Ultimato do Bacon

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado – O Ultimato

Em 1 de Fev de 2022 4 minutos de leitura
Bosque Profundo de Carmen Maria Machado - O Ultimato (1)

Mais uma HQ do selo Joe Hill, da DC Comics, chega ao Brasil! Bosque Profundo de Carmen Maria Machado nos faz mergulhar na história de uma pequena cidade que vai nos mostrar criaturas estranhas, bruxas, memórias perdidas e tragédias sem sentido que vão, aos poucos, mostrando suas origens e porquês.

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado conta com a bela arte de Dani e foi originalmente publicado nos EUA em formato minissérie em 06 edições com o nome “The Low, Low Woods” em 2019. A obra chegou ao Brasil em 2021 em um encadernado capa dura da Panini Comics que reúne todo o conteúdo original.

Dica para o leitor: O selo Joe Hill é um selo da DC Comics que só apresenta HQ´s de terror. O selo possui a curadoria de Joe Hill, escritor e filho do lendário Stephen King. Se quiser conhecer outras obras do selo lançadas no Brasil confira nossos reviews sobre A Família da Casa de Bonecas, Cesto de Cabeças e Daphne Byrne. Vale lembrar que as histórias são independentes e que você pode ler apenas as que te parecerem interessantes!

Quer conhecer outras grandes obras de terror? Confira nossa lista de Melhores HQ´s, Mangás, Filmes, Séries e Jogos de Terror!

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado - O Ultimato (2)

Octavia e El são as jovens protagonistas da HQ Bosque Profundo de Carmen Maria Machado do selo de terror Joe Hill

A trama da HQ Bosque Profundo de Carmen Maria Machado

Octavia e El são duas jovens que moram na pequena cidade de Shudder-to-Think. A cidade era uma cidade mineradora e isso fez com que muitos homens encontrassem a morte por conta das condições de trabalho nas minas.

Um evento ocorreu no local, diversas crateras se abrindo na terra, e fez com que as atividades mineiras fossem encerradas. Se isso não fosse ruim o suficiente, a cidade apresenta um problema e vemos mulheres apresentando perda de memória em momentos distintos. 

Se a cidade ainda não te parece bizarra o suficiente, podemos dizer ainda que eventualmente “monstros” e seres estranhos são avistados no local. É nesse cenário pavoroso que as jovens amigas Octavia e El vivem.

As duas são jovens prestes a prestar vestibular e enquanto Octavia tem boas notas e está pronta para entrar em uma universidade de ponta, El parece presa por conta da condição pobre de sua família e pelas limitações que ela mesma impõe em sua mente.

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado - O Ultimato (3)

A perda de memória das jovens amigas em um cinema é o motor da trama da HQ Bosque Profundo de Carmen Maria Machado

A história começa mostrando as duas jovens acordando em um cinema após, aparentemente, perderem a sessão dormindo. O que pode parecer comum para alguns, começa a perturbar as jovens porque elas simplesmente não se lembram de nada e seus tênis apresentam lama – como se elas tivessem ido a outro lugar.

A vontade de Octavia em deixar o assunto de lado contrasta com a sensação de El que acredita que algo errado aconteceu. A trama se desenvolve mostrando as jovens descobrindo mais sobre a cidade e se envolvendo com uma estranha investigação.

O interessante do desenvolvimento proposto por Carmen Maria Machado para a HQ é que ele passa longe de ser linear e não é que como se as jovens fossem aspirantes a Sherlock Holmes que reviram tudo para descobrir a verdade.

Elas agem como adolescentes e seus medos e anseios entram no caminho – a verdade só aparece porque as bizarrices da cidade de Shudder-to-Think se tornam tão recorrentes e fortes que passa a ser impossível ignorar que tem algo muito errado.

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado - O Ultimato (4)

Seres bizarros vivem a espreita na HQ Bosque Profundo de Carmen Maria Machado

Apesar de ter uma trama interessante e ótimo desenvolvimento, Bosque Profundo de Carmen Maria Machado falha – na minha visão – em conseguir fazer a transição entre o “normal” e o fantástico. É como se as jovens sempre vivessem rodeadas de mistérios e só agora resolvessem agir de alguma forma.

A mistura de elementos do dia a dia com bruxas, por exemplo, é bem vinda mas carece de uma explicação – não encontrar o que seria a normalidade da cidade de Shudder-to-Think me fez ter dificuldade em entender como a situação das meninas é realmente bizarra.

Apesar disso, vale salientar que o desfecho da HQ é espetacular e a autora consegue fazer as peças se encaixarem de uma forma muito interessante – o que acaba dando sentido a alguns eventos bizarros que aconteceram na cidade. Outro ponto forte da HQ é a construção da personalidade das duas protagonistas, que são muito distintas e envolventes.

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado - O Ultimato (5)

Cenas perturbadoras ficam muito chamativas na arte de Dani, desenhista da HQ Bosque Profundo

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado é mais uma bom título de terror do selo Hill House. Por mais que ele falhe em construir alguns aspectos da ambientação da cidade de Shudder-to-Think, o final arrebatador, o mistério envolvente e o carisma das protagonistas acabam fazendo o título valer a pena.

É uma HQ de terror que choca com algumas imagens muito diferentes mas o foco não é a violência gráfica e o susto – o foco é o psicológico e os mistérios que não param de aparecer durante a trama.

Uma boa leitura que mistura magia e maldade humana em uma história que prende do começo ao fim!

Avaliação: Bom!

Compre Bosque Profundo de Carmen Maria Machado clicando na capa abaixo! .

Bosque Profundo de Carmen Maria Machado - O Ultimato (1) Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade