Ultimato do Bacon

Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang – O Ultimato

Em 12 de Abr de 2022 3 minutos de leitura
Batman Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang - O Ultimato (4)

Se você curte histórias com uma boa pegada de era de prata e adora ver mundos alternativos dos super-heróis que gosta, Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang é uma excelente pedida! A história mistura recursos visuais diferentes de forma inovadora para criar uma trama que coloca Superman e Batman de terras alternativas precisando se unir para salvar incontáveis mundos!

Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang foi originalmente lançados nos EUA em 2021 nas edições Batman/Superman #16 – #22 e Batman/Superman Annual 2021. No Brasil a trama saiu completa em um encadernado capa cartão da Panini Comics que conta com mais de 200 páginas! 

Vale dizer que a HQ é mais uma prova da ótima narrativa de Gene Luen Yang que já tinha mostrado suas credenciais na DC Comics na ótima Superman Enfrenta a Klan do selo DC Teens!

Dica para o leitor: É fã do Azulão e do Cavaleiro das Trevas? Confira nossas listas de Melhores HQ´s do Superman e Melhores HQ´s do Batman!

Batman Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang - O Ultimato (4)

Etrigan dá as caras na HQ Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang

A trama da HQ Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang

Gene Luen Yang, que já havia impressionado os leitores da DC com “Superman Esmaga a Klan”, mostra mais uma vez que tem potencial para ser um dos principais roteiristas da editora. Antes de falarmos da trama, é importante falarmos do formato que o autor dá para a história. Somos convidados a acompanhar dois “rolos de filme” que se desenvolvem nas primeiras 22 páginas – um do Batman e um do Superman.

Os tais rolos vão apresentando pontos de contato em diversos momentos e cabe ao leitor decidir se lê as histórias em paralelo ou uma após a outra. Nunca havia visto o emprego de tal recurso visual e narrativo em uma HQ (ainda mais mainstream) e impressiona o fato do recurso funcionar MUITO bem e ainda ter total relação com a trama que está sendo contada. Não é uma “firula”, é um recurso que realmente tem tudo a ver com a história.

Vale dizer que esse ótimo recurso narrativo só funciona porque o roteiro de Gene Luen Yang é acompanhado da arte de grandes nomes da DC como Ivan Reis, Steve Lieber, Darick Robertson e outros. Esses artistas, que possuem traços mais definidos e “limpos”, casam perfeitamente com a proposta!

Batman Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang - O Ultimato (4)

Universos paralelos colidem na HQ Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang

A história mostra um Batman e um Superman de mundos completamente diferentes do que estamos habituados. Eles não se conhecem e parecem ser representações perfeitas da era de prata. Quando começamos a prestar atenção nos detalhes, percebemos que tem diferenças significativas nas histórias dos coadjuvantes dos heróis (Lois Lane, Comissário Gordon, Alfred e etc).

Enquanto vamos conhecendo esses mundos, fica claro que existe algum tipo de mistério que vai uni-los e é quando Superman e Lois enfrentam Martha Wayne e Alfred (sim, você leu certo!) que a linha dos mundos fica tênue e os dois personagens se cruzam pela primeira vez!

A história vai se desenvolvendo e, para não estragar surpresas, vou só dizer que essa versão do Superman e do Batman acabam precisando viajar para diversos mundos (espaço, faroeste…) para impedir um vilão que está destruindo e unindo universos em busca da Terra de heróis perfeita! Diversos personagens inusitados participam da trama (como Etrigan e El Diablo) e temos até o Superman e o Batman do universo regular envolvidos na história que é uma gigantesca homenagem à Era de Prata. 

O autor também demonstra domínio total sobre os personagens da DC e é divertido ver coadjuvantes do Batman e do Superman sendo completamente transformados por conta da ausência dos dois ou por pequenas variações de fatos icônicos da história dos heróis (Na Terra do Superman, apenas Thomas Wayne foi morto no beco, por exemplo).

Temos um Alfred que vira uma espécie de Bane no mundo sem o Batman ao mesmo tempo que temos uma Lois Lane que vira uma vilã (ou quase isso) em um mundo sem o Superman.

Batman Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang - O Ultimato (4) 2

Novas versões dos maiores heróis da DC tem usas histórias contadas em paralelo na HQ Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang

Batman/Superman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang introduz um vilão que está em busca do mundo perfeito! O vilão, chamado AUTEUR.IO, está disposto a destruir universos em sua jornada e sua busca faz com que a trama aconteça de maneira ágil e com um clima de aventura intenso que mostra Superman, Batman e Robin passeando por diversos mundos para deter seu antagonista!

Com tiradas inteligentes (e alguns “catuques” no leitor), Gene Luen Yang consegue criar uma história memorável que se usa de recursos narrativos inovadores para criar uma trama que tem todos os elementos das boas histórias da Era de Prata! Um baita acerto do autor que vai agradar em cheio os leitores que gostam de histórias com viagens interdimensionais que saem do lugar comum!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Batman/Superman O Arquivo dos Mundos clicando na capa abaixo! .

BatmanSuperman O Arquivo dos Mundos de Gene Luen Yang - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade