Ultimato do Bacon

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros

Em 9 de Mai de 2022 7 minutos de leitura
Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (3)

Se você é fã de mangás e animes, é muito provável que você já tenha se deparado com os famosos Shonen! Shonen são obras voltadas para o público masculino adolescente, que focam em um protagonista enfrentando adversidades, inimigos e desafios ao lado, na maioria das vezes, de seus amigos.

O gênero virou o mais popular do mangá, conquistou o mundo com obras marcantes e consegue agradar todos os públicos, apesar de sua origem!

Separamos nesta lista alguns mangás shonen essenciais para leitores brasileiros. Escolhemos obras que fizeram um enorme sucesso no país e que, provavelmente, você já teve algum contato!

Vamos lá?

Obs. Não é fã de obras shonen? Então confira nossa lista de ótimos mangás shoujo!

Índice

Dragon Ball de Akira Toriyama

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (1)

Não dá para abrir uma lista de mangás shonen Essenciais sem o inesquecível “Dragon Ball” de Akira Toriyama

A história criada por Akira Toriyama é um sucesso absoluto no Brasil. Publicada pela primeira vez em 1984, ela narra as aventuras do Sayajin Goku que defende a Terra contra as forças do mal.

Em sua primeira fase o mangá era mais cômico e a partir de sua fase Z (saga dos Sayajins) ele se torna um mangá de luta propriamente dito. As transformações dos personagens no mangá são muito celebradas pelos fãs e pela cultura pop como um todo.

O mangá original de “Dragon Ball” foi publicado no Brasil pela Conrad em 83 edições entre 2000 e 2003 divididos em “Dragon Ball” #1 – #32 e “Dragon Ball Z” #1 – #51 sendo a fase Z a continuação das 32 primeiras edições. Já a Panini Comics publicou o mangá entre 2012 e 2015 em 42 edições e também em uma versão mais luxuosa.

Quer mais obras deste autor? Confira nossa lista de Melhores Mangás de Akira Toriyama!

Naruto de Masashi Kishimoto

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (11)

Naruto é outro mangá shonen que é sucesso no Brasil e no mundo

A história de Naruto Uzumaki também não poderia ficar de fora da lista de mangás shonen essenciais para leitores brasileiros. A história, que é recheada de ação, narra as aventuras de um jovem ninja que sofre com o tratamento dado pelas pessoas porque possui dentro de si um demônio. O personagem sonha em ser o líder de sua vila – chamado Hokage. Excelentes combates e personagens secundários incríveis tornaram Naruto um sucesso absoluto!

Naruto de Masashi Kishimoto foi lançado no Brasil pela primeira vez pela Panini Comics entre 2007 e 2015 em 72 edições. Uma versão mais luxuosa também foi lançada entre 2015 e 2021 com o mesmo número de edições.

Os Cavaleiros do Zodíaco de Masami Kurumada

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (5)

Lista de Mangás Shonens essenciais para leitores brasileiros sem CDZ é golpe!

“Saint Seiya” ou “Os Cavaleiros do Zodíaco” é um dos mangás de maior sucesso no país. A história dos cavaleiros de Athena criada por Masami Kurumada foi publicada originalmente em 1985 no Japão.

A história narra as aventuras dos 5 cavaleiros de bronze que lutam para proteger a deusa Athena reencarnada de inimigos como Hades, Poseidon e o próprio Santuário que deveria defendê-la. Apesar de não apresentar uma qualidade elevada, ele abriu portas para os mangás no Brasil e caiu no gosto dos leitores (chegando a ser mais famoso aqui do que no próprio Japão!)

“Os Cavaleiros do Zodíaco” foi publicado no Brasil completo pela primeira vez através da Editora Conrad em 48 volumes nos anos 2000 e republicado pela própria editora no mesmo formato em 2004. Depois disso coube a JBC publicar o mangá em completo em 28 edições entre 2012 e 2014 e em 2016 a editora publicou a obra ainda em 22 edições no formato “Kanzenban” (luxuoso).

