Ultimato do Bacon

Conheça o Mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto

Em 16 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
Conheça o Mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto (4)

Se você é um fã de esportes e adora uma boa história de superação misturada com dedicação, o mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto é uma excelente leitura. A história gira em torno de Smile e Peco, dois amigos apaixonados pelo tênis de mesa que encaram o esporte – e a vida – de formas bem distintas!

 Ping Pong de Taiyo Matsumoto foi originalmente publicado no Japão entre  1996 e 1997. A JBC trouxe a obra para o Brasil em dois volumes gigantescos com mais de 500 páginas. A obra ganhou um live action em 2002 e foi adaptada para o anime em 2014 e acabou conquistando o “Grande Prêmio de Animação de Televisão do Ano no Tokyo Anime Awards Festival” no ano seguinte. 

Se você gosta de mangás de esporte, não deixe de conferir nossa matéria sobre Slam Dunk de Takehiko Inoue! E se você prefere animes, não deixe de conhecer o anime sobre vôlei, Haikyuu!!

Conheça o Mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto (3)

Ping Pong de Taiyo Matsumoto foi adaptado para as telas em 2014 pela produtora Tatsunoko Production

A Trama do mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto

Tsukimoto é um jovem retraído e solitário que cursa o primeiro ano. O jovem tem em Hoshino seu único amigo de verdade. Os dois são, respectivamente, conhecidos como Smile e Peco. Eles dividem uma paixão: o tênis de mesa. Peco é um exímio jogador que se considera um gênio no esporte e sonha em conquistar os lugares mais altos no pódio.

O jovem e retraído Smile é um ótimo defensor, mas está abaixo da qualidade de jogo de seu amigo Peco. O jovem também não parece disposto a se esforçar para evoluir e crescer no esporte que ele mesmo considera um hobby.

A amizade dos dois protagonistas começa a ser posta à prova quando o clube de tênis de mesa de sua escola começa a participar dos campeonatos e vemos que o mundo do ping pong japonês é mais vasto do que parece.

Conheça o Mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto (2)

o treinador da escola coloca “Smile” em uma jornada diferente no mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto

No decorrer da história e das competições somos apresentados a diversos personagens interessantes, incluindo um aluno chinês (Kong) que vai ao Japão recuperar seu prestígio perdido no tênis de mesa.

O interessante é que Taiyo Matsumoto subverte o que parecia ser o caminho “esperado” da história e vemos Peco em uma jornada de recuperação (após ser humilhado em uma partida e acabar perdendo sua “pose”) e Tsukimoto (o Smile) em uma jornada de evolução ao mostrar seu verdadeiro potencial no esporte.

Além dos dois protagonistas e suas jornadas, que são quase que diametralmente opostas, temos outros jogadores muito interessantes e que ganham espaço na história para se desenvolver. O mais interessante entre os coadjuvantes, para mim, é o treinador da escola de Peco e Smile.

O idoso, que a princípio não parece um treinador empolgado, esconde uma história muito interessante que lembra muitos desafios que Smile enfrenta. O personagem mostra a que veio ao treinar o jovem retraído contra a vontade do mesmo. Os dois protagonizam diálogos bem interessantes e momentos marcantes.

Conheça o Mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto (1)

Tsukimoto protagoniza jogadas eletrizantes no mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto

Ping Pong de Taiyo Matsumoto é um mangá que nos pega pela “estranheza” em seu começo. A história não parece saber muito bem para onde ir nos primeiros capítulos e a arte causa uma certa sensação de desconforto por fugir do mainstream ao qual a maioria de nós está acostumado – não vou nem falar do tema, que não é tão empolgante quanto defender a Deusa Atena (por exemplo). 

Lá pelo capítulo 6 a sensação muda e parece que o mangaká Taiyo Matsumoto encontrou a história que quer contar (e a essa altura já estamos acostumados com os belos traços do autor). A história evolui e se torna magnética conforme vemos os protagonistas serem tirados de suas zonas de conforto e jogados em um mundo novo cheio de desafios. Depois disso, é simplesmente impossível parar até o final.

Mesmo que você não seja um grande fã de ping pong (o que eu, por exemplo, não sou), a história agrada pela sua evolução e pela jornada de descoberta – não só no esporte – que os protagonistas enfrentam. 

Quer conhecer grandes mangás publicados no Brasil? Confira nossa lista de Melhores Mangás publicados no Brasil!

Compre Ping Pong de Taiyo Matsumoto clicando na capa abaixo! 

Conheça o Mangá Ping Pong de Taiyo Matsumoto Comprar


Créditos:
Texto: Lucas de Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor 1

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor

1 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade