Os crossovers sempre foram bem populares nas Hqs. Batman versus Predador, cuja primeira mini série foi lançada em 1991, traz um dos crossovers mais interessantes e intensos.

Afinal uma batalha entre Batman, que possui regras morais que o impedem de usar suas diversas habilidades ao extremo, e um Predador, ser alienígena de uma raça caçadora brutal, extremamente sanguinária, promete ser no mínimo complicada.

O crossover Batman versus Predador fez sucesso o bastante para que fossem realizadas duas continuações de qualidade duvidosa, aqui irei avaliar cada mini série de forma isolada.

Batman versus Predador foi republicada no Brasil completa em encadernado deluxe pela Panini em 2018 (compre clicando aqui).

.

Batman versus Predador I (1991) – Por Dave Gibbons e Andy Kubert

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

.

Publicada em 1991 em três edições, Batman versus Predador I traz o primeiro encontro entre o Cavaleiro das Trevas e a raça alienígena. Os predadores são de uma raça alienígena extremamente habilidosa em combate e com tecnologias que os favorecem ainda mais. O Batman é o Batman…

Uma grande sacada de Batman versus Predador I é a forma gradativa como vemos o Predador. A princípio uma figura oculta nas sombras de Gotham que está caçando os “campeões” da cidade. Mesmo para quem já está acostumado com o conceito do personagem, em especial aqueles que assistiram o excelente filme de 1987, é muito legal ir redescobrindo as habilidades do ser alienígena.

Em sua caçada aos campeões e figuras de poder de Gotham, era óbvio que o Predador encontraria no Batman, sua caça perfeita.

Mesmo sendo uma hq de 1991, Batman versus Predador I tem um ótimo ritmo. A maneira como o autor desenvolve tanto o Batman quanto o Predador, é excelente, pois respeita os conceitos mais marcantes e conhecidos até então de ambos.

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

.

De um lado um ser alienígena cujo único objetivo é ser o mais forte através da violência, do outro um ser humano que tem valores morais muito firmes.

Graças a esse conflito ideológico, a batalha que segue é intensa. Batman é levado aos seus limites por um ser muito mais forte, o levando a desenvolver ainda mais suas habilidades.

Outro ponto muito legal de Batman versus Predador I é que mesmo em uma história aonde a ação é o foco, vemos muito do Batman detetive. É legal ver essa dinâmica do Batman tentando entender as motivações e o que seria esse ser perigosíssimo que assola Gotham.

Batman versus Predador I é uma ótima história para os fãs do Cavaleiro das Trevas. Por ser algo bem isolado, vale a leitura mesmo para quem não acompanha nada do personagem.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Batman versus Predador II (1996) – Por Doug Moench e Paul Gulacy

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

.

Na esteira do sucesso da primeira mini série, em 1996 foi lançada Batman versus Predador II. Ao contrário da ótima Batman versus Predador I (1991), essa história mescla momentos ruins com momentos péssimos.

Aqui temos a volta de um dos seres da raça dos Predadores em busca do campeão da última caça, Batman.

Em Batman versus Predador II temos além do Batman, a Caçadora, que cruza o caminho do Cavaleiro das Trevas enquanto investiga Terraro, um dos traficantes mais perigosos de Gotham.

Para agitar ainda mais a “pacata” vida de Batman, Terraro promove uma caça ao Batman, escolhendo alguns dos assassinos mercenários mais perigosos (aham…) do mundo.

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

A trama é embolada, chegando a ser confusa em diversos momentos. A dinâmica entre Batman e Caçadora é mal desenvolvida, atrapalhando o andamento da história. O autor tenta “complicar” e “burocratizar” o Predador, mas acaba se perdendo na história, que ficou mal desenvolvida.

Chega a ser nítido que o autor se esqueceu da caça ao Morcego promovida por Terraro e começa a descartar os “mercenários mais perigosos” de forma vergonhosa.

O embate entre Batman e Predador fica atrapalhado pela presença da Caçadora, e mesmo com momentos até divertidos, acaba não entregando um bom combate.

Batman versus Predador II é absolutamente dispensável, mesmo sendo uma continuação direta da série anterior. Roteiro e artes fraquíssimos.

.

Batman versus Predador – O Ultimato 1

Avaliação: Ruim!

.

Batman versus Predador III (1999) – Por Chuck Dixon e Rodolfo Damaggio

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

.

Após o fiasco de Batman versus Predador II (1996), tivemos o terceiro e último encontro entre Batman e o Alien assassino.

Mesmo estando muito abaixo da série original de 1991, aqui temos uma história bem superior ao fiasco de 1996, mas que comete alguns dos mesmos erros.

Aqui vemos Batman, agora acompanhado do Robin (Tim Drake), enfrentando mais uma vez um Predador. Bem, não um, mas dois Predadores!

Fica nítido que o maior erro do crossover é incluir personagens e subtramas demais. Aqui tanto Batman quanto Robin se veem as voltas com os Predadores, porém a sensação que fica é de que o Predador foi banalizado, teve sua escala de habilidades reduzida, o que é muito irritante.

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

.

Por ser uma sequência direta das séries anteriores, é justificável que o Batman tenha se preparado desde o primeiro encontro com a raça para o eventual retorno dos Predadores. Mas o senso de perigo e urgência diante de tal ameaça é um tanto baixo.

Batman versus Predador III mostra uma boa luta entre os protagonistas, tirando um pouco do gosto amargo da mini série anterior. Mesmo não chegando aos pés do primeiro encontro, entrega uma boa história e diverte bem.

.

Batman versus Predador – O Ultimato 2

Avaliação: Bom!

.

Vale a pena comprar Batman versus Predador? 

.

No fim das contas o encadernado Batman Versus Predador é uma boa compra, ainda mais se levarmos em conta que dificilmente será relançado já que os direitos de publicação do Predador que pertencia a Dark Horse foram adquiridos pela Marvel (o que me dá esperança de ver Garth Ennis roteirizando um encontro entre Justiceiro e Predador). Confira aqui nossa lista com as Melhores Hqs de Garth Ennis

Então se você curte boas histórias do Batman, não deixe de adquirir essa edição!

.

E você, já leu Batman Versus Predador? Comente nas nossas redes sociais! Não deixe de conferir também nosso Guia Definitivo de A Queda do Morcego e nossa lista com As Melhores HQs da DC Comics

.

Compre Batman versus Predador clicando na capa abaixo! 

.

BATMAN VERSUS PREDADOR

 


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: