Ultimato do Bacon

HQ de Paul Pope “100%” da Vertigo – O Ultimato

Em 1 de Jul de 2019 3 minutos de leitura
Futuro sujo em preto e branco na HQ "100%" de Paul Pode para Vertigo

Por Lucas Souza

Paul Pope é um dos grandes autores e desenhistas que temos na indústria dos quadrinhos. Suas obras como “Bom de Briga” e “Batman Ano 100” são muito boas e interessantes e o melhor é que o autor sempre consegue entregar textos, artes e argumentos diferenciados que fazem com que suas histórias sempre fujam do lugar comum. “100%” da Vertigo é mais uma HQ do autor que consegue fugir do tradicional.

“100% de Paul Pope chegou ao Brasil em 2006 pela editora Opera Graphica e reuniu as edições americanas “100%” #1 – #5 que foram lançadas nos EUA em 2002 e 2003. Essa foi a única vez que a obra foi publicada aqui no país.

Minissérie “100%” da Vertigo foi escrito e desenhado por Paul Pope em cinco edições

“100%” é uma história futurística que se passa em uma Neo Manhattan. Na trama, nada de invasões aliens ou grandes perigos ao mundo. Vemos apenas a história de três casais que lutam para serem felizes em um mundo cada vez mais perdido e depravado. Pope traz até nós uma realidade e um futuro sujos onde vemos claras evoluções tecnológicas mas continuamos percebendo que a natureza do ser humano dita que elas nem sempre serão usadas para o bem ou de forma realmente útil.

Os três casais da história são completamente problemáticos e disfuncionais e “100%” da Vertigo faz questão de nos mostrar isso. O mais problemático, e talvez interessante, é o composto pela nova dançarina e stripper (bem futurista e diferente do que estamos acostumados) Daisy e o rapaz que lava pratos no local John. Os romance dos dois é começa com desconfiança (da parte de Daisy) e logo evolui para algo bem diferente – mas o passado de um deles faz com que o desenvolvimento da relação não seja exatamente normal. A boate de Strip é, de alguma forma, o local que une todos os casais e personagens que possuem sempre alguma espécie de relação entre si – uns mais próximos e outros mais distantes.

“100%” da Vertigo se passa em um futuro sujo e pouco convidativo imaginado por Paul Pope

Os outros dois casais de 100%, formado por lutadores, artistas e strippers, são mais convencionais em relação aos seus problemas e desconfianças – o que não torna eles menos interessantes. O autor ainda faz com que imaginemos diversos problemas e situações antes de nos deixar conhecer a verdadeira natureza daquelas relações. Nesse sentido ele entrega um ótimo trabalho com a dançarina Strel e a volta de uma misteriosa figura que parece estar perturbando a personagem. Mas as coisas não são exatamente o que parecem em “100%”.

O começo da trama nos dá a sensação de que veremos mais uma história sobre assassinatos e mistérios no futuro – mas é só para nos despistar. Conforme a história avança Paul Pope deixa claro que a tecnologia e outros acontecimentos são apenas plano de fundo para o que ele quer abordar : as relações humanas. E o autor faz isso com maestria, tornando a história crível e interessante.

Strel conversa com sua amiga Kimberly em “100%” da Vertigo e do autor Paul Pope

“100%” é uma história diferente porque consegue ser interessante e apresentar um novo mundo sem ter que criar tramas gigantescas e que envolvem a destruição do mundo. Pope diz inclusive que a sua ideia original era “criar uma série de histórias baseadas em amor e desencontros em uma cidade de ficção científica”. É exatamente isso que o autor entrega em uma minissérie que é a cara da Vertigo e que nos mostra como as relações podem seguir caminhos diferentes baseados em nossas experiências passadas. Vale muito a pena ler!

 

 

Avaliação: Ótimo!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Os melhores mangás do CLAMP (3)

Os melhores mangás do CLAMP

23 de Mar de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade