Ultimato do Bacon

Conheça MoonShine de Eduardo Risso e Brian Azzarello

Em 13 de Mai de 2020 3 minutos de leitura
Misteriosa mulher com um Cutelo em cena de MoonShine de Eduardo Risso e Brian Azzarello

Moonshine é mais uma HQ de uma das mais badaladas duplas dos Quadrinhos! Brian Azzarello e Eduardo Risso tem uma sinergia que poucas vezes vimos em HQ´s. Os desenhos e os roteiros se encaixam de uma forma que temos a sensação de que um não consegue existir sem o outro. A premiada série “100 Balas” (confira nossa análise detalhada clicando aqui) mostrou que a dupla sabe muito bem o que entregar quando a série pede um clima mais noir com altas doses de suspense e ação.

A série MoonShine foi lançada em 2016 pela badalada dupla Eduardo Risso e Brian Azzarello na Image Comics e teve 12 edições publicadas pela editora (até meados de 2018). A Mythos finalmente trouxe a obra para o Brasil em 2019 com o encadernado “MoonShine” que reúne as primeiras seis edições da história.

MoonShine é mais um sucesso de Eduardo Risso e Brian Azzarello

A História de Moonshine de Eduardo Risso e Brian Azzarello

A nova série MoonShine se passa em 1929 durante o período conhecido como “Lei Seca” – onde o consumo e venda de bebidas alcoólicas passou a ser ilegal nos EUA. Lou Pirlo é o típico gangster que recebe de seu chefe Joe Masseria a missão de convencer um produtor do interior chamado Hiram Holt a fornecer uísque para eles. Joe diz que o uísque feito por Hiram é o melhor que ele já provou e acredita que o produto vá vender litros ao ser comercializado na cidade. Infelizmente nada pode ser tão simples, certo?

A história segue acompanhando Lou que logo começa a se deparar com Hiram e sua família que vivem em uma minúscula cidade no interior. A recusa do patriarca produtor de uísque em aceitar a proposta que ele levou de seu chefe Joe Masseria somado a alguns acontecimentos estranhos que o personagem estava presenciando lhe diziam que a melhor coisa era deixar a possível operação de lado.

Moonshine mistura uísque, Lei Seca e Gangsters em 1929

Azzarello e Risso conseguem, no meio de toda essa história sobre uísque e gangsters, inserir lobisomens como elemento sobrenatural – o que dá um tom totalmente diferente de qualquer coisa que já vi sobre o assunto. O mais interessante é que a dupla sabe fazer a inserção do sobrenatural e aproveita esse novo fator para tornar a história ainda mais misteriosa – as bebedeiras que fazem com que Lou esqueça os eventos de noites anteriores também contribuem para uma narrativa interessante

No meio de toda essa negociação gangster, Moonshine de Risso e Azzarello ainda consegue mostrar alguns dos preconceitos de cidade pequena da época (vale lembrar que a história se passa durante a “Lei Seca” americana) o que dá uma sensação de realidade a narrativa – observem o tratamento que a pequena Cissy dá a Delia e a forma como a família do campo de Hiram Holt trata o homem da cidade Lou Pirlo. São esses pequenos detalhes que fazem a HQ ser acima da média.

Moonshine de Eduardo Risso e Brian Azzarello traz uma excelente representação de Lobisomens

Com um ritmo interessante e uma estrutura que nos faz não querer largar a HQ em momento algum, MoonShine é mais um grande acerto da dupla Eduardo Risso e Brian Azzarello que mostram que criar séries noir e mistérios (sobrenaturais ou não) são o que fazem de melhor. A sinergia entre os dois segue intacta e a introdução de um elemento fantástico dá um outro ar ao que seria “apenas mais uma boa história de gangster”. Vale a pena garantir o primeiro volume trazido ao Brasil pela Mythos e aguardar que a editora traga (esperamos que em breve!) a continuação da série.

Confira outras obras que podem te interessar nas nossas matérias 100% de Paul Pope, Preacher e Promethea!

Compre Moonshine clicando na imagem abaixo!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Matéria originalmente publicada em 19 de Maio de 2019 e republicada em 13 de maio de 2020.

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade