Quem não curte ler HQs de anti-heróis? Pois é… o maior “herói” dos quadrinhos da Argentina as vezes – ou sempre – se comporta mais como um vilão: Cazador.

Apesar de ele ter explodido em popularidade durante anos 1990 no país vizinho, chegando a ganhar da Marvel e da DC em vendas, a primeira vez que as histórias do Cazador foram publicadas por aqui foi em junho de 2020. E o mérito disso é da Tai Editora, responsável pelo lançamento de Cazador Sagas Vol 1: Viagens Inesperadas.

O encadernado traz quatro histórias do personagem. A arte – toda em preto e branco – e o roteiro são divididos pelo uruguaio Jorge Lucas e pelo argentino Claudio Ramírez. Os desenhos são muito divertidos, com aquela pegada bem exagerada e underground dos anos 1990, incluindo muitas cabeças decepadas e pedaços de gente.

Não é comum falarmos dos responsáveis pela tradução de uma HQ mas, neste caso, faz toda a diferença: Rodrigo Taquara e Ota Assunção. Este último foi editor da infelizmente finada revista Mad no Brasil. Quem a colecionava vai perceber a presença dele na escolha de algumas palavras, principalmente nos extras finais, em piadas toscas e trocadilhos idiotas – tenho certeza de que para quem lia Mad isso é um elogio.

.

Cazador Sagas Vol 1 Viagens Inesperadas O UltimatoCazador entra no clima do Velho Oeste, primeiro lugar que o vemos em ação

.

Qual é a trama de Cazador Sagas Vol 1: Viagens Inesperadas

.

A escolha dos quatro títulos foi muito interessante, pois mostram bem a essência do personagem. A abertura é feita por Renascido (1998), uma curtíssima história onde, por meio de flashbacks, conhecemos um pouco do avô de Cazador e da loucura transgeracional que influenciaria o nosso anti-herói a se tornar o que ele é.

Para se ter uma ideia, esse avô lutou ao lado de Vlad Tepes, conhecido como O Empalador. Uma baita referência para quem curte HQs de vampiros – o que é o caso da galera do UB.

Mas é em O Bom, O Mau e o Cazador! (1996) que somos apresentados de fato ao personagem, que usa de linguajar chulo e é completamente violento, individualista e insano. O nome do capítulo já diz tudo, uma homenagem aos filmes de Spaghetti Western.

.

Cazador Sagas Vol 1: Viagens Inesperadas – O Ultimato 1

.

Em uma máquina do tempo descontrolada, Cazador e seu “patrão”, uma espécie de cientista louco, vão parar no Velho Oeste e acabam sendo perseguidos pelo bando do Lepra Smith, um criminoso bem barra-pesada que busca suas moedas de ouro. Você provavelmente dará risada quando descobrir com o que Cazador as gastou.

Lenda Celta (1996) é uma sequência direta da história anterior. Desta vez, na Irlanda de 735 A.C., com direito à luta de dragão e guerras celtas. Aqui, uma possível “falha” de roteiro. Em um quadro, Cazador acaba de chegar com sua máquina do tempo no meio de uma guerra e, no seguinte, já está super enturmado e envolvido na briga, defendendo ferrenhamente Cuchulainn, um semideus, contra a deusa Morrigan e a rainha Medb.

Não há diálogo ou evento algum que façam Cazador tomar algum partido. Ele simplesmente pede um machado e vai para o combate.

.

Cazador Sagas Vol 1 Viagens Inesperadas O UltimatoNo meio de guerras celtas, o anti-heroi rapidamente se acha em casa

.

Logo percebemos que o próprio roteiro muitas vezes não se leva a sério, é descompromissado. Eu diria que Lucas e Ramírez não perdem tempo explicando partes chatas e pulam direto para a ação ou diálogos cômicos. Mais que isso, essa bizarrice mostra muito de quem é o Cazador. Quando não é o causador da guerra, já cai no meio dela e sai lutando. Está em casa.

Já em Entre o Céu e o Inferno! (1997) percebemos o nível da escatologia que as HQs do Cazador podem ter. Nela, em meio a ratos e moscas, o anti-herói vê assustado a um filme adulto com Pazuzu e o padre do filme O Exorcista (1974) – é isso mesmo que você está pensando, embora a cena, ainda bem, não seja mostrada –.

Após comer um leitão estragado, a barriga dele explode com tudo que tem direito: tripas e restos de comida voando. Com o estrago, Cazador cai no Inferno. Mas nem o Demônio o quer em seus domínios, e dá um jeito de enviar o herói insano para o Céu. O que acontecerá a partir dessa loucura? Não darei spoiler.

.

Vale a pena ler?

.

É uma leitura muito divertida. Como deu para perceber, e nem era uma preocupação na época, os autores não estão nem aí para o politicamente correto. Não quero ser polêmico, mas como é legal ver um quadrinho sem amarras, com palavrões, nudes, bizarrices e irreverência. Cresci nos anos 1990 lendo a revista Mad e, para quem curtiu essa publicação na época, Cazador Sagas Vol 1: Viagens Inesperadas é um deleite.

.

Cazador Sagas Vol 1 Viagens Inesperadas O UltimatoNem o Demônio quer Cazador em seus domínios

.

Em alguns momentos, Cazador se mostra um cretino misógino e homofóbico. O que importa, ao meu ver, é que em nenhum momento ele é apresentado como um exemplo a ser seguido. Pelo contrário, Cazador é o errado do errado. Tosco. Grotesco. Cômico pelo completo compromisso com o que não se deve fazer. E é nesse desdém com tudo que está a graça do anti-herói da cruz invertida.

É uma publicação indispensável também para quem tem interesse pela história dos quadrinhos. Não tem como viver na América Latina sem conhecer o Cazador. Ao menos agora, para os brasileiros, já que o temos falando nossa língua.

Cazador Sagas Vol 1: Viagens Inesperadas só não é aconselhável se você é menor de 18 16 anos ou não curte nada do que foi listado acima. E antes de concluir este Ultimato, preciso dizer, Lobo e Deadpool são fichinhas perto de El Cazador.

.

Gostou do texto? Confira outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o Ultimato do Bacon!

CAPITÃO STONE: O QUE ACONTECEU COM O CAPITÃO STONE? – O ULTIMATO

THANOS: SANTUÁRIO ZERO – O ULTIMATO

ESTRANHAS AVENTURAS VOL 1 DE TOM KING – O ULTIMATO

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Cazador Sagas Vol 1: Viagens Inesperadas clicando na capa abaixo! 

.

Cazador Sagas Vol 1 Viagens Inesperadas O Ultimato

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: