os primórdios de um dos personagens mágicos mais famosos da DC Comics!

Lendas do Universo DC: Etrigan – Jack Kirby Vol. I & II 
Ano: 2018Distribuição: Panini Comics
Lançamento: Julho de 2018Autor: Jack Kirby
Páginas: 200 Vol. I; 184 Vol. II  Artistas: Jack Kirby

Sinopse: “A lenda dos quadrinhos Jack Kirby presenteia os leitores com mais uma de suas impressionantes criações! Dessa vez, mergulhando em um universo de mistério e fantasia, o Rei traz aos leitores Etrigan! Acompanhe as desventuras de Jason Blood, um ocultista que esconde dentro de si uma bestial criatura movida pela magia de Merlin! Seres das profundezas, feiticeiras e inimagináveis perigos permeiam essa incrível obra do mestre Jack Kirby!

Lucas Souza

Em 1972, Jack Kirby estava na DC Comics a todo vapor. O 4º mundo (uma de suas maiores criações), Superman´s Pal Jimmy Olsen e outras revistas eram produzidas pelo lendário artista mensalmente. Nessa época o oculto estava em alta e os executivos da DC Comics temiam que a era dos heróis estivesse no fim. Queriam algo mais sombrio e entendiam que Kirby (que não se animou com a ideia) era o homem certo para o trabalho.

A Criação dos conceitos do Etrigan de Jack Kirby!

que Etrigan de Jack Kirby entrega na série original é o conceito básico que permeia a história desse personagem até hoje. Jason Blood, Merlin, Morgana Lefei… Está tudo lá! A série original durou 16 números – republicados no Brasil na íntegra em dois encadernados de capa cartão pela Panini – e pavimenta o caminho de tudo que estamos acostumados a ver nas histórias do personagem. 

O terror e suspense presentes nas páginas de Etrigan de Jack Kirby soam hoje datados. Infelizmente, os limites de tensão que estamos acostumados nesse tipo de histórias hoje em dia (muitas delas do próprio Etrigan) fazem com as tramas soem “fracas” e pouco efetivas no que se propõem.

Porém, precisamos lembrar da época e dos conceitos que estavam sendo forjados. São nessas histórias – quase todas passadas nas ruas de Gotham City – que vemos a lenda de Etrigan tomar forma e entendemos de onde vieram os conceitos aos quais estamos tão familiarizados. 

O Jason Blood de Kirby não é tão amargo quanto o que estamos acostumados mas ainda sim, tem sua carga dramática presente. Talvez o ponto baixo da HQ fique por conta dos coadjuvantes que soam rasos e pouco explorados nos dois encadernados – em alguns momentos a tranquilidade com que eles aceitam que o seu amigo troca de lugar com um demônio é espantosa – mais uma vez efeito do tempo e do amadurecimento das HQ´s como um todo.

O próprio Etrigan é muito mais controlável e confiável do que o que estamos habituados e em nenhum momento cria problemas para sua contra parte. Passa, em alguns momentos, a sensação de ser um herói travestido de demônio e não o inverso ao qual estamos habituados.   

A grande diversão de ler o Etrigan de Jack Kirby é pensarmos que todos aqueles conceitos estavam vendo a luz do dia a primeira vez. Por mais datados e clichês que eles soem hoje, naquele momento eram absolutamente inovadores. Para os fãs do personagem, a coleção é uma oportunidade de conhecer as raízes do personagem e de conferir o quão bem ele evoluiu nas aparições futuras. Encare a leitura como uma volta no tempo e uma oportunidade de redescobrir o demônio Etrigan e conheça mais esse fantástico trabalho de Kirby.

Conheça outras grandes obras da DC conferindo nossas matérias sobre Odisseia Cósmica, Liga da Justiça Torre de Babel e Liga da Justiça Sombria a Guerra de Apokolips!

Lendas do Universo DC: Etrigan de Jack Kirby Vol. 1 & 2 - O Ultimato 1

Avaliação: Ótimo!

Lendas do Universo DC: Etrigan de Jack Kirby Vol. 1 & 2 - O Ultimato 2

Lendas do Universo DC: Etrigan de Jack Kirby Vol. 1 & 2 - O Ultimato 3


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: