A dupla Garth Ennis e Steve Dillon chega com tudo ao Justiceiro em Bem Vindo de Volta Frank! O arco traz o personagem de volta após um período tenebroso no qual o herói foi um anjo a serviço do céu (saiba mais sobre fazer desastrosas do justiceiro aqui) e o objetivo é restabelecer Frank Castle como um personagem urbano – a trama de de Ennis e Dillon inclusive inspirou o filme Justiceiro de 2004 que contou até com a participação de John Travolta!

Bem Vindo de Volta Frank! (Welcome Home, Frank! no original) foi originalmente publicado em “Punisher” (2000) #1 – #12 e já chegou ao Brasil em 3 formatos diferentes: “Grandes Heróis Marvel” #6 – #16 da editora Abril em 2001, em capa cartão na edição “Justiceiro – Bem-Vindo de Volta, Frank” pela Panini Comics em 2008 e em capa dura na coleção da Salvat “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel” #18 – #19 em 2015.

.

BEM VINDO DE VOLTA FRANK

Steve Dillon e Garth Ennis trazem um Justiceiro impiedoso em Bem Vindo de Volta Frank!

.

Os fãs da dupla Ennis e Dillon que leram Preacher vão se surpreender ao encontrar as mesmas características que fizeram da série da Vertigo um sucesso na trama do Justiceiro Bem Vindo de Volta Frank!. O humor ácido aliado às situações absurdas e ao jeitão carrancudo do personagem fazem com que a leitura seja extremamente divertida e a violência ganha ares cômicos no melhor estilo Comichão e Coçadinha.

.

A História de Bem Vindo de Volta Frank! de Garth Ennis

.

O Justiceiro estava de volta ao seu Status Quo tradicional e precisava mostrar para Nova York que não estava para brincadeira. Para estabelecer sua posição, o violento personagem decide ir atrás da maior família mafiosa da cidade: os Gnucci. A família é comandada pela matriarca chamada de Mama Gnucci – que vai ser a principal antagonista de Castle na história e – curiosamente – é quem sofre as mais variadas bizarrices na mão de Ennis que faz com que a personagem tenha o mesmo papel que Herr Starr desempenha em Preacher sofrendo as mais variadas punições físicas.

.

BEM VINDO DE VOLTA FRANK

Mama Gnucci é a grande antagonista da HQ do Justiceiro Bem Vindo de Volta Frank! de Garth Ennis e Steve Dillon

.

Em paralelo a toda a violência cômica de Ennis e Dillon, Bem Vindo de Volta Frank! traz ainda o Justiceiro se relacionando com seus vizinhos Spacker Dave, Joan e Bumpo (três desajustados que dão azar de morar no mesmo prédio que o “herói”), a saga do incompetente e azarado detetive Soap (que deve prender o Justiceiro) e a trama dos imitadores do Justiceiro que tem no método violento do personagem uma inspiração. No meio de tudo isso ainda temos a criação de personagens fantásticos como o “fortão desmiolado” Russo e a própria Mama Gnucci.

Deixando de lado as tramas paralelas de Bem Vindo de Volta Frank!, a proposta da HQ é bem simples: mostrar o personagem acabando com uma família criminosa em meio a explosões, desmembramentos e violência desmedida. Vale lembrar que esse título fazia parte do Universo Marvel, então existem limites (poucos pelo que os leitores puderam perceber..) mas não dá para dizer que o autor foi tolhido ou não teve liberdade para trabalhar da forma que gostaria!

.

BEM VINDO DE VOLTA FRANK

O Russo criado por Ennis e Dillon na HQ do Justiceiro Bem Vindo de Volta Frank! é um dos personagens mais cômicos

.

No fim das contas, a HQ do Justiceiro Bem Vindo de Volta Frank! mostra que o personagem funciona muito bem em tramas urbanas – mesmo que o Universo Marvel se envolva em algum ponto (o encontro com o Demolidor é bem interessante). O humor negro da dupla cai bem aqui e as sub-tramas funcionam muito bem trazendo mais dinamismo e elementos de surpresa para a HQ. Me arrisco a dizer que é uma das melhores sagas do Justiceiro e que é indispensável para os fãs do mais cruel personagem da Marvel!

Quer conferir mais de Garth Ennis no Justiceiro? Confira nossa matéria sobre Justiceiro No Princípio e nosso guia de leitura sobre Justiceiro Max!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!