Projeto Manhattan de Jonathan Hickman, que conta com a bela arte de Nick Pitarra, é facilmente a HQ mais louca que já vi na minha vida. A HQ mistura fatos históricos com uma ficção científica que trafega muito bem entre o fantástico e o absurdo. A HQ tem um potencial tremendo para encantar – se você estiver disposto a aceitar os absurdos e desrespeitos que ela propõe.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman começou a ser lançado em 2012 pela Image Comics nos EUA. A série foi publicada na íntegra no Brasil pela Devir em seis belos encadernados de capa cartão. Um ótimo acerto da editora!

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

Wernher von Braun, Albert Einstein, Yuri Gagarin e outras personalidades famosas dão as caras em Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Quem é o público de Projeto Manhattan de Jonathan Hickman?

.
Projeto Manhattan de Jonathan Hickman é uma HQ bem diferente de tudo que eu já tinha lido. Sem uma estrutura precisa – e sem deixar a gente saber para onde a história está indo – a trama faz questão de nos jogar em diversas situações pouco convencionais e ir nos explicando pouco a pouco o que está acontecendo.

Hickman deixa o leitor perdido boa parte do tempo e se você é curioso, como eu, vai se ver pesquisando no Google por cientistas e políticos que talvez você não conheça mas que são super relevantes para a história – e saber mais sobre eles realmente engrandece a leitura. Albert Einstein, o astronauta Yuri Gagarin e a cachorrinha Laika, o cientista alemão Wernher von Braun e o general Leslie Groves são alguns dos personagens históricos que protagonizam a HQ.

Ainda vemos presidentes americanos, como Truman, e figuras mundiais famosas, como Che Guevara, se envolverem nas loucuras de Projeto Manhattan.

A ideia por trás da HQ é relativamente simples: os maiores cientistas dos EUA se reúnem para criar a arma suprema: a bomba atômica. O que Hickman estabele logo de começo é que a bomba é uma fachada e que existe muito mais no projeto do que isso. Logo nos vemos envolvidos com realidades alternativas, invasões alienígenas, conspirações mundiais, sociedades secretas e muito mais. Não é a ideia que faz a HQ especial e sim o desenvolvimento dela. Se toda a loucura dita até agora despertou sua curiosidade e te fez ter vontade de ler, muito provavelmente você é um dos loucos que vai adorar o Projeto Manhattan de Jonathan Hickman.

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

Albert Einstein segura uma pistola na bela arte de Nick Pitarra na HQ Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.
A trama de Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.
Hickman estabelece desde o começo que não temos um único protagonista e deixa claro que são os acontecimentos do próprio projeto que merecem os holofotes. Somos apresentados ao Projeto Manhattan por meio do cientista Oppenheimer (uma figura histórica real que eu desconhecia) que chega ao projeto depois do convite do general Leslie Groves – e logo descobrimos que ele não é quem parece.

Diversos acontecimentos e tramas são abertas ao mesmo tempo e Hickman vai – sem pressa – amarrando o que parecem ser pontas soltas. A HQ demanda uma atenção redobrada pois cores e designs podem ser muito importantes no decorrer dos desenvolvimentos. Um recurso muito bacana que o autor usa de forma surpreendente são os flashbacks. Vários acontecimentos são explorados de outros ângulos em momentos distintos da trama de forma que até seu significado pode mudar.

A HQ Projeto Manhattan de Jonathan Hickman não tem receio de ser polêmica e até desrespeitosa com figuras históricas importantes. Então prepare-se para ver presidentes americanos em orgias e consumindo drogas ao mesmo tempo que vemos aliens no controle de países gigantescos e combatentes socialistas dizendo o quanto fazem tudo por dinheiro.. Lembre-se: é uma obra de ficção.. não leve nada disso para o “coração” e se divirta com os rumos que o autor dá a grandes eventos mundiais.

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

O físico Harry Daghlian reclama por não conseguir consumir sorvete em Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.
Se eu fosse resumir Projeto Manhattan de Jonathan Hickman e Nick Pitarra, diria que é uma obra insana de ficção científica que usa fatos e personagens reais para abusar de todos os conceitos científicos possíveis criando uma trama absurda que é contada de uma forma interessante e inteligente. Hickman ainda é extremamente hábil em dar personalidades magnéticas aos cientistas dos projeto de forma que quando um deles acaba perecendo (o autor não tem nenhum pudor de matar personagens e introduzir novos), é impossível não sentir falta deles.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman é uma HQ ímpar que mostra, mais uma vez, a versatilidade do autor!

Quer conhecer outras HQ´s bacanas fora do eixo Marvel/DC? Confira nossas matérias sobre A Saga do Tio Patinhas, Canil, Três Buracos, Yeshua Absoluto e The Black Monday Murders.

.

Compre Projeto Manhattan de Jonathan Hickman clicando nas capas abaixo! 

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

.

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!