Saiba mais sobre os guerreiros de Athena neste guia de obras de Cavaleiros do Zodíaco!

One Piece de Eiichiro Oda

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (4)

As aventuras do “pirata que estica” estão entre as mais vendidas no mundo!

One Piece de Eiichiro Oda é um sucesso de vendas estrondoso. Luffy e sua tripulação são os protagonistas e eles exploram a “Grand Line” em busca de tesouros escondidos e do tesouro mais procurado do mundo – o “one piece”. O objetivo de Luffy é se tornar o próximo rei dos piratas! A gigantesca obra, que ainda está longe do fim, começou a ser publicada em 1997 e já possui mais de 100 números publicados no Brasil!

One Piece de Eiichiro Oda é publicado no Brasil pela Panini Comics em 2012 e uma versão 3 em 1 também começou a ser publicada pela editora e é ideal para novos leitores.Vale dizer que a série chegou a ser publicada no país pela Conrad em 2002.

Fullmetal Alchemist de Hiromu Arakawa

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (6)

A saga dos irmãos alquimistas é um shonen essencial para leitores brasileiros

Fullmetal Alchemist de Hiromu Arakawa não alcançou o sucesso dos primeiros 4 integrantes da nossa lista no Brasil, mas também conquistou uma legião de fãs que adoram as aventuras dos irmãos Alphonse e Edward Elric.

Os dois trafegam por um mundo recheado de magia e perigos e buscam se recuperar de uma grande estratégia do passado. As regras da magia nesse mundo e os personagens secundários – além da ótima trama – fazem desse mangá um dos mais complexos da nossa lista!

Publicado originalmente em 2002, Fullmetal Alchemist de Hiromu Arakawa chegou ao Brasil pela primeira vezl em 2007 pelas mãos da editora JBC. A versão recomendada para novos leitores é a lançada em 2016 que compila a obra em 27 números.

Demon Slayer de Koyoharu Gotouge

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (8)

Koyoharu Gotouge cria uma série que é um dos maiores sucessos recentes no mundo dos Shonens que não pode ficar de fora da nossa lista de Mangás Shonen Essenciais 

Demon Slayer de Koyoharu Gotouge é outro mangá shonen que tinha que estar na nossa lista! Um gentil vendedor de carvão vê sua vida se transformar quando sua família é assassinada por um demônio.

O garoto, após saber que sua irmã sobreviveu ao ataque mas também se tornou um demônio (ou Oni) com certa consciência humana, decide buscar uma cura para sua irmã e se tornar um caçador para impedir que outros passem pela mesma tragédia que ele! Prepare-se para batalhas incríveis!

Lançado originalmente em 2016, a obra chegou ao Brasil em 2020 pelas mãos da Panini Comics e possui 23 números com toda a série.

Ataque de Titãs de Hajime Isayama

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (2)

Monstros gigantes ameaçam o futuro da humanidade no mangá de Hajime Isayama  

Cheio de mistérios e reviravoltas, Ataque de Titãs de Hajime Isayama é outro sucesso recente que entra na nossa lista. A história acompanha uma trama que mostra a humanidade vivendo dentro de gigantescos muros e com medo dos temidos gigantes assassinos – os chamados titãs.

A obra tem personagens marcantes e vemos a jornada de guerreiros que buscam defender a humanidade ao mesmo tempo que tentam encontrar uma forma de deter os gigantes de uma vez por todas. Apesar de ter um final polêmico, a obra apresenta batalhas incríveis (e muito diferentes!) e mistérios magnéticos!

Publicado originalmente em 2010, a obra chegou ao Brasil em 2013 e tem 34 números que trazem toda a obra!

Yuyu Hakusho de Yoshihiro Togashi

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (10)

O mangá de Yoshihiro Togashi foi sucesso absoluto no Brasil e tem que estar na nossa lista de mangás shonens essenciais para leitores brasileiros!

