Ultimato do Bacon

Camarada Mata (2022) – O Ultimato

Em 28 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
UB Camarada Mata 1 PRINCIPAL

Imagine um anti-herói tipo o Justiceiro, só que mais mórbido e violento. Mas ele é um ciborgue, tipo o Robocop, com a inteligência inferior aos característicos protagonistas interpretados por Sylvester Stallone.

Já assistiu Stallone Cobra (1986), né? Agora, pense que esse personagem tem uniforme patriótico e é nacionalista como o Capitão América. Por fim, troque as cores dos EUA pelas da URSS e inclua uma meia arrastão como adereço.

Com tal belo e complexo arquétipo em mente, talvez você tenha alguma pista de quem é Camarada Mata, o novo super-herói que desembarcou em julho deste ano no Brasil, por meio da Editora Monstra. 

O criador do personagem é o canadense Patrick Sparrow, responsável pelo roteiro e arte. Além de ter diversas HQs undergrounds publicadas, ele faz sucesso nas redes sociais com ilustrações, quadrinhos cheios de nojeiras e estranhices.

Camarada Mata (2022) saiu por aqui em 64 páginas coloridas, capa cartão, para maiores de 18 anos. O formato é o mesmo de Risca Faca (2021), primeira publicação da editora, com 17 cm por 24 cm.

Originalmente, “Comrade Kill” foi impresso em 2021 pela editora independente AdHouse Books e está em seu segundo volume na América do Norte.

Qual é a trama de Camarada Mata

Por obra do destino, Camarada Mata desperta do congelamento criogênico na pátria mãe Rússia com uma missão programada: exterminar o Comandante Liberdade – que se encontra em Naples, no estado da Flórida – e destruir os Estados Unidos.

Nem passa pela cabeça do super-herói que a Guerra Fria acabou.

UB Camarada Mata 2

Cuidado, cenas fortes.

Mata “expropria” a lambreta e a roupa – como disfarce – de uma senhora e, percebendo que não será suficiente para levá-lo ao destino, entra no aeroporto de Moscou e pede ao primeiro piloto que libere a aeronave.

Após o “não” como resposta, o soldado soviético usa a lendária foice para cortar o quinta-coluna ao meio – e isso não é nada, acredite –.

Mesmo sequestrando o avião, por conta de uma pane, Camarada Mata cai no desértico estado de Nevada, no outro extremo do país. A vida no deserto torna-se um desafio para o justiceiro soviético.

Nada de água, nada de proteínas para reestruturar suas nanocélulas. Soma-se a isso, aparece toda sorte de monstros e mutantes do deserto, daqueles que se alimentam de humanos ou são radioativos.

É nesse momento que a história começa de verdade, onde veremos as mais variadas escatologias e violentas porradarias, como um cidadão tirando na mão grande o intestino grosso do outro, que tem como uma de suas armas o bafo atômico de uma substância que você não vai querer saber qual é.

Será que Camarada Mata conseguirá sobreviver? Sairá ele do deserto e chegará à Flórida para matar o Comandante da Liberdade e toda a liberdade que vem com ele? Quais os segredos de seu passado?

Vale a pena ler?

Se você curte quadrinhos das editoras Escória Comix e Pé de Cabra, sabe de qual gênero estamos falando. Camarada Mata é uma HQ underground com história reta, mesmo que, misteriosamente, dê indícios de fazer parte de uma trama mais ampla.

Leitura célere, com humor ácido levado aos extremos da escatologia. Aqui, possivelmente mais do que o de costume.

UB Camarada Mata 3

Os métodos mortais de Camarada Mata vão muito além do uso simples da foice e do martelo

A arte de Sparrow é sem grande refinamento, divertida e exagerada como nos quadrinhos de super-heróis dos anos 1990. As cores são chapadas e bem vivas, o que contribui para o ambiente de ação rápida.

Se temos muita produção nacional de qualidade no gênero, faltava-nos acesso aos quadrinistas internacionais. Parece que a Editora Monstra pretende ocupar esse espaço.

E mais, trazendo uma HQ com temática para lá de atual. Ou você nunca ouviu alguém tentando reerguer os fantasmas da Guerra Fria?

Sem falar que Camarada Mata é um super-herói mais louco que o Cazador, cheio de inspiradoras frases de efeito, buscando aplicar a justiça soviética em seu mais vasto sentido, seja ele qual for. A foice e o martelo nunca mais terão o mesmo significado após a leitura.

Gostou do texto? Confira outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

SONHONAUTA (2022) – O ULTIMATO

BEBÊS MANÍACOS DA LAGOINHA (2021) – O ULTIMATO

O ALPINISTA (2019) – O ULTIMATO

Avaliação: Excelente!

Compre Camarada Mata (2022) clicando na capa abaixo! .

UB Camarada Mata 4 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

UB Escombros o Status de Knuckle 1 PRINCIPAL

Escombros o Status de Knuckle (2012) – O Ultimato

16 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade