Projeto Manhattan de Jonathan Hickman, que conta com a bela arte de Nick Pitarra, é facilmente a HQ mais louca que já vi na minha vida. A HQ mistura fatos históricos com uma ficção científica que trafega muito bem entre o fantástico e o absurdo. A HQ tem um potencial tremendo para encantar – se você estiver disposto a aceitar os absurdos e desrespeitos que ela propõe.
Projeto Manhattan de Jonathan Hickman começou a ser lançado em 2012 pela Image Comics nos EUA. A série foi publicada na íntegra no Brasil pela Devir em seis belos encadernados de capa cartão. Um ótimo acerto da editora!

Wernher von Braun, Albert Einstein, Yuri Gagarin e outras personalidades famosas dão as caras em Projeto Manhattan de Jonathan Hickman
Quem é o público de Projeto Manhattan de Jonathan Hickman?
Hickman deixa o leitor perdido boa parte do tempo e se você é curioso, como eu, vai se ver pesquisando no Google por cientistas e políticos que talvez você não conheça mas que são super relevantes para a história – e saber mais sobre eles realmente engrandece a leitura. Albert Einstein, o astronauta Yuri Gagarin e a cachorrinha Laika, o cientista alemão Wernher von Braun e o general Leslie Groves são alguns dos personagens históricos que protagonizam a HQ.
Ainda vemos presidentes americanos, como Truman, e figuras mundiais famosas, como Che Guevara, se envolverem nas loucuras de Projeto Manhattan.
A ideia por trás da HQ é relativamente simples: os maiores cientistas dos EUA se reúnem para criar a arma suprema: a bomba atômica. O que Hickman estabele logo de começo é que a bomba é uma fachada e que existe muito mais no projeto do que isso. Logo nos vemos envolvidos com realidades alternativas, invasões alienígenas, conspirações mundiais, sociedades secretas e muito mais. Não é a ideia que faz a HQ especial e sim o desenvolvimento dela. Se toda a loucura dita até agora despertou sua curiosidade e te fez ter vontade de ler, muito provavelmente você é um dos loucos que vai adorar o Projeto Manhattan de Jonathan Hickman.

Albert Einstein segura uma pistola na bela arte de Nick Pitarra na HQ Projeto Manhattan de Jonathan Hickman
.
A trama de Projeto Manhattan de Jonathan Hickman
Diversos acontecimentos e tramas são abertas ao mesmo tempo e Hickman vai – sem pressa – amarrando o que parecem ser pontas soltas. A HQ demanda uma atenção redobrada pois cores e designs podem ser muito importantes no decorrer dos desenvolvimentos. Um recurso muito bacana que o autor usa de forma surpreendente são os flashbacks. Vários acontecimentos são explorados de outros ângulos em momentos distintos da trama de forma que até seu significado pode mudar.
A HQ Projeto Manhattan de Jonathan Hickman não tem receio de ser polêmica e até desrespeitosa com figuras históricas importantes. Então prepare-se para ver presidentes americanos em orgias e consumindo drogas ao mesmo tempo que vemos aliens no controle de países gigantescos e combatentes socialistas dizendo o quanto fazem tudo por dinheiro.. Lembre-se: é uma obra de ficção.. não leve nada disso para o “coração” e se divirta com os rumos que o autor dá a grandes eventos mundiais.

O físico Harry Daghlian reclama por não conseguir consumir sorvete em Projeto Manhattan de Jonathan Hickman
Projeto Manhattan de Jonathan Hickman é uma HQ ímpar que mostra, mais uma vez, a versatilidade do autor!
Quer conhecer outras HQ´s bacanas fora do eixo Marvel/DC? Confira nossas matérias sobre A Saga do Tio Patinhas, Canil, Três Buracos, Yeshua Absoluto e The Black Monday Murders.
Compre Projeto Manhattan de Jonathan Hickman clicando nas capas abaixo!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!