Yuyu Hakusho de Yoshihiro Togashi fez muito sucesso como anime e como mangá no Brasil. A história acompanha o jovem valentão Yusuke Urameshi que, após um acidente, morre e precisa servir como caçador de almas penadas para não ir para o inferno.

A história, que começa com um clima de investigação sobrenatural, logo evolui e passa a apresentar torneios, lutas incríveis e personagens secundários muito marcantes!

Originalmente publicado em 1991, Yuyu Hakusho de Yoshihiro Togashi foi publicado pela JBC pela primeira vez em 2002. A editora já publicou o mangá nas versões meio-tanko (38edições) e tanko(19 edições).

My Hero Academia de Kohei Horikoshi

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (7)

Mangá Shonen com características de super-heróis? My Hero Academia é um sucesso!

Criado em 2014, My Hero Academia de Kohei Horikoshi é outro shonen que não poderia faltar na nossa lista! A história narra a jornada de Izuku Midoriya, um jovem que não tem super poderes em um mundo onde todos tem super poderes!

Após ajudar o principal herói do seu planeta, Izuku recebe alguns poderes e a chance de entrar na Escola para heróis em formação! Leve e cheio de boas batalhas e personagens marcantes, o mangá executa muito bem todos os clichês do gênero!

A obra chegou ao Brasil em 2016 pela JBC e já conta com mais de 30 números!

Rurouni Kenshin (Samurai X) de Nobuhiro Watsuki

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (9)

Um dos shonen de samurai mais cativantes de todos os tempos não poderia ficar de fora da nossa lista de Mangás Shonen Essenciais!

A história de Kenshin Himura, lançada originalmente em 1994, fez muito sucesso nas telinhas e nas bancas do Brasil. O mangá conta a história de um samurai incrivelmente habilidoso que, após muito guerrear, decide se “aposentar dos campos de batalha”.

Usando uma espada com lâmina invertida (sakabatou), ele é forçado a voltar a lutar pela segurança de seus amigos e do próprio Japão. A série está recheada de personagens marcantes e o próprio protagonista é inesquecível!  Boas batalhas, dramas e tramas intrigantes povoam as páginas dessa obra.

Em 2001 a JBC lançou a primeira versão da série, ainda chamada de “Samurai X” e em formato meio tanko (56 edições). Em 2012 a obra é relançada com o nome Rurouni Kenshin e em formato tanko (28 números).

Fã de mangás com espadachins? Confira nossa lista de Melhores Mangás de Samurai!

Slam Dunk de Takehiko Inoue

Conheça Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros (1a)

O shonen de basquete de Takehiko Inoue foi um grande sucesso no Japão e popularizou o esporte por lá!

“Slam Dunk” é um mangá do famoso Takehiko Inoue que foi lançado originalmente em 1990. A série acompanha o líder de gangue e brigão Hanamichi Sakuragi que, para impressionar a bela Hanamichi Sakuragi, entra para o time de basquete do ensino médio da escola Shohoku.

A partir desse ponto ele começa a aprender mais sobre esporte e trabalho em equipe. Saem as espadas e golpes e entram os aros e bolas de basquete nas verdadeiras batalhas desse mangá que merece estar na lista de mangás shonen!

“Slam Dunk” foi publicado na íntegra no Brasil entre 2005 e 2008 em 31 volumes pela Conrad e também foi republicado pela Panini Comics em versão mais luxuosa em 2016 ( 24 edições).

Quer saber mais sobre a história dos mangás no Brasil? Confira nosso bate papo com Cassius Medauar – responsável pela Conrad e por trazer os mangás de Dragon Ball e Cavaleiro dos Zodíaco para o Brasil:

Gostou da nossa lista de mangás shonen essenciais para leitores brasileiros mas ainda quer mais?

Confira nossa lista de melhores mangás publicados no Brasil!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade