Ultimato do Bacon

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru – O Ultimato

Em 17 de Jan de 2022 3 minutos de leitura
Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru - O Ultimato (4)

O selo DC Teens traz mais uma importante história para os personagens da DC Comics. Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru coloca o Homem de Aço em rota de colisão com uma célula da Klan que está atuando em Metrópolis. A HQ é uma verdadeira aula de como utilizar o maior símbolo da editora contra o pior dos inimigos: o preconceito.

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru foi originalmente lançado nos EUA como uma minissérie em 3 edições no ano de 2020. A HQ chegou ao Brasil em 2021 em uma edição da Panini Comics que compila todo material original em mais de 240 páginas de quadrinhos.

Dica para o leitor: Superman Esmaga a Klan está no selo DC Teens, o que quer dizer que você pode esperar algumas resoluções mais simples e convenientes para os personagens. Isso não quer dizer que a história não tenha profundidade e não impacte o leitor, muito pelo contrário.

Os fãs das grandes histórias do Superman vão perceber que Gene Luen Yang entende muito do Azulão e fez questão de utilizar muitos elementos da sua mitologia para criar uma trama muito cativante!

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru - O Ultimato (1)

O Homem de Aço encara o preconceito na HQ Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru

A trama de Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru

A história de Glen Luen Yang começa com a família Lee, que está de mudança de Chinatown para outra região de Metrópolis. O Dr. Lee, patriarca da família, muda-se com a esposa e os dois filhos, Roberta e Tommy, por conta de seu emprego.

Os jovens sentem-se deslocados em um primeiro momento, mas Tommy logo se enturma com o pessoal do beisebol, que é comandado por Jimmy Olsen (aqui o personagem também é um jovem da idade deles).

Enquanto seu irmão começa a aproveitar a vida nova, Roberta ainda se sente deslocada e sem saber qual é seu lugar naquela nova realidade. As coisas ficam ainda mais complexas para a família Lee quando a Klan os ataca em sua própria casa – com direito a cruz em chamas e tudo.

É nesse momento que vemos Lois Lane e Clark Kent (além do Superman, é claro!) se envolverem na trama. O que estaria a Klan fazendo em Metrópolis e qual o seu real objetivo?

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru - O Ultimato (2)

O Homem de Aço invade o covil da Klan para salvar o Inspetor William Henderson, Lois Lane e Perry White!

A trama da família Lee é, de forma geral, bem linear. Eles chegam a Metrópolis e logo são vítimas da Klan. O que faz essa história de Glen Luen Yang ser especial é o arco do Superman e as sutilezas que ele coloca na trama.

Nessa história vemos um Homem de Aço que tem poderes muito parecidos com o personagem da Era de Ouro dos quadrinhos – o que quer dizer que ele salta, é forte e corre rápido.

A pequena Roberta, depois de algumas interações com o Homem de Aço, percebe que ele está contendo seus poderes e que a realidade é que ele pode muito mais do que aparenta. Os motivos que fazem o maior herói de Metrópolis se conter fazem com que nós fiquemos ainda mais pensativos.

Além do arco do Azulão, é importante prestar atenção na história do jovem Chuck. O personagem é um grande fã do Superman, mas seu tio é um membro da Klan.

No decorrer da história vemos o garoto lutando com a mentalidade que aprendeu e frases que mostram um racismo menos óbvio (vestir um cobertor e queimar cruzes é bem óbvio né?) aparecem: “Mas é tão errado assim querer viver só com os seus?”. 

A história é cheia de pequenos atos que tem o poder de fazer os leitores mais atentos refletirem bastante..Desde o pai de Roberta até o Superman, todos têm suas marcas causadas pelo preconceito e todos veem isso refletido no comportamento que apresentam de alguma forma.

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru - O Ultimato (3)

Roberta mostra sua nova jaqueta, feita com a capa do Homem de Aço na HQ Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru é uma forma poderosa e simples de colocar o maior símbolo de liberdade dos quadrinhos contra o racismo.

Por mais que a história principal seja simples e óbvia, é nas entrelinhas que o autor faz mágica e nos dá uma nova interpretação do Homem de Aço (misturando diversas referências) ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre o racismo com as “micro agressões” que vemos diversos personagens praticarem no decorrer da história.

Obs. A HQ traz extras incríveis! Eles contam um pouco mais sobre a história do autor e dos problemas que ele enfrentou nos EUA por conta de sua etnia chinesa. Os extras ainda dão uma aula de história e mostram como o preconceito evolui ao longo do tempo.

Por último, eles ainda revelam detalhes interessantes sobre a evolução do Superman e revelam que o personagem já havia enfrentado a Klan no seu antigo programa de rádio nos anos 40. Esses são aqueles extras que realmente engrandecem a edição!

Confira nossa lista de Melhores HQ´s da DC Comics!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.

Compre Superman Esmaga a Klan clicando na capa abaixo! .

Superman Esmaga a Klan de Glen Luen Yang e Gurihiru - Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade