O quadrinista luso-brasileiro Jayme Cortez é, sem sombra de dúvida, um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais. Com um grande e variado repertório, o artista abrilhantou o mercado com suas obras até o ano de 1987 – quando veio a falecer. Zodiako é considerado por muitos a melhor obra do autor.

Publicado originalmente em 1974 na revista Crás da extinta editora Abril, Zodiako de Jayme Cortez é um clássico instantâneo. A obra pode ser facilmente encontrada na edição lançada em 2015 pela Opera Graphica editora com o nome “Zodiako Premium”.

.

Conheça Zodiako de Jayme Cortez (4)Os belos desenhos de Jayme Cortez são destaque na HQ brasileira Zodiako

.

A trama da HQ Zodiako de Jayme Cortez

.

Se você está esperando algo no estilo Cavaleiro dos Zodíaco, lamento te decepcionar! Apesar de também ter os astros como inspiração, a obra de Cortez é completamente diferente e, em muitos níveis, mais profunda. Nesta obra caminhamos sempre entre Deuses.

A trama conta a história da criação do herói Zodiako. O personagem é criado após os signos zodiacais, que aqui são uma espécie de seres super poderosos, perceberem que um dos planetas do sistema solar está se aniquilando com comportamentos destrutivos e perigosos. Querendo mudar o destino do pequeno planeta, os 14 signos zodiacais (sim, 14, temos surpresas!) criam um ser que possui os poderes de cada um dos signos. Só existe uma restrição: cada poder tem que ser usado separadamente.

.

Conheça Zodiako de Jayme Cortez (4)Zodiako de Jayme Cortez tem os signos como inspiração em sua trama

.

Após ser criado com o visual dos homens que habitam o tal planeta que está se destruindo (precisa de mais alguma dica para saber de qual planeta estamos falando?), o herói Zodiako parte para encontrar o Deus Apolo e ver se ele sabe porque o seu “planeta filho” está se comportando tão mal. 

O problema real começa quando Zodiako descobre que Apolo está completamente mudado e que suas ações não refletem mais os bons tempos de outrora. Sendo perseguido pelos guardas do Deus, o herói precisa descobrir o que aconteceu e usar seus poderes para restabelecer a ordem. 

.

Conheça Zodiako de Jayme Cortez (4)Zodiako precisa vencer Apolo e restabelecer a ordem na HQ de Jayme Cortez

.

O que impressiona na HQ Zodiako de Jayme Cortez, que recentemente teve a obra Fronteiras do Além republicada pelo Pipoca e Nanquim, é a mitologia que ele cria a partir dos signos. Não me entenda mal, a arte é genuinamente impressionante mas a mitologia que a história apresenta – principalmente a partir da aparição do Deus Apolo – é completamente magnética. Cada um dos personagens que surgem tem uma função definida e o mistério por trás da mudança do Deus do Sol também é surpreendente.

.

Conheça Zodiako de Jayme Cortez 1

.

Zodiako de Jayme Cortez não é uma HQ fácil de ser lida e suas ponderações, aliadas aos belos e complexos desenhos, podem acabar afastando o leitor mais novato ou o leitor que busca uma diversão mais simples. Para os que optarem por mergulhar no universo do autor, fica o desafio de acompanhar as referências que ele vai criando e habilmente colocando na trama. A leitura acaba demorando um pouco mais à medida que vamos nos envolvendo com a arte do autor. Simplesmente sensacional!

.

Quer conhecer mais quadrinistas nacionais? Confira nossa matéria com 20 grandes artistas brasileiros! 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: