Ultimato do Bacon

Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi – O Ultimato

Em 10 de Ago de 2023 4 minutos de leitura

O maior supergrupo da DC Comics chega aos mangás nessa obra de 4 volumes lançada originalmente entre 2017 e 2019. Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi traz o Morcego de Gotham se aliando aos principais heróis da DC para enfrentar uma ameaça com ares sobrenaturais que reúne grandes antagonistas da editora como Coringa, Sinestro, Lex Luthor, Orm e outros!

O mangá Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi foi originalmente publicado na revista japonesa “Champion Red” e os 4 volumes foram lançados no Brasil pela Panini. Vale dizer que a história traz uma premissa simples e não pressupõe nenhum conhecimento prévio do leitor.

Comumente, no decorrer da narrativa, a autora faz recapitulações contando grandes passagens dos heróis que estão sendo abordados. Fica a sensação que é um material pensado para atrair um público japonês que talvez não conheça tanto os heróis da DC Comics. 

Dica para o leitor: Shiori Teshirogi é um nome conhecido dos leitores brasileiros mais atentos. A mangaká é a responsável pela obra Saint Seiya: Lost Canvas – considerada por muitos o melhor mangá da franquia. É para nos deixar no mínimo curiosos né?

Se você é fã do grupo da DC, confira nossa lista de Melhores HQs da Liga da Justiça

Gotham City ganha destaque no mangá Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi

A trama do mangá Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi

Rui Aramiya é um jovem japonês que está visitando Gotham em busca de seus pais que desapareceram após um acidente em uma usina. A história de Shiori Teshirogi estabelece desde o começo que Gotham é uma espécie de “inferno na Terra” com alta criminalidade e perigos diversos e constantes. A versão da cidade criada pela mangaká é tão extrema que o taxista que está levando Rui se recusa a cruzar a ponte que dá na cidade. E ele estava certo pois após atravessar Rui é imediatamente vítima de bandidos de alta periculosidade.

Esse assalto coloca Rui e o Cavaleiro das Trevas frente a frente e vemos que o jovem não é apenas um garoto procurando os pais – ele possui algumas habilidades de luta e tudo isso está diretamente ligado ao plot principal da obra. A grande violência que assola a perigosa Gotham está ligada a um novo plano do Coringa que envolve a Linha de Ley: basicamente uma fonte de poder inesgotável que ressurge e tem como epicentro a cidade do Homem-Morcego. O palhaço do crime está engarrafando essa energia que é capaz de liberar o lado mais primitivo das pessoas.

Depois de um primeiro confronto de Batman e Coringa, descobrimos que a busca do jovem Rui tem relação com esse perigo. Entra em cena o Homem de Aço que deixa claro que o Coringa não é o único buscando esse poder e Lex Luthor também quer o controle da Linha de Ley – que é basicamente capaz de recriar o mundo inteiro a partir do desejo de seu dono.

Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi (1)

Os principais heróis da DC aparecem em Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi

Tudo que citamos acima se passa no primeiro volume da história de Shiori Teshirogi. Podemos dizer que é aqui que a mangaká estabelece as diretrizes da sua narrativa – digo isso pois do volume dois em diante a história ganha um outro ritmo com mais ação e mais presença de outros heróis e vilões da DC. Temos ótimos confrontos como Aquaman x Orm e Lanterna Verde x Flash Reverso. Rui, o personagem novato da HQ, também é bem desenvolvido e sua relação com a tal Linha de Ley é bem explicada.

Vale dizer que a narrativa propõe um mergulho, mesmo que rápido, na história de cada personagem e parece que os vilões foram escolhidos justamente para gerar oportunidades para essas explicações. Vemos o Batman tendo que lidar com a morte de Robin, o Aquaman relembrando de sua história com Orm e até o Flash sabendo da morte de sua mãe nas mãos do Flash Reverso. Shiori Teshirogi realmente passeia pelos principais acontecimentos da vida desses heróis da DC.

É importante contextualizarmos o leitor e ressaltar que é uma história de apresentação para dosar as expectativas – o intuito é fazer a Liga funcionar em formato mangá e não criar uma história marcante e inovadora (ao menos é o que parece).

A narrativa funciona, temos cenas de ação empolgantes, a ameaça que se apresenta é interessante (justamente por “misturar” mais a cultura japonesa com a americana) e é isso. O famoso “feijão com arroz bem feito” que entrega algo divertido e funcional. Aliás, vale destacar que a autora consegue expressar o heroísmo de cada integrante da Liga ao mesmo tempo que deixa as personalidades de cada um aparecerem.

Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi (3)

A trindade da DC está presente no mangá Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi

Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi é um mangá interessante que se propõe a fazer uma aventura da maior equipe da DC Comics em um formato diferente. A trama é simples mas funciona e entrega uma história burocrática mas divertida e cheia de boas cenas de ação.

Para os leitores mais novos que nunca leram nada da DC Comics, é uma forma de apresentar bem a equipe. Para os leitores antigos, como é meu caso, é interessante ler para ver os heróis adaptados a um estilo diferente. Fica a sensação de que talvez mais volumes para desenvolver a história tivessem dado o espaço para que Shiori Teshirogi fizesse algo que fosse além do bom e funcional.

Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics e não deixe de conferir também nossa lista de Melhores Mangás Shounen

Avaliação: Bom!

Compre Batman e a Liga da Justiça de Shiori Teshirogi Